Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

SÃO DEVERES DOS/AS AVALIADORES/AS:

  • Informar imediatamente a Editoria da revista Educação Matemática pesquisa, caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Abster-se de avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou ligações concorrenciais, colaborativas ou outras, com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições relacionadas a eles, informando imediatamente a Editoria da Revista Educação Matemática pesquisa, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Estruturar seus pareceres de forma objetiva e construtiva, com observações redigidas de forma clara e cortês, e com base em argumentos científicos que as sustentem, de modo a que os/as autores/as possam utilizá-los para melhorar o seu artigo.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores tais como raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente a Editoria Revista Educação Matemática pesquisa, caso detectem qualquer violação de ética de publicação por parte dos/as autores/as do trabalho sob sua avaliação, incluindo casos de suspeita plágio, publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações).

SÃO DEVERES DOS/AS EDITORES/AS:

  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos artigos submetidos à Revista Educação Matemática pesquisa seja anônimo (double-blind peer review), justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles, incluindo as identidades dos/as autores/as e dos/as avaliadores/as, permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os artigos e revisões de pesquisa sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de interesses concorrentes, respeitando os pedidos dos autores de que um indivíduo não seja revisor de sua submissão, se estes forem bem fundamentados e praticáveis.
  • Solicitar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis falhas de pesquisa e publicação, incluindo design de pesquisa não ético, detalhes insuficientes sobre o consentimento do paciente ou a proteção de assuntos de pesquisa e manipulação e apresentação inadequada de dados, plágio e publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações).
  • Exigir que os revisores divulguem quaisquer potenciais conflitos de interesse resultantes de relações ou ligações concorrenciais, colaborativas ou outras, com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições relacionadas a eles antes de aceitar ou revisar uma submissão, garantir que os leitores sejam informados sobre eles, bem como corrigir a publicação caso os interesses em conflito sejam revelados após a publicação.
  • Manter sistemas para detectar texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um documento para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância do estudo para o escopo da Revista Educação Matemática pesquisa. Procurar garantias de que todas as pesquisas foram aprovadas por um comitê de ética em pesquisa apropriado.
  • Garantir que os autores tenham um mecanismo de apelação contra decisões editoriais e estar sempre disposto a publicar correções, esclarecimentos, retrações e desculpas, quando necessário e a justificar qualquer desvio importante dos processos de avaliação descritos.
  • Publicar e revisar regularmente as instruções para os autores e para os revisores e fornecer detalhes de como lidam com casos de suspeita de má conduta, tais como os fluxogramas COPE.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que este seja de alto padrão, bem como que a base de revisores reflita a comunidade da Revista Educação Matemática pesquisa. Deixar de usar revisores que produzam consistentemente revisões descorteses, de baixa qualidade ou tardias. Adicionar novos revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes (não apenas contatos pessoais) para identificar novos revisores potenciais, tais como sugestões de autores e bancos de dados bibliográficos.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE:
  1. Não simplesmente rejeitar documentos que suscitem preocupações sobre possíveis faltas de conduta.
  2. Solicitar uma resposta dos suspeitos de má conduta. Se a resposta não for satisfatória, solicitar aos empregadores dos autores, às instituições onde a pesquisa foi realizada, aos órgãos financiadores dela ou a um organismo apropriado a abertura de investigação.
  3. Fazer todos os esforços razoáveis para assegurar que seja conduzida uma investigação adequada sobre a alegada má conduta.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na Revista Educação Matemática pesquisa e defender a liberdade de expressão, bem como impedir que interesses comerciais comprometam os padrões éticos da Revista Educação Matemática pesquisa.

Implementado em .22 de abril de 2020.

 


PROCEDIMENTOS PARA LIDAR COM SUSPEITAS DE MÁ CONDUTA
Para detectar possíveis plágios, todos os manuscritos submetidos à revista serão analisados por softwares anti-plágio, como CopySpider© e Plagiarism© etc. Se houver suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação será interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.
Má conduta e comportamento antiético tais como plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido a rigor ético) podem ser identificados e trazidos à atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.
Quem quer que informe o editor ou editor de tal conduta deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.
No caso de detecção ou suspeita antes ou depois da publicação do manuscrito, os editores da Revista Educação Matemática Pesquisa tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), disponíveis em: https://publicationethics.org/files/Full set of English flowcharts_9Nov2016.pdf.
Caso seja comprovado o plágio, redundância, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos em qualquer artigo publicado, a Revista Educação Matemática Pesquisa está isenta de qualquer responsabilidade e os autores estarão sujeitos a todas as penalidades legais previstas em lei e ônus das irregularidades cometidas por eles.
No caso de detecção de má conduta, dependendo do tipo e da gravidade do caso, os autores poderão sofrer uma ou mais das seguintes penalidades:
1) Ser formalmente esclarecido sobre eventuais mal-entendidos que incorreram em desvios de conduta.
2) Ser mencionado em um aviso formal ou editorial da revista detalhando a má conduta.
3) Ter o caso formalmente relatado para a chefia ou agência de financiamento do autor má conduta.
4) Ser impedido de submeter novos manuscritos à revista.
5) Ter o caso formalmente relatado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.
  • POLÍTICAS DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS

    A revista Educação Matemática pesquisa segue uma política de incentivo ao compartilhamento de dados de pesquisa, de forma que isso não viole a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.

    Por que compartilhar dados?

    Os dados são um resultado chave da atividade de pesquisa e, portanto, todos os dados usados num artigo devem ser devidamente citados, tal como são citados artigos de periódicos científicos, figuras ou trabalhos apresentados em conferências, mesmo que de sua própria autoria.

    Há uma tendência mundial em que cada vez mais agências de financiamento estão fazendo do compartilhamento de dados das pesquisas um requisito. Também está se tornando cada vez mais comum que algumas áreas de conhecimento disponibilizem publicamente os dados de suas pesquisas, garantindo transparência e reprodutibilidade.

    Existem vários benefícios no compartilhamento de dados:

    • O compartilhamento de dados melhora publicamente a robustez do processo de pesquisa, apoiando a validação, a transparência da pesquisa e a replicação e verificação dos resultados. Isto pode, por sua vez, fazer avançar a descoberta e o conhecimento científicos.
    • O compartilhamento de dados facilita a colaboração e pode levar a sua reutilização, com maiores oportunidades de serem realizadas meta-análises e extração de novos resultados.
    • O depósito de dados em um repositório que produz um identificador permanente, como um Digital Object Identifier (DOI), permite que os autores citem o conjunto de dados, permitindo que os pesquisadores recebam o devido crédito por seu trabalho.
    • O depósito de dados proporciona a preservação deles a longo prazo.
    • O depósito de dados ajuda a rastrear o impacto e a reutilização de conjuntos de dados.
    • O depósito de dados facilita que os leitores compreendam melhor o trabalho.
    • A disponibilidade pública de dados de pesquisa auxilia a tradução da pesquisa em prática.
    • A disponibilidade pública de dados aumenta a possiblidade do trabalho ser descoberto.

    Repositórios de dados

    Onde devo depositar dados?

    Um repositório de dados é um espaço de armazenamento para os pesquisadores depositarem conjuntos de dados associados à sua pesquisa. Autores que queiram cumprir uma política de compartilhamento de dados em diário, precisarão identificar repositórios adequados para seus dados.

    NOTA: Lembrar sempre que o compartilhamento de dados deve ser sempre feito de forma a não violar a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.

    Encorajamos os autores a selecionar um repositório de dados que emita um identificador persistente, preferencialmente um Digital Object Identifier (DOI), e tenha estabelecido um plano robusto de preservação para garantir que os dados sejam preservados permanentemente. Além disso, A revista Educação Matemática pesquisa  apoia a Declaração Conjunta de Princípios de Citação da Force 11, a qual recomenda que as citações de dados sejam compreensíveis por seres humanos e, ao mesmo tempo, legíveis e processáveis automaticamente por computadores.

    Sempre que possível, recomendamos também depositar os dados em um repositório relevante para sua área de conhecimento e que seja acreditado pela sua comunidade. Os sites FAIRsharing e re3data.org podem ser usados para procurar um repositório de dados certificado e adequado.

    Note-se que há muito poucos repositórios para a área de Pesquisa em Ensino e nenhum deles é certificado pelo site re3data.org nem é considerado suportar um padrão de depósito.

    Em não havendo repositório específico para nossa área, repositórios generalistas como os seguintes podem ser considerados, embora nem todos ofereçam garantia de que os dados serão preservados permanentemente:

    Políticas de compartilhamento de dados

    Nossas políticas basicamente incentivam os autores a:

    • depositar seus dados de pesquisa em um repositório que emita um identificador persistente, de preferência um Digital Object Identifier (DOI),
    • incluir no texto uma Declaração de Disponibilidade de Dados, explicando onde e como outras pessoas podem acessar e utilizar esses dados, e
    • citar essa disponibilização dos dados no texto do artigo e na lista de referências.

    A revista Educação Matemática pesquisa oferece as seguintes políticas padronizadas de compartilhamento de dados em nossos periódicos:

    • Não aplicável: Caso se trate de um trabalho teórico em que não tenha havido nenhuma criação ou análise de dados.
    • Disponibilização mediante solicitação razoável: Os autores concordam em disponibilizar seus dados mediante solicitação razoável de um leitor. Cabe aos autores determinar se uma solicitação é razoável ou não.
    • Disponíveis: Os autores disponibilizam os dados como ‘arquivos suplementares’ no momento da submissão do artigo.
    • Disponíveis publicamente: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, mas sem poderem ser reutilizados, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND.
    • Dados abertos: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, sob uma licença que permita a reutilização por qualquer terceiro para fins lícitos, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC. Os dados devem ser facilmente encontráveis e totalmente acessíveis.
    • Aberto de acordo com o padrão FAIR (Disponível, acessível, interoperável e reutilizável): Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, sob uma licença que permita a reutilização por qualquer terceiro para fins lícitos. Além disso, os dados devem estar formatados de forma a atender aos 11 princípios FAIR, conforme estabelecido na área de assunto relevante.

    Declaração de Disponibilidade de Dados

    Ao enviar seu artigo para A revista Educação Matemática pesquisa, será solicitado que o texto contenha uma Declaração de Disponibilidade de Dados.

    Uma declaração de disponibilidade de dados é crucial para sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) os dados podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) ao conjunto de dados.

    A tabela abaixo contém modelos a serem usados, de acordo com a licença de compartilhamento adotada.

    Obs.: Como uma declaração de disponibilidade de dados pode revelar sua identidade, o editor se encarregará de removê-la do texto principal antes de enviá-lo para os avaliadores.

    Declaração

    O compartilhamento de dados não é aplicável a este artigo, pois nenhum dado novo foi criado ou analisado neste estudo.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo serão disponibilizados pelo autor correspondente, [iniciais do nome correspondente], mediante solicitação razoável.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis como ‘arquivos suplementares’ no site da revista Educação Matemática pesquisa.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis apenas para consulta em [nome do site] através do link [listar recursos e URLs], mas não podem ser reutilizados.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi]. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso]

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi] em formato que permite ser lido e processado automaticamente por computador. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso]

    Data: 22 de abril de 2020

     

  • Diretrizes para Autores

    NORMAS PARA SUBMISSÃO Revista Educação Matemática Pesquisa (Qualis A1 – CAPES)

    1. Regras de submissão

    Os pesquisadores interessados em contribuir com publicação inédita nesta revista deverão preparar o texto e enviá-lo segundo as regras que se seguem:

    1. a) Os artigos a serem submetidos podem ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês e devem estar em conformidade com as normas e o template da revista:

     https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/2691

    1. b) A partir de 2023, os artigos escritos em português, espanhol e francês aceitos, deverão apresentar obrigatoriamente, além da versão original revisada, uma versão traduzida em inglês.
    2. c) Cada autor pode publicar APENAS UM ÚNICO ARTIGO POR ANO no fluxo contínuo, um no número temático e um em um eventual número especial.
    3. d) Pelo menos um dos autores do artigo DEVE TER O TÍTULO DE DOUTOR em Educação Matemática ou áreas afins.
    4. e) A revista Educação Matemática Pesquisa publica trabalhos em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa. A revista não cobra taxas de processamento de artigos (APC), nem taxas de submissão. Porém, todos os artigos aceitos terão de apresentar a versão original revisada, necessariamente feita pela equipe externa de tradutores/revisores já credenciada pela revista (cf. a lista abaixo), cujo custo ficará a cargo dos autores. Os valores cobrados por lauda (cerca de 2.500 caracteres com os espaços) devem ser consultados diretamente com cada revisor e/ou tradutor. O nome do revisor ou tradutor do artigo deve estar indicado no final do artigo.

    Lista de revisores que oferecem descontos para sócios da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática)

    Português

    Camila Campos

    camilacampos.revisora@gmail.com

    Eleonora Dantas

    noradantas@yahoo.com.br

    Leda Farah

    leda.farah@terra.com.br , farahledamaria@gmail.com

    Márcia Mariano

    marcia.mariano.pina@gmail.com 

    Maria Isabel de Castro Lima

    baulima@gmail.com

    Vera Bonilho

    verabonilha@yahoo.com.br , verah.bonilha@gmail.com 

    Andréa de Freitas Ianni

    andreaianni1@gmail.com

    Drª Noili Demaman

    noili@textualassessoria.com.br  Whatsapp:  (51) 991462500

    Inglês

    Drª Noili Demaman

    noili@textualassessoria.com.br  Whatsapp:  (51) 991462500

    Denise Negrão Rossi Piva

    denisenrpiva@terra.com.br 

    Leonardo Spanghero

    leospanghero26@gmail.com

    Maria Isabel de Castro Lima

    baulima@gmail.com

    Espanhol

    Drª Noili Demaman

    noili@textualassessoria.com.br  Whatsapp:  (51) 991462500

    Leonardo Spanghero

    leospanghero26@gmail.com

    Maria Isabel de Castro Lima

    baulima@gmail.com 

    Francês

    Drª Noili Demaman

    noili@textualassessoria.com.br  Whatsapp:  (51) 991462500

    Saddo Ag Almouloud

    saddoag@gmail.com

    1. f) A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas.
    2. g) Os originais devem ser enviados sem os nomes dos autores- ou qualquer outra forma de identificação - e sem numeração de páginas, conforme o template da revista, em documento salvo no formato .docx.
    3. h) Os trabalhos devem ser submetidos através do site da revista Educação Matemática Pesquisa, no URL: http://revistas.pucsp.br/emp/login Os dados de identificação do autor ou autores devem ser digitados nos campos apropriados da submissão, incluindo nome completo, nome e endereço da instituição (incluindo cidade, estado e país), diploma acadêmico mais alto e ORCID. O ID ORCID dos autores pode ser pesquisado ou gerado facilmente na página http://orcid.org/. Caso algum autor ainda não tenha seu ORCID ID, ele pode ser criado acessando esta página. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculaspara títulos de artigos, palavras-chave, nomes de pessoas ou instituições etc.
    4. i) Formatação: serão enviados para avaliação apenas artigos propostos no template disponível no menu da revista.
    5. k) A autoria do artigo submetido deve ser limitada exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução ou a interpretação do estudo relatado (vide o Código de Conduta e Boas Práticas na Publicação, abaixo). Outras pessoas que tenham participado apenas em certos aspectos do projeto de investigação devem ser reconhecidas no texto apenas como colaboradores. A contribuição de cada autor deve ser indicada em uma nota no final do texto (vide a seção Declaração de Contribuição de Autoria abaixo).
    6. APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
    7. a) Desde maio de 2020, a revista Educação Matemática Pesquisa adota as normas da APA (American Psychological Association), 7ª edição do seu Manual de Publicação (outubro de 2019) que substitui a 6ª edição publicada em 2009. Acesse template disponível no menu “template” da página da revista.

    Na primeira página do corpo de trabalho, é necessário indicar mais uma vez o título do documento em negrito, em minúsculo e centrado. Será imediatamente seguida pela introdução, que não deverá ter título. Em relação ao texto, deve estar justificado. A interlinha deve ser 1,5; a primeira linha de cada parágrafo deve ser de 1,25 cm recuado. Margens superior e    inferior, da direita e da esquerda devem ter 2,50 cm.

    Os trabalhos enviados devem ser salvos em arquivo Windows Word ou RTF, com o corpo do texto em Times New Roman 12, com espaçamento entrelinhas 1,5. A formatação do texto segue as normas técnicas da APA (American Psychological Association), 7ª edição do seu Manual de Publicação (outubro de 2019) que substitui a 6ª edição publicada em 2009, para das referências. O texto do artigo deverá ter de 5.000 a 12.000 palavras.

    A apresentação deverá conter: Título em português, inglês, espanhol e francês, em fonte normal, Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento SIMPLES entre linhas e centralizado, espaçamento antes e depois do título com 12 pts. As iniciais das palavras do título devem ser escritas com letras maiúsculas (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), tanto antes quanto após os dois pontos (:) (subtítulo). Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas. O número de caracteres, SEM OS ESPAÇOS, do título na língua original do artigo, NÃO DEVE ULTRAPASSAR 20 palavras.

    Nome(s) do(s) Autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e centralizado. Utilizar letras maiúsculas/minúsculas. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas. Separar do título por um espaço simples entre linhas,  Times New Roman 12. Embaixo do nome do autor, deve-se colocar a instituição onde trabalha e a titulação de maior grau.

    O nome de cada autor deverá ser colocado conforme exemplo, abaixo do título:

    Maria José Ferreira da Silva

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Doutorado em Educação Matemática

    https://orcid.org/0000-0002-1249-8091 .

     

    Na nota de rodapé indicar o endereço de e-mail. Estes dados dos autores devem ser incluídos após o aceite de publicação, na versão final.

    Resumo (centralizado -Espaçamento antes e depois com 12pts, em português, inglês, espanhol e francês)

    O resumo deve ser escrito em Times New Roman 12, interlinhas 1,5, normal, sem negrito. O resumo deve ser apresentado em um único parágrafo, com alinhamento justificado e, no máximo, 250 palavras. O resumo não deve trazer referências no seu corpo. Devem constar o objetivo da pesquisa, participantes, questão de pesquisa, referencial teórico, metodologia, principais resultados e conclusões. Se for reflexão teórica, deve trazer claramente os objetivos e as articulações previstas no trabalho. Em uma nova linha recuada de 1,25 cm, é necessário indicar "Palavras-chave:" em itálico e negrito. Na mesma linha, tem que listar até cinco palavras-chave (sem itálico), a primeira letra em maiúscula, em fonte Times New Roman 12 pts, separadas por vírgulas. Estas são as palavras, abreviaturas e siglas que permitem que o trabalho seja referenciado.

    Todos os subtítulos com a mesma formatação e sem numeração (alinhamento centralizado, primeira letra em maiúscula, times new roman 12 pt, negrito, interlinhas simples. Espaçamento antes e depois com 12pts)

    Desenvolver o texto organizado em seções, todas com a mesma formatação. Utilizar, quando necessário, destaques em negrito.

    Figuras e tabelas

    Segundo a norma APA, só há tabelas e figuras. As tabelas são valores numéricos ou texto exibidos em linhas e colunas. A figura é qualquer tipo de ilustração que não seja uma tabela: gráficos, fotografias, desenhos, diagramas, fluxogramas, mapas, organogramas, entre outros.

    Tabelas: As tabelas devem estar de acordo com o padrão APA, com uma legenda acima dela, contendo a palavra 'Tabela' (com letra inicial maiúscula) seguida de um número (a partir de 1, em ordem numérica) e um ponto; na linha seguinte, o título da tabela (em itálico) e a fonte, caso necessário. 12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, espaçamento depois de 3 pts.

    Tabela 1.

    Visão geral do resultado para resolução do problema (Silva, 2005, p. 60)

    Modelagem/escrita algébrica

    Resolução

    Interpretação

    Certo

    Errado

    Certo

    Errado

    Certo

    Errado

    13

    1

    9

    5

    9

    5

     

    Tabela 2.

    Título da tabela (12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, depois de 3 pts)

    2º EIXO

    Geometria

    Competências

    Descritores/Habilidades

    C4 – Reconhecer as representações de figuras geométricas

    D4.1 – Identificar figuras geométricas planas.

    D4.2 – Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais.

     

    Figuras: As figuras devem estar de acordo com o padrão APA, com uma legenda acima dela, contendo a palavra 'Figura' (com letra inicial maiúscula) (com letra inicial  maiúscula) seguida de um número (a partir de 1, em ordem numérica) e um ponto; na linha seguinte, o título da figura (em itálico). 12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, espaçamento depois de 3 pts). As figuras devem ser nítidas e com contraste e resolução satisfatórios (acima de 300 dpi). Imagens coloridas são publicadas na versão eletrônica da revista.

    Figura 1.

    Questão 5 teste 2011 (Moura, 1991, p. 50) 12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, depois de 3 pts

     

     

    Nunca termine uma seção com figuras ou tabelas. Procure continuar com o texto de forma a estabelecer uma ligação com o item/seção seguinte.

    Citações e referências segundo as normas da APA (2019)

    As normas da APA são usadas, de forma geral, em citações, referências, figuras e tabelas.

    A citação é quando o autor do texto acadêmico usa as ideias de outros autores para salientar aquilo que está dizendo dentro do seu conteúdo. Elas devem ser feitas sempre que o autor quiser enfatizar algo, usando conceitos e termos que não são seus. Para isso, é preciso seguir uma série de regras pré-estabelecidas nas normas APA. Elas são formadas pelo sobrenome do autor citado, a data de publicação da obra e as páginas de onde a frase original foi retirada. No final do trabalho acadêmico, a obra em questão deve ser referenciada, seguindo,  também, uma série de regras.

    Confira a seguir como fazer citações usando as normas APA.

    Citações diretas (livros, artigos e trabalhos acadêmicos)

    São as frases originais da obra do autor de base. Devem conter o último sobrenome do autor, bem como a data de publicação. Caso ela tenha menos de 40 palavras, a frase deve ser incorporada ao texto principal entre aspas. As que ultrapassarem essa quantidade devem ser escritas em formato de novo bloco, com recuo de 1,25 cm, tamanho e fonte iguais às do texto e espaçamento simples (parágrafo antes e depois de 12 pts). Nas referências não se usa mais o local da edição.

    Exemplo citação direta com menos de 40 palavras

    Perrenoud (1999, p. 66) afirma que essa “proximidade provoca a constante tentação de ajudar o aluno a ser bem-sucedido, quando se trata de aprender”.

    Exemplo citação direta com mais de 40 palavras

    Um processo de avaliação requer um planejamento, em que se deve identificar o que pretende-se atingir (os objetivos de aprendizagem), concebe o processo de chegar até lá (os métodos, meios e materiais) e finalmente, a maneira de saber se conseguiu, ou não, o pretendido (tipos e instrumentos de avaliação). (Campos et al., 2003, pp. 119-120)

    Citação direta de material da internet

    No caso das citações de conteúdo da web, é preciso informar tanto o nome do autor, quanto o ano de publicação e o número de páginas entre parênteses. No caso dos materiais que não tiverem paginação, deve-se usar o número do parágrafo ou nome de cabeçalho ou de seção.

    Exemplo de citação

    Para pessoas com osteoartrite, “articulações dolorosas devem ser movidas diariamente por uma ampla gama de movimentos para manter a flexibilidade e diminuir a deterioração da cartilagem” (Gecht-Silver & Duncombe, 2015, seção Osteoartrite).

    Nas referências, no entanto, as entradas devem ser feitas pelo site e não pelo parágrafo  ou seção. Também as referências URL não precisam mais ser precedidas da expressão: “Disponível em:”, a não ser que seja necessária uma data de recuperação. Ainda nas referências, os códigos Digital Object Identified (DOI), aparecem em forma de URL.

    Referências (12 pts – negrito, com espaçamento antes e depois de 12 pts)

    As referências (normas APA) devem ser listadas por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores e, a seguir, por ordem cronológica (no caso de um mesmo autor ter mais de uma obra). Em cada referência, a primeira linha não tem recuo e as demais um avanço  para a direita de 1,27 cm. Digitar cada referência em letra Times New Roman, espaço simples,  tamanho 12, com um espaço de parágrafo de 6 pts antes e 6 pts depois, alinhamento justificado.

    Referência a artigos em periódicos científicos devem ter a seguinte ordem:

    (6 pts antes) Sobrenome(s) do(s) autor(es), e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) (avanço   à direita de 1,25 cm) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por & (data da publicação entre parênteses). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume em itálico(número), página  inicial-página final. (6 pts depois)

    Exemplos artigo em uma revista impressa:

    Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7(2), 33-115.

    Parzsyz, B. (2001). Articulation et déduction dans une démarche géométrique em PE1. In Actes du 28eme colloque COPIREM (tours) (pp. 99-110), Ed. Université d’Orléans.

    Referência a um livro integral (não organizado) deve ter a seguinte ordem:

    Sobrenome(s) do(s) autor(es), e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por & (data da publicação entre parênteses). Título do livro em itálico. Editora.

    Exemplo:

    Almouloud, S. (2007). Fundamentos da Didática da Matemática. Editora da Universidade Federal de Paraná.

    Cochran-Smith, M., & Lytle, S. L. (2009). Inquiry as Stance: Practitioner Research for the next Generation.

    Referência a capítulo de livro impresso deve obedecer a seguinte ordem:

    Sobrenome(s) do(s) autor(es) do capítulo, e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por & (data da publicação entre parênteses). Título do capítulo (sem itálico), In nome dos editores ou organizadores do livro, começando pelas iniciais do(s) nome(s) e, a seguir, o sobrenome completo de cada um. Título do livro em itálico    (p. página inicial-final do capítulo). Editora.

    Exemplos:

    Bessot, A. (2009). L´ingénierie didactique au coeur de la théorie des situations. In Margolinas et al. (org.), En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. (pp. 29-56). La Pensée Sauvage, v. 1.

    Jaworski, B. (2011). Situating Mathematics Teacher Education in a Global Context. In N. Bednarz, D. Fiorentini & R. Huang (eds.), International Approaches to Professional Development for Mathematics Teachers: Explorations of innovative approaches to the  professional development of math teachers from around the world (pp. 2-50). University of Ottawa Press.

    Jiménez Espinosa, A., & Fiorentini, D. (2005). (Re)significação e reciprocidade de saberes e práticas no encontro de professores de matemática da escola e da universidade. In D. Fiorentini & A. M. Nacarato (orgs.), Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática (pp. 152-174). Musa Editora.

    Referências a publicações disponíveis na Internet (on-line):

    Se a publicação é de um periódico científico on-line, o formato é o mesmo de um artigo  científico, acrescentando, ao final, o URL ou o DOI.

    Exemplo de revista online:

    Almouloud, S. Silva, C. V. (2020). A utilização de mapas conceituais em uma investigação acerca da prática docente. Revista Educação Matemática Pesquisa, 22(1), p. 22-42. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p022-042

    Barbosa, G.S., & Magina, S.M.P. (2011). Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetiké, 22(41), p. 9-30. https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/issue/view/298

     

    Exemplo de capítulo de livro on-line:

    Tremblay, M. (2017). Le système électoral et les comportements électorux. In R. Pelletier e M. Tremblay (dir.), Le parlementarisme canadien (p. 123-152). https://books- scholarsportal-info.uml.idm.oclc.org/en/2017-10-25/1/9782763732

    Se a publicação (trabalho publicado em anais de evento, dissertação ou tese, por exemplo) foi obtida a partir de um site ou portal, é necessário informar o site. Por exemplo:

    Fiorentini, D. (2002). Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-17). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação. http://25reuniao.anped.org.br/encomendados/mapeamentobalancogt19.doc.

    As referências a monografias (TCC), dissertações e teses devem seguir a seguinte ordem: Sobrenome do autor, iniciais do nome do autor, seguidas de ponto, (data da publicação entre parênteses). Título do trabalho em itálico. (TCC ou dissertação de mestrado ou tese de doutorado em Educação ou Ensino ou... Instituição). URL

    Exemplo:

    Silva, M. J. F. da. (2005). Investigando saberes de professores do Ensino Fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série [Tese de doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10923.

    Azevedo, S. A. A. O desafio de argumentar nas aulas de Matemática: uma investigação com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/22665

    Para citar duas ou mais referências de um mesmo autor com várias datas de publicação, é necessário repetir a indicação, sem fazer uso de travessão seguido de ponto.   Exemplo:

    Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Martins Fontes. Vygotsky, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes.

    Citação com três ou mais autores

    Desde a primeira citação escrever apenas o nome do primeiro autor com ano de publicação e “et al.”.

    Exemplo de citação:

    No Texto: Herrison et al. (2016) ou (Herrison et al., 2006)

    Nas Referências: Herrison, J.J., Cerri, H., Stremick, C.A., Martinuzzi, R., Turner, R.J. (2006).

    Citação com vários autores corroborando de uma mesma ideia

    Em muitos casos, o redator pode optar por usar vários autores que sigam uma mesma ideia. Aqui, é preciso colocar o sobrenome do autor e ano de cada obra citada, separados por ponto e vírgula e dentro de parênteses. A ordem deve ser a mesma das referências, ordem alfabética.

    Já nas referências é permitido dar entrada em até 20 nomes de autores antes de incluir reticências (três pontinhos). Anteriormente as reticências eram aplicadas a partir do 7º nome de autor.

    Exemplo no texto 1:

    Atualmente, percebe-se que o crescimento de casos de distúrbios como depressão e ansiedade, também gerou um aumento na procura de medicamentos para o tratamento desses problemas, sem a prescrição médica adequada (Almeida, 2015; Gomes, Pereira, & Alves, 2016;  Silva, 2016).

    Exemplo no texto 2:

    Pode-se afirmar que o aumento dos casos de depressão se deve, principalmente, ao fato  da falta de debate sobre o assunto entre a população, visto que Almeida e Gomes (2016), Pereira  (2015) e Silva (2017) têm apontado que não existem campanhas do estado suficientes.

    Citação com autores com mesmo sobrenome

    É muito comum, também, que muitos autores tenham o mesmo sobrenome. Segundo as normas da APA, para organizar essas citações, é preciso colocar as iniciais do autor consultado antes do sobrenome e seguido do ano de publicação da obra. Pode-se colocar a informação tanto dentro quanto fora de parêntesis.

    Exemplo na citação:

    1. C. Silva (2005) ou (E. C. Silva, 2005)
    2. G. Silva e Almeida (2008) ou (A. G. Silva & Almeida, 2008)

    Para citar legislação, considere, o exemplo:

    Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. (1968). Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.

    Para citar uma instituição governamental como autora, considere, os exemplos:

    Ministério da Educação (MEC). (2002). Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília.

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2010). APCN – 2010. Aplicativo para Propostas de Cursos Novos. CAPES: Brasília.

    • Declarações de Contribuições de Autoria:A contribuição de cada autor para o desenvolvimento do estudo deve ser indicada em uma nota de um parágrafo no final do texto. (Ver template disponível no ambiente da revista)
    • Declaração de Disponibilidade de Dados:Uma declaração de disponibilidade de dados deve ser indicada em uma nota de um parágrafo no final do texto para sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) para o conjunto de dados. Consulte os modelos da Declaração de Disponibilidade de Dados indicados pela revista Educação Matemática Pesquisa e inclua a declaração mais apropriada para a forma de disponibilidade escolhida.
    • Citações e Referências:devem estar rigorosamente de acordo com as normas da APA. Especificamente.

    As citações diretas (livros, artigos e trabalhos acadêmicos) são as frases originais da obra do autor de base. Devem conter o último sobrenome do autor, bem como a data de publicação. Caso ela tenha menos, 40 palavras, a frase deve ser incorporada ao texto principal entre aspas. As que ultrapassarem essa quantidade devem ser escritas em formato de novo bloco, com recuo de 1,25 cm, tamanho e fonte iguais às do texto e espaçamento simples. Nas referências não se usa mais o local da edição.

    • Nas citações [no texto], as chamadas pelo(s) sobrenome do(s) autor(es), pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e separados por vírgulas e pela conjunção ‘e’, quando o artigo estiver em português e ‘and’ quando o artigo estiver em inglês. 
    • Quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e separados por vírgulas e por '&'. 
    • Quando existirem mais de cinco autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão 'et al.'.

    Para mais detalhes e exemplos, ver as recomendações e exemplos no template disponível no menu da revista.

     

    Normas atualizadas em janeiro de 2023

    Tradução de artigo ou capítulo de livro

    Tradução de artigo ou capítulo de livro

    Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo

    Número temático: Como elaborar um modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo?

    Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis

    Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para discutir conhecimentos e saberes matemáticos mobilizados e produzidos por professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio

    REFLEXÕES DIDÁTICA ACERCA DE TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS - 2023

    O alcance da Teoria Elementar dos Números é atualmente maior do que se imagina. Este domínio engloba desde o estudo de padrões e regularidades, questões centrais para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, até aplicações relacionadas à segurança, como Criptografia e assinaturas digitais, análise da complexidade de algoritmos etc. Neste contexto, a proposta deste número temático da Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156), a ser publicado em agosto de 2023, é a de apresentar pesquisas contemplando reflexões didáticas acerca de tópicos de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações em diferentes áreas do conhecimento.

    A ideia é reunir uma coletânea de artigos com resultados de investigações abrangendo desde os primeiros anos da Educação Básica até o Ensino Superior. Para tanto, esperamos contar com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à essa temática.

    Os editores convidados para essa edição são a professora Barbara Lutaif Bianchini (PUC-SP), o professor Gabriel Loureiro de Lima (PUC-SP) e a professora Anna Paula de Avelar Brito Lima (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE). Convém ressaltar que tal revista é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino.

    Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que tratem das temáticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações em diferentes perspectivas. Entendemos que algumas questões centrais podem ser objetos de discussões neste número temático, entre as quais:

    • De que maneira a Teoria Elementar dos Números deve ser trabalhada na formação inicial de professores de Matemática ou de pedagogos para que efetivamente possa subsidiar o trabalho docente na Educação Básica (até os 16 anos de idade)?
    • Como o professor de Matemática ou o pedagogo transpõem didaticamente para o contexto da sala de aula da Educação Básica os conceitos de Teoria Elementar dos Números estudados no Ensino Superior?
    • Que conceitos são fundamentais e qual abordagem didática com maior potencial de construí-los na formação do matemático (estudante do Bacharelado em Matemática)?
    • Quais as aplicações da Teoria Elementar dos Números presentes em outras áreas do conhecimento e como este conteúdo é ou deveria ser trabalhado na formação universitária de diferentes profissionais (cientistas da computação, engenheiros, cursos superiores de tecnologia na área de Ciências Exatas, entre outras)?
    • O que tem sido contemplado em pesquisas nacionais e internacionais acerca do ensino e da aprendizagem de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações?

    Podem ser propostos artigos inéditos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. A data limite para recebimento de colaborações é 30 de maio de 2023. Instruções e um tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço http://revistas.pucsp.br/emp.

    Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor.

    Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp ) na seção “REFLEXÕES DIDÁTICA ACERCA DE TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS No ambiente da revista estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines ) e o arquivo com o template que deve ser usado (https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604 ).

    No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático “Número temático – Reflexões Didáticas acerca de Teoria Elementar dos Números”, para que o artigo seja encaminhado aos editores. Todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para os e-mails gloureirolima@gmail.com ou barbaralb@gmail.com.   

    Ana Lúcia Manrique (Editora da Revista)

    Barbara Lutaif Bianchini (Editora convidada)

    Gabriel Loureiro de Lima (Editor convidado).

    Anna Paula de Avelar Brito Lima (Editora convidada).

    NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU

    A revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, comemora 25 anos (1999-2023) em 2023.

    Com o objetivo de proporcionar um espaço nacional e internacional de divulgação da pesquisa científica na área de Educação Matemática, a revista EMP, ao longo de mais de duas décadas de atuação, vem contribuindo com esse objetivo e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Sendo conhecida como excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – divulgados em "chamada de trabalhos" e "agendas de pesquisa" nacionais e internacionais. E sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área.

    Priorizou e continua priorizando artigos científicos relacionados à Educação Matemática inéditos no Brasil e relacionados em particular as linhas de pesquisa de nosso programa: Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática de Matemática; Tecnologias da Informação e da Didática da Matemática. Além disso, a revista EMP reflete nas suas publicações a diversidade que caracteriza a pesquisa em Educação Matemática, focando trabalhos da história da matemática e da educação matemática, filosofia da educação matemática, etnomatemática, epistemologia, cultura, currículo, didática das ciências, formação de professores, psicologia da educação matemática, educação estatística e financeira, educação algébrica, educação especial e inclusiva, tecnologias etc., entre vários outros relacionados à Educação Matemática.

    Um dos focos da publicação da revista é a submissão de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, História da Matemática ou da Educação Matemática, Psicologia Educacional, entre outras.

    Com muita alegria que convidamos o(a) Senhor(a) para submeter um artigo cuja temática é de sua livre escolha, para a comemoração desses 25 anos de nossa revista

    Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022

    Número Temático:  A pesquisa sobre a Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica

     

    Ementa

    O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem se consolidado no Brasil enquanto espaço formativo de professores de Matemática (inicial e continuada) e, também, enquanto objeto de investigação focalizando diferentes aspectos como a aprendizagem docente, a identidade profissional e a formação de formadores. Nesse sentido, serão aceitos neste Número Temático artigos inéditos, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês, que apresentem reflexões teóricas ou resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, que evidenciem o papel do PRP na Formação de Professores de Matemática e, consequentemente, as contribuições para as agendas de pesquisa no campo da Educação Matemática. Cabe ressaltar que não serão aceitos relatos de experiência.

