Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática <br> Curriculum, interdisciplinary and contextualization in Mathematics

Autores

  • FERNANDA PEREIRA SANTOS IF Baiano
  • CELIA MARIA FERNANDES NUNES UFOP
  • MARGER DA CONCEIÇÃO VENTURA VIANA UFOP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p157-181

Palavras-chave:

Ensino médio, ensino integrado, ensino técnico.

Resumo

Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

FERNANDA PEREIRA SANTOS, IF Baiano

educação matematica

Referências

BARBOSA, A, J. C. A "contextualização" e a Modelagem na educação matemática do ensino médio. Encontro Nacional de Educação Matemática, 8., 2004, Recife. Anais. Recife: SBEM, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

_____. Parecer CNE nº 15/98, aprovado em 1ºde junho de 1998. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília, 1998.

_____. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. MEC, SEMTEC. Brasília, 1999.

_____. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC, 2002.

_____. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento base. MEC, SETEC. Brasília, Dezembro de 2007.

_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio: em debate. MEC, SETEC. IN: http://portal.mec.gov.br. Acesso em 21 de fevereiro de 2011.

COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 2006.

CORDIOLLI, Marcos. A relação entre disciplinas em sala de aula. Curitiba: A casa de Asterion, 2002.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade e a proposta de uma nova universidade. Disponível em: <http://vello.sites.uol.com.br/meta.htm>. Acesso em: 09 de janeiro de 2012.

DOLL JR, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Tradução de: Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, pp. 17-28, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. CIAVATTA, Maria. RAMOS, Marise. A Política de Educação Profissional No Governo Lula: Um Percurso Histórico Controvertido. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - Out. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a17.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2012.

GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. PIRES, Célia Maria Carolino. Educação Matemática na Educação Profissional de Nível Médio: análise sobre possibilidades de abordagens interdisciplinares. Bolema, Rio Claro (SP), v. 28, n. 48, p. 230-254, abr. 2014.

NICOLESCU, Basarab. A Evolução Transdisciplinar a Universidade Condição para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret/bulletin/b12/b12c8por.htm>. Acesso em: 12 de maio de 2011.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). RAMOS, Marise (Org.). CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, pp. 106-127, 2005.

SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de: Ernani F. da F. Rosa. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

_____. Currículo – Um Grande Desafio Para o Professor. Revista de Educação, nº 16, pp. 35-38. São Paulo, 2003.

VEIGA, Luis Augusto Koenig. ZANETTI, Maria Aparecida Z. FAGGION, Pedro Luis. Fundamentos de Topografia. Curitiba - IFPR: 2007. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2012.

VIANA, M. C. V. Perfeccionamiento del currículo para la formación de profesores de Matemática en la UFOP. Tese (Doctorado en Ciencias Pedagógicas). Instituto Central de Ciências Pedagógicas. La Habana, Cuba: 2002, ICCP.

YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani (Org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

SANTOS, F. P.; NUNES, C. M. F.; VIANA, M. D. C. V. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática &lt;br&gt; Curriculum, interdisciplinary and contextualization in Mathematics. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 157–181, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p157-181. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática