TEORIA DOS JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Frederico Augusto de Almeida Kasper

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma atividade para o Ensino Médio que teve por base pressupostos
da Teoria dos Jogos, concebendo que tal teoria oferece instrumental para o desenvolvimento do
pensamento matemático por meio de um aprendizado ativo, e que incentive os alunos a se
tornarem protagonistas de seu próprio processo educacional. A pesquisa que resultou na
atividade teve como fonte material bibliográfico incluindo documentos oficiais. Utilizamos a
Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau (1996), como referencial metodológico para
elaborar e analisar a sequência didática, procurando pautar sua construção, na seleção de temas
atuais, de interesse público geral e próximo à realidade da vida cotidiana. A investigação
forneceu parâmetros do como, pela Teoria dos Jogos, conceber atividades didáticas adequadas
às necessidades educativas atuais, sobretudo no que diz respeito a tornar o ensino da
Matemática mais interessante e de modo a favorecer a participação dos estudantes,
desenvolvendo a imaginação, a investigação e o prazer em aprender.


Palavras-chave


Jogos de estratégia; Teoria dos Jogos; Teoria das Situações Didáticas; Ensino Médio; Sequência Didática

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ensino da Matemática em Debate. ISSN ISSN 2358-4122

Indexadores:

    

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional