Edições anteriores
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Volume 26 número 4 de 2024
v. 26 n. 4 (2024)Volume 26 número 4 de 2024
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Modelo epistemológico de referência - Cálculo
v. 26 n. 3 (2024)O ensino de cálculo vem sendo investigado há décadas diante do alto índice de evasão e reprovação em todo o mundo. Nesse sentido, a educação matemática, em especial, a didática da matemática, apresenta aspectos epistemológicos sobre o saber que possibilitam destacar e compreender diversos fenômenos no ensino. Um desses aspectos é o modelo epistemológico de referência (MER), um sistema de referência relativo e provisório sobre um objeto para o pesquisador, para análise de todo o sistema educativo. Mas, é crucial questionar: Como teorizar a elaboração do MER e de que forma devo utilizar esse MER?
Este questionamento genérico foi desenvolvido neste volume retomando uma ou mais das seguintes perguntas, ou qualquer outra pergunta que os autores considerem relevante para o tema da chamada.
- Quais ferramentas devem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos epistemológicos de referência?
- Quais métodos devem ser adotados para a construção desses modelos?
- Quais critérios devem ser utilizados para testar e avaliar o MER proposto?
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Volume de fluxo regular
v. 26 n. 1 (2024) -
Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar
v. 25 n. 4 (2023)Os artigos apresentados neste volume consideram os processos de ensino e de aprendizagem matemática de pessoas historicamente marginalizados no contexto escolar; implicações de práticas e teorias que envolvam a inclusão para o currículo, planejamento e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como deficiência, diferença, igualdade, equidade e justiça social além de discussões sobre políticas públicas na e para a Educação Matemática Inclusiva.
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Volume do fluxo continuo 25.3
v. 25 n. 3 (2023) -
Número especial "Comemoração dos 25 anos da revista EMP"
v. 25 n. 2 (2023)Educação Matemática, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, comemora 25 anos (1999-2023) em 2023.
Com o objetivo de proporcionar um espaço nacional e internacional de divulgação da pesquisa científica na área de Educação Matemática, a revista EMP, ao longo de mais de duas décadas de atuação, vem contribuindo com esse objetivo e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Sendo conhecida como excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – divulgados em "chamada de trabalhos" e "agendas de pesquisa" nacionais e internacionais. E sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área.
Priorizou e continua priorizando artigos científicos relacionados à Educação Matemática inéditos no Brasil e relacionados em particular as linhas de pesquisa de nosso programa: Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática de Matemática; Tecnologias da Informação e da Didática da Matemática. Além disso, a revista EMP reflete nas suas publicações a diversidade que caracteriza a pesquisa em Educação Matemática, focando trabalhos da história da matemática e da educação matemática, filosofia da educação matemática, etnomatemática, epistemologia, cultura, currículo, didática das ciências, formação de professores, psicologia da educação matemática, educação estatística e financeira, educação algébrica, educação especial e inclusiva, tecnologias etc., entre vários outros relacionados à Educação Matemática.
Um dos focos da publicação da revista é a submissão de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, História da Matemática ou da Educação Matemática, Psicologia Educacional, entre outras.
É com grande prazer que o convidamos a descobrir os artigos que acabam de ser publicados para celebrar o 25º aniversário da nossa revista.
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Volume de fluxo contínuo
v. 25 n. 1 (2023)Volume de fluxo contínuo da revista
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Volume de fluxo continuo
v. 24 n. 3 (2022) -
Número especial: Filosofia da Educação