     

    Proposta de Cronograma

    Junho de 2021 – início da divulgação do Número Temático

    Outubro de 2021 – abertura das submissões

    15 de abril de 2022 – encerramento das submissões

    Outubro de 2021 a julho de 2022 – processo de avaliação por pares

    Julho a setembro de 2022 – recebimento das versões finais dos artigos aprovados

    Outubro de 2022 – escrita do Editorial

    Dezembro de 2022 – publicação do Número Temático

     

    Editores:

    Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti (UFOP)

    Prof. Dr. José Fernandes da Silva (IFMG)

    Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique (PUC-SP)

    Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS

    CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO TEMÁTICA “ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS” DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (EMP)

    Pesquisadores do PEPG em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pertencentes aos grupos de pesquisa Elementar e Superior em Matemática e Tecnologias Digitais na Educação Matemática credenciados pelo CNPq têm considerado a Teoria da Abordagem Documental do Didático (ADD) como referencial, em suas pesquisas. Teses e dissertações orientadas por eles têm sido fundamentadas por essa Teoria. Luc Trouche, um de seus autores, colabora com o Programa em atividades de formação e de participação em bancas. Em 2021 em especial, ele coordena um conjunto de 10 Seminários sobre a ADD no âmbito do (PIPRINT- PG) PLANO DE INCENTIVO AO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÕ DA PÓS-GRADUAÇÃO, EDITAL PIPRINT- PG 9302/2020 da PUC-SP. Destacamos que a ADD tem representações em todo o mundo e que no encontro “RE(S)SOURCES 2018 INTERNATIONAL CONFERENCE” realizado em Lyon-França reuniram-se 26 países. No Brasil a ADD é considerada em pesquisas de Universidades Federais das regiões Norte, Nordeste e Oeste, além da PUC-SP, no Sudoeste.

    Visando a contribuir para a ampla divulgação e discussão de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se interessam pela ADD e por teorias correlatas, a Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156) abre espaço para a publicação de um número temático, a ser publicado em Dezembro de 2021. Os editores responsáveis pela edição são os pesquisadores convidados Luc Trouche e Marcio Vieira de Almeida e Sonia Igliori. A Revista Educação Matemática Pesquisa é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino.

    Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que apresentem pesquisas no âmbito da ADD e correlatas como Orquestração Instrumental, entre outras.

    Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor, contando com no máximo 4 autores por artigo.

    O prazo final para submissão de originais é 10 de outubro de 2021, sem possibilidade de ampliação.

    Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp), na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx).

    No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Submissão de artigos ao número temático sobre a “Abordagem Documental do Didático”, para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

    Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail sigliori@pucsp.br.

     Sonia Barbosa Camargo Igliori (Editora da EMP).

    Luc Trouche (Editor convidado).

    Marcio Vieira de Almeida (Editor convidado)

    Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro

    Número especial :Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro

    Esta edição é dedicada à Educação Estatística, mais precisamente aos trabalhos apresentados no seminário internacional promovido pelo GT-12 em parceria com os pesquisadores espanhóis liderados pela Universidade de Granada. Os artigos estão restritos ao grupo de pesquisadores que participou do referido seminário, em maio de 2020, o que inclui o grupo brasileiro do GT-12 e o Grupo FQM-126: Teoría de la Educación matemática y Educación Estadística da Universidade de Granada.

    Finalizada - Volume 22 - 4 - Advances of the anthropological theory of the didactic

    Advances of the anthropological theory of the didactic

    Finalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas

    Chamada de trabalhos – Número Temático 2020

    Revista “Educação Matemática Pesquisa” – ISSN 1983-3156

    Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática

    A Revista “Educação Matemática Pesquisa”, publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), convida os pesquisadores da área a submeter suas colaborações para seu número temático do ano de 2020, cujo tema será “Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”.

    A metodologia é elemento essencial em todas as pesquisas de caráter científico. As definições relativas ao design de um estudo podem definir delineamentos, recortes, procedimentos, técnicas de coleta de dados, configurações para as análises, entre outras escolhas de caráter axial para a estrutura de um trabalho acadêmico. Neste sentido, parece legítimo propor alguns questionamentos:

    • Quais perspectivas metodológicas podem ser encontradas nas pesquisas em Educação Matemática?
    • Podem ser encontradas abordagens inovadoras nas investigações da área?
    • Quais os rumos da pesquisa qualitativa no âmbito da Educação Matemática? E da pesquisa quantitativa?
    • Como as abordagens experimentais têm trabalhado, do ponto de vista metodológico, com os diversos temas inscritos no rol de interesses das pesquisas em Educação Matemática?
    • As tecnologias digitais, em especial, concorrem para reconfigurar e/ou reorganizar a pesquisa em Educação Matemática sob o ponto de vista da metodologia?

    Podem ser propostos artigos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. A data limite para recebimento de colaborações é 14 de setembro de 2020. Serão aceitos artigos inéditos, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês. Instruções e um tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço http://revistas.pucsp.br/emp.

    Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp ). No ambiente da revista estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines ) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx ).

    No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático “Número temático - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”, para que o artigo seja encaminhado aos editores. Todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail gepasoli@gmail.com (Editor do número temático), saddoag@gmail.com (editor da revista) e/ou analuciamanrique@gmail.com. (Editora da revista)

    A edição está prevista para dezembro de 2020.

     

    Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira

    Editor do Número Temático

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