Notícias

  • Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática

    2025-02-08

    O Grupo de Trabalho 3 – Currículo e Educação Matemática (GT03) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)  congrega profissionais que, no campo da Educação Matemática, têm se dedicado à pesquisa sobre currículos e seus atravessamentos na Matemática, considerando as suas dimensões: as prescrições no âmbito dos governos, os materiais curriculares produzidos para o ensino, os planejamentos construídos no contexto das instituições, as políticas públicas relativas ao desenvolvimento curricular, as ações desenvolvidas em espaços formativos e as avaliações, em suas variadas formas, entre outras. Os pesquisadores que compõem o GT03 compreendem o currículo como prática e construção social que, dentre várias outras ações, seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. No âmbito dos estudos sobre Currículo e Educação Matemática, o Grupo desenvolve pesquisas sobre os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino – como o integrado à educação profissional, a educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras – e nas diferentes etapas da escolaridade.

    Embora a ementa contemple uma ampla variedade temática, as pesquisas discutidas neste Grupo têm uma característica comum: a consistência e coerência teórica e metodológica voltada para o campo do Currículo e suas interações com o campo da Educação Matemática.

    Editores:

    Clarissa de Assis Olgin - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Gilberto Januário - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Cronograma:

    Submissões: até 31 de março de 2025.

    Avaliação: até 30 de abril de 2025.

    Postagem da devolutiva para correções: até 31 de maio de 2025.

    Postagem da versão traduzida: até 30 de junho de 2025.

    Edição e Publicação: julho de 2025.

    Saiba mais sobre Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática
  • Publicação do V. 25 n. 4 (2023): Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar

    2023-12-23

    A revista Educação Matemática Pesquisa acabou de publicar seu último número do voume 25 sobre o número temático: Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar. Os diferentes artigos podem ser encontrado no link: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/2832

    Saiba mais sobre Publicação do V. 25 n. 4 (2023): Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar
  • Migração da revista Educação Matemática pesquisa para OPJ 3

    2021-08-07

    Caros leitores e autores da revista Educação Matemática Pesquiva,

    Acabamos migrar para a OPJ 3. Podem eventualmente encontrar alguns problemas no acesso à revista, na submissão e/ou avaliação de artigos. Esses eventuais problemas logo serão resolvidos.

    Agradecemos pela compreensão
    Saddo Ag Almouloud e Ana Lucia Manrique (Gerentes da revista)

    Saiba mais sobre Migração da revista Educação Matemática pesquisa para OPJ 3