Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática
O Grupo de Trabalho 3 – Currículo e Educação Matemática (GT03) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) congrega profissionais que, no campo da Educação Matemática, têm se dedicado à pesquisa sobre currículos e seus atravessamentos na Matemática, considerando as suas dimensões: as prescrições no âmbito dos governos, os materiais curriculares produzidos para o ensino, os planejamentos construídos no contexto das instituições, as políticas públicas relativas ao desenvolvimento curricular, as ações desenvolvidas em espaços formativos e as avaliações, em suas variadas formas, entre outras. Os pesquisadores que compõem o GT03 compreendem o currículo como prática e construção social que, dentre várias outras ações, seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. No âmbito dos estudos sobre Currículo e Educação Matemática, o Grupo desenvolve pesquisas sobre os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino – como o integrado à educação profissional, a educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras – e nas diferentes etapas da escolaridade.
Embora a ementa contemple uma ampla variedade temática, as pesquisas discutidas neste Grupo têm uma característica comum: a consistência e coerência teórica e metodológica voltada para o campo do Currículo e suas interações com o campo da Educação Matemática.
Editores:
Clarissa de Assis Olgin - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Gilberto Januário - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Cronograma:
Submissões: até 31 de março de 2025.
Avaliação: até 30 de abril de 2025.
Postagem da devolutiva para correções: até 31 de maio de 2025.
Postagem da versão traduzida: até 30 de junho de 2025.
Edição e Publicação: julho de 2025.
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