Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
-
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO
A revista Educação Matemática pesquisa está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação.
Para tal, defendemos os seguintes princípios, baseados no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos, disponibilizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE).
- Abster-se de submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais do que uma publicação e de submeter vários manuscritos semelhantes e/ou pouco relevantes, com base na mesma pesquisa ("fatiamento salame" de publicações).
- Limitar a lista de autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução e a interpretação do estudo relatado e não incluir autores fantasmas e ‘convidados’. Outras pessoas que tenham participado apenas em certos aspectos do projeto de investigação devem ser reconhecidas no texto apenas como colaboradores/as.
- Apresentar um trabalho realizado de modo rigoroso, incluindo uma discussão objetiva do seu significado. Os dados subjacentes à investigação devem ser representados no artigo com precisão. Dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e inaceitável que levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE, incluindo solicitar aos empregadores dos autores, às instituições onde a pesquisa foi realizada, aos órgãos financiadores dela ou a um organismo apropriado a abertura de investigação.
- Abster-se de tomar ideias ou trabalho de outros autores sem lhes dar o devido crédito. Incluir até uma sentença do manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada, é considerado plágio e constitui-se em crime, previsto na Lei 9.610 (Lei de direitos autorais) e no Art. 184 do Código Penal Brasileiro. Os revisores estão atentos à publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações), bem como ao plágio, e a Editoria da revista Educação Matemática pesquisa utiliza ferramentas informatizadas para detectá-los. Casos de suspeita de má conduta serão tratados de acordo com os fluxogramas COPE.
- Discriminar quaisquer potenciais conflitos de interesses financeiros ou outros relevantes para todos os autores ao submeter um trabalho.
- Notificar imediatamente a Editoria da Revista Educação Matemática pesquisa, caso descubra um erro significativo ou uma imprecisão no seu próprio trabalho publicado e cooperar com a Editoria para corrigi-lo ou, se for inevitável, retirar o artigo de publicação.
SÃO DEVERES DOS/AS AVALIADORES/AS:
- Informar imediatamente a Editoria da revista Educação Matemática pesquisa, caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
- Abster-se de avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou ligações concorrenciais, colaborativas ou outras, com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições relacionadas a eles, informando imediatamente a Editoria da Revista Educação Matemática pesquisa, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
- Estruturar seus pareceres de forma objetiva e construtiva, com observações redigidas de forma clara e cortês, e com base em argumentos científicos que as sustentem, de modo a que os/as autores/as possam utilizá-los para melhorar o seu artigo.
- Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores tais como raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social dos/as autores/as.
- Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
- Informar imediatamente a Editoria Revista Educação Matemática pesquisa, caso detectem qualquer violação de ética de publicação por parte dos/as autores/as do trabalho sob sua avaliação, incluindo casos de suspeita plágio, publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações).
SÃO DEVERES DOS/AS EDITORES/AS:
- Assegurar que o processo de arbitragem científica dos artigos submetidos à Revista Educação Matemática pesquisa seja anônimo (double-blind peer review), justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles, incluindo as identidades dos/as autores/as e dos/as avaliadores/as, permaneça confidencial.
- Garantir que todos os artigos e revisões de pesquisa sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de interesses concorrentes, respeitando os pedidos dos autores de que um indivíduo não seja revisor de sua submissão, se estes forem bem fundamentados e praticáveis.
- Solicitar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis falhas de pesquisa e publicação, incluindo design de pesquisa não ético, detalhes insuficientes sobre o consentimento do paciente ou a proteção de assuntos de pesquisa e manipulação e apresentação inadequada de dados, plágio e publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações).
- Exigir que os revisores divulguem quaisquer potenciais conflitos de interesse resultantes de relações ou ligações concorrenciais, colaborativas ou outras, com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições relacionadas a eles antes de aceitar ou revisar uma submissão, garantir que os leitores sejam informados sobre eles, bem como corrigir a publicação caso os interesses em conflito sejam revelados após a publicação.
- Manter sistemas para detectar texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
- Garantir que a aceitação ou rejeição de um documento para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância do estudo para o escopo da Revista Educação Matemática pesquisa. Procurar garantias de que todas as pesquisas foram aprovadas por um comitê de ética em pesquisa apropriado.
- Garantir que os autores tenham um mecanismo de apelação contra decisões editoriais e estar sempre disposto a publicar correções, esclarecimentos, retrações e desculpas, quando necessário e a justificar qualquer desvio importante dos processos de avaliação descritos.
- Publicar e revisar regularmente as instruções para os autores e para os revisores e fornecer detalhes de como lidam com casos de suspeita de má conduta, tais como os fluxogramas COPE.
- Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que este seja de alto padrão, bem como que a base de revisores reflita a comunidade da Revista Educação Matemática pesquisa. Deixar de usar revisores que produzam consistentemente revisões descorteses, de baixa qualidade ou tardias. Adicionar novos revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes (não apenas contatos pessoais) para identificar novos revisores potenciais, tais como sugestões de autores e bancos de dados bibliográficos.
- Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE:
- Não simplesmente rejeitar documentos que suscitem preocupações sobre possíveis faltas de conduta.
- Solicitar uma resposta dos suspeitos de má conduta. Se a resposta não for satisfatória, solicitar aos empregadores dos autores, às instituições onde a pesquisa foi realizada, aos órgãos financiadores dela ou a um organismo apropriado a abertura de investigação.
- Fazer todos os esforços razoáveis para assegurar que seja conduzida uma investigação adequada sobre a alegada má conduta.
- Responsabilizar-se por tudo que é publicado na Revista Educação Matemática pesquisa e defender a liberdade de expressão, bem como impedir que interesses comerciais comprometam os padrões éticos da Revista Educação Matemática pesquisa.
Implementado em .22 de abril de 2020.
PROCEDIMENTOS PARA LIDAR COM SUSPEITAS DE MÁ CONDUTA
Para detectar possíveis plágios, todos os manuscritos submetidos à revista serão analisados por softwares anti-plágio, como CopySpider© e Plagiarism© etc. Se houver suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação será interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.
Má conduta e comportamento antiético tais como plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido a rigor ético) podem ser identificados e trazidos à atenção do editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.
Quem quer que informe o editor ou editor de tal conduta deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.
No caso de detecção ou suspeita antes ou depois da publicação do manuscrito, os editores da Revista Educação Matemática Pesquisa tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), disponíveis em: https://publicationethics.org/files/Full set of English flowcharts_9Nov2016.pdf.
Caso seja comprovado o plágio, redundância, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos em qualquer artigo publicado, a Revista Educação Matemática Pesquisa está isenta de qualquer responsabilidade e os autores estarão sujeitos a todas as penalidades legais previstas em lei e ônus das irregularidades cometidas por eles.
No caso de detecção de má conduta, dependendo do tipo e da gravidade do caso, os autores poderão sofrer uma ou mais das seguintes penalidades:
1) Ser formalmente esclarecido sobre eventuais mal-entendidos que incorreram em desvios de conduta.
2) Ser mencionado em um aviso formal ou editorial da revista detalhando a má conduta.
3) Ter o caso formalmente relatado para a chefia ou agência de financiamento do autor má conduta.
4) Ser impedido de submeter novos manuscritos à revista.
5) Ter o caso formalmente relatado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.
POLÍTICAS DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS
A revista Educação Matemática pesquisa segue uma política de incentivo ao compartilhamento de dados de pesquisa, de forma que isso não viole a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.
Por que compartilhar dados?
Os dados são um resultado chave da atividade de pesquisa e, portanto, todos os dados usados num artigo devem ser devidamente citados, tal como são citados artigos de periódicos científicos, figuras ou trabalhos apresentados em conferências, mesmo que de sua própria autoria.
Há uma tendência mundial em que cada vez mais agências de financiamento estão fazendo do compartilhamento de dados das pesquisas um requisito. Também está se tornando cada vez mais comum que algumas áreas de conhecimento disponibilizem publicamente os dados de suas pesquisas, garantindo transparência e reprodutibilidade.
Existem vários benefícios no compartilhamento de dados:
- O compartilhamento de dados melhora publicamente a robustez do processo de pesquisa, apoiando a validação, a transparência da pesquisa e a replicação e verificação dos resultados. Isto pode, por sua vez, fazer avançar a descoberta e o conhecimento científicos.
- O compartilhamento de dados facilita a colaboração e pode levar a sua reutilização, com maiores oportunidades de serem realizadas meta-análises e extração de novos resultados.
- O depósito de dados em um repositório que produz um identificador permanente, como um Digital Object Identifier (DOI), permite que os autores citem o conjunto de dados, permitindo que os pesquisadores recebam o devido crédito por seu trabalho.
- O depósito de dados proporciona a preservação deles a longo prazo.
- O depósito de dados ajuda a rastrear o impacto e a reutilização de conjuntos de dados.
- O depósito de dados facilita que os leitores compreendam melhor o trabalho.
- A disponibilidade pública de dados de pesquisa auxilia a tradução da pesquisa em prática.
- A disponibilidade pública de dados aumenta a possiblidade do trabalho ser descoberto.
Repositórios de dados
Onde devo depositar dados?
Um repositório de dados é um espaço de armazenamento para os pesquisadores depositarem conjuntos de dados associados à sua pesquisa. Autores que queiram cumprir uma política de compartilhamento de dados em diário, precisarão identificar repositórios adequados para seus dados.
NOTA: Lembrar sempre que o compartilhamento de dados deve ser sempre feito de forma a não violar a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.
Encorajamos os autores a selecionar um repositório de dados que emita um identificador persistente, preferencialmente um Digital Object Identifier (DOI), e tenha estabelecido um plano robusto de preservação para garantir que os dados sejam preservados permanentemente. Além disso, A revista Educação Matemática pesquisa apoia a Declaração Conjunta de Princípios de Citação da Force 11, a qual recomenda que as citações de dados sejam compreensíveis por seres humanos e, ao mesmo tempo, legíveis e processáveis automaticamente por computadores.
Sempre que possível, recomendamos também depositar os dados em um repositório relevante para sua área de conhecimento e que seja acreditado pela sua comunidade. Os sites FAIRsharing e re3data.org podem ser usados para procurar um repositório de dados certificado e adequado.
Note-se que há muito poucos repositórios para a área de Pesquisa em Ensino e nenhum deles é certificado pelo site re3data.org nem é considerado suportar um padrão de depósito.
Em não havendo repositório específico para nossa área, repositórios generalistas como os seguintes podem ser considerados, embora nem todos ofereçam garantia de que os dados serão preservados permanentemente:
- Figshare
- Mendeley Data
- Open Science Framework
- Code Ocean (com o código-fonte)
Políticas de compartilhamento de dados
Nossas políticas basicamente incentivam os autores a:
- depositar seus dados de pesquisa em um repositório que emita um identificador persistente, de preferência um Digital Object Identifier (DOI),
- incluir no texto uma Declaração de Disponibilidade de Dados, explicando onde e como outras pessoas podem acessar e utilizar esses dados, e
- citar essa disponibilização dos dados no texto do artigo e na lista de referências.
A revista Educação Matemática pesquisa oferece as seguintes políticas padronizadas de compartilhamento de dados em nossos periódicos:
- Não aplicável: Caso se trate de um trabalho teórico em que não tenha havido nenhuma criação ou análise de dados.
- Disponibilização mediante solicitação razoável: Os autores concordam em disponibilizar seus dados mediante solicitação razoável de um leitor. Cabe aos autores determinar se uma solicitação é razoável ou não.
- Disponíveis: Os autores disponibilizam os dados como ‘arquivos suplementares’ no momento da submissão do artigo.
- Disponíveis publicamente: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, mas sem poderem ser reutilizados, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND.
- Dados abertos: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, sob uma licença que permita a reutilização por qualquer terceiro para fins lícitos, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC. Os dados devem ser facilmente encontráveis e totalmente acessíveis.
- Aberto de acordo com o padrão FAIR (Disponível, acessível, interoperável e reutilizável): Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, sob uma licença que permita a reutilização por qualquer terceiro para fins lícitos. Além disso, os dados devem estar formatados de forma a atender aos 11 princípios FAIR, conforme estabelecido na área de assunto relevante.
Declaração de Disponibilidade de Dados
Ao enviar seu artigo para A revista Educação Matemática pesquisa, será solicitado que o texto contenha uma Declaração de Disponibilidade de Dados.
Uma declaração de disponibilidade de dados é crucial para sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) os dados podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) ao conjunto de dados.
A tabela abaixo contém modelos a serem usados, de acordo com a licença de compartilhamento adotada.
Obs.: Como uma declaração de disponibilidade de dados pode revelar sua identidade, o editor se encarregará de removê-la do texto principal antes de enviá-lo para os avaliadores.
Declaração |
O compartilhamento de dados não é aplicável a este artigo, pois nenhum dado novo foi criado ou analisado neste estudo. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo serão disponibilizados pelo autor correspondente, [iniciais do nome correspondente], mediante solicitação razoável. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis como ‘arquivos suplementares’ no site da revista Educação Matemática pesquisa. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis apenas para consulta em [nome do site] através do link [listar recursos e URLs], mas não podem ser reutilizados. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi]. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso] |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi] em formato que permite ser lido e processado automaticamente por computador. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso] |
Data: 22 de abril de 2020
Tradução de artigo ou capítulo de livro
Tradução de artigo ou capítulo de livroModelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo
Número temático: Como elaborar um modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo?
Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis
Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para discutir conhecimentos e saberes matemáticos mobilizados e produzidos por professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio
REFLEXÕES DIDÁTICA ACERCA DE TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS - 2023
O alcance da Teoria Elementar dos Números é atualmente maior do que se imagina. Este domínio engloba desde o estudo de padrões e regularidades, questões centrais para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, até aplicações relacionadas à segurança, como Criptografia e assinaturas digitais, análise da complexidade de algoritmos etc. Neste contexto, a proposta deste número temático da Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156), a ser publicado em agosto de 2023, é a de apresentar pesquisas contemplando reflexões didáticas acerca de tópicos de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações em diferentes áreas do conhecimento.
A ideia é reunir uma coletânea de artigos com resultados de investigações abrangendo desde os primeiros anos da Educação Básica até o Ensino Superior. Para tanto, esperamos contar com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à essa temática.
Os editores convidados para essa edição são a professora Barbara Lutaif Bianchini (PUC-SP), o professor Gabriel Loureiro de Lima (PUC-SP) e a professora Anna Paula de Avelar Brito Lima (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE). Convém ressaltar que tal revista é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino.
Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que tratem das temáticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações em diferentes perspectivas. Entendemos que algumas questões centrais podem ser objetos de discussões neste número temático, entre as quais:
- De que maneira a Teoria Elementar dos Números deve ser trabalhada na formação inicial de professores de Matemática ou de pedagogos para que efetivamente possa subsidiar o trabalho docente na Educação Básica (até os 16 anos de idade)?
- Como o professor de Matemática ou o pedagogo transpõem didaticamente para o contexto da sala de aula da Educação Básica os conceitos de Teoria Elementar dos Números estudados no Ensino Superior?
- Que conceitos são fundamentais e qual abordagem didática com maior potencial de construí-los na formação do matemático (estudante do Bacharelado em Matemática)?
- Quais as aplicações da Teoria Elementar dos Números presentes em outras áreas do conhecimento e como este conteúdo é ou deveria ser trabalhado na formação universitária de diferentes profissionais (cientistas da computação, engenheiros, cursos superiores de tecnologia na área de Ciências Exatas, entre outras)?
- O que tem sido contemplado em pesquisas nacionais e internacionais acerca do ensino e da aprendizagem de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações?
Podem ser propostos artigos inéditos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. A data limite para recebimento de colaborações é 30 de maio de 2023. Instruções e um tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço http://revistas.pucsp.br/emp.
Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor.
Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp ) na seção “REFLEXÕES DIDÁTICA ACERCA DE TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS” . No ambiente da revista estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines ) e o arquivo com o template que deve ser usado (https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604 ).
No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático “Número temático – Reflexões Didáticas acerca de Teoria Elementar dos Números”, para que o artigo seja encaminhado aos editores. Todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para os e-mails gloureirolima@gmail.com ou barbaralb@gmail.com.
Ana Lúcia Manrique (Editora da Revista)
Barbara Lutaif Bianchini (Editora convidada)
Gabriel Loureiro de Lima (Editor convidado).
Anna Paula de Avelar Brito Lima (Editora convidada).
NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU
A revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, comemora 25 anos (1999-2023) em 2023.
Com o objetivo de proporcionar um espaço nacional e internacional de divulgação da pesquisa científica na área de Educação Matemática, a revista EMP, ao longo de mais de duas décadas de atuação, vem contribuindo com esse objetivo e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Sendo conhecida como excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – divulgados em "chamada de trabalhos" e "agendas de pesquisa" nacionais e internacionais. E sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área.
Priorizou e continua priorizando artigos científicos relacionados à Educação Matemática inéditos no Brasil e relacionados em particular as linhas de pesquisa de nosso programa: Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática de Matemática; Tecnologias da Informação e da Didática da Matemática. Além disso, a revista EMP reflete nas suas publicações a diversidade que caracteriza a pesquisa em Educação Matemática, focando trabalhos da história da matemática e da educação matemática, filosofia da educação matemática, etnomatemática, epistemologia, cultura, currículo, didática das ciências, formação de professores, psicologia da educação matemática, educação estatística e financeira, educação algébrica, educação especial e inclusiva, tecnologias etc., entre vários outros relacionados à Educação Matemática.
Um dos focos da publicação da revista é a submissão de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, História da Matemática ou da Educação Matemática, Psicologia Educacional, entre outras.
Com muita alegria que convidamos o(a) Senhor(a) para submeter um artigo cuja temática é de sua livre escolha, para a comemoração desses 25 anos de nossa revista
Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022
Número Temático: A pesquisa sobre a Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica
Ementa
O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem se consolidado no Brasil enquanto espaço formativo de professores de Matemática (inicial e continuada) e, também, enquanto objeto de investigação focalizando diferentes aspectos como a aprendizagem docente, a identidade profissional e a formação de formadores. Nesse sentido, serão aceitos neste Número Temático artigos inéditos, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês, que apresentem reflexões teóricas ou resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, que evidenciem o papel do PRP na Formação de Professores de Matemática e, consequentemente, as contribuições para as agendas de pesquisa no campo da Educação Matemática. Cabe ressaltar que não serão aceitos relatos de experiência.
Proposta de Cronograma
Junho de 2021 – início da divulgação do Número Temático
Outubro de 2021 – abertura das submissões
15 de abril de 2022 – encerramento das submissões
Outubro de 2021 a julho de 2022 – processo de avaliação por pares
Julho a setembro de 2022 – recebimento das versões finais dos artigos aprovados
Outubro de 2022 – escrita do Editorial
Dezembro de 2022 – publicação do Número Temático
Editores:
Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti (UFOP)
Prof. Dr. José Fernandes da Silva (IFMG)
Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique (PUC-SP)Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS
CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO TEMÁTICA “ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS” DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (EMP)
Pesquisadores do PEPG em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pertencentes aos grupos de pesquisa Elementar e Superior em Matemática e Tecnologias Digitais na Educação Matemática credenciados pelo CNPq têm considerado a Teoria da Abordagem Documental do Didático (ADD) como referencial, em suas pesquisas. Teses e dissertações orientadas por eles têm sido fundamentadas por essa Teoria. Luc Trouche, um de seus autores, colabora com o Programa em atividades de formação e de participação em bancas. Em 2021 em especial, ele coordena um conjunto de 10 Seminários sobre a ADD no âmbito do (PIPRINT- PG) PLANO DE INCENTIVO AO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÕ DA PÓS-GRADUAÇÃO, EDITAL PIPRINT- PG 9302/2020 da PUC-SP. Destacamos que a ADD tem representações em todo o mundo e que no encontro “RE(S)SOURCES 2018 INTERNATIONAL CONFERENCE” realizado em Lyon-França reuniram-se 26 países. No Brasil a ADD é considerada em pesquisas de Universidades Federais das regiões Norte, Nordeste e Oeste, além da PUC-SP, no Sudoeste.
Visando a contribuir para a ampla divulgação e discussão de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se interessam pela ADD e por teorias correlatas, a Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156) abre espaço para a publicação de um número temático, a ser publicado em Dezembro de 2021. Os editores responsáveis pela edição são os pesquisadores convidados Luc Trouche e Marcio Vieira de Almeida e Sonia Igliori. A Revista Educação Matemática Pesquisa é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino.
Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que apresentem pesquisas no âmbito da ADD e correlatas como Orquestração Instrumental, entre outras.
Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor, contando com no máximo 4 autores por artigo.
O prazo final para submissão de originais é 10 de outubro de 2021, sem possibilidade de ampliação.
Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp), na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx).
No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Submissão de artigos ao número temático sobre a “Abordagem Documental do Didático”, para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.
Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail sigliori@pucsp.br.
Sonia Barbosa Camargo Igliori (Editora da EMP).
Luc Trouche (Editor convidado).
Marcio Vieira de Almeida (Editor convidado)
Finalizada - Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro
Número especial :Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro
Esta edição é dedicada à Educação Estatística, mais precisamente aos trabalhos apresentados no seminário internacional promovido pelo GT-12 em parceria com os pesquisadores espanhóis liderados pela Universidade de Granada. Os artigos estão restritos ao grupo de pesquisadores que participou do referido seminário, em maio de 2020, o que inclui o grupo brasileiro do GT-12 e o Grupo FQM-126: Teoría de la Educación matemática y Educación Estadística da Universidade de Granada.
Finalizada - Volume 22 - 4 - Advances of the anthropological theory of the didactic
Advances of the anthropological theory of the didacticFinalizada - Número temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas
Chamada de trabalhos – Número Temático 2020
Revista “Educação Matemática Pesquisa” – ISSN 1983-3156
Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática
A Revista “Educação Matemática Pesquisa”, publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), convida os pesquisadores da área a submeter suas colaborações para seu número temático do ano de 2020, cujo tema será “Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”.
A metodologia é elemento essencial em todas as pesquisas de caráter científico. As definições relativas ao design de um estudo podem definir delineamentos, recortes, procedimentos, técnicas de coleta de dados, configurações para as análises, entre outras escolhas de caráter axial para a estrutura de um trabalho acadêmico. Neste sentido, parece legítimo propor alguns questionamentos:
- Quais perspectivas metodológicas podem ser encontradas nas pesquisas em Educação Matemática?
- Podem ser encontradas abordagens inovadoras nas investigações da área?
- Quais os rumos da pesquisa qualitativa no âmbito da Educação Matemática? E da pesquisa quantitativa?
- Como as abordagens experimentais têm trabalhado, do ponto de vista metodológico, com os diversos temas inscritos no rol de interesses das pesquisas em Educação Matemática?
- As tecnologias digitais, em especial, concorrem para reconfigurar e/ou reorganizar a pesquisa em Educação Matemática sob o ponto de vista da metodologia?
Podem ser propostos artigos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. A data limite para recebimento de colaborações é 14 de setembro de 2020. Serão aceitos artigos inéditos, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês. Instruções e um tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço http://revistas.pucsp.br/emp.
Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp ). No ambiente da revista estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines ) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx ).
No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático “Número temático - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”, para que o artigo seja encaminhado aos editores. Todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail gepasoli@gmail.com (Editor do número temático), saddoag@gmail.com (editor da revista) e/ou analuciamanrique@gmail.com. (Editora da revista)
A edição está prevista para dezembro de 2020.
Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira
Editor do Número Temático
Declaração de Direito Autoral
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados
por esta publicação e não serão disponibilizados para outros fins ou para terceiros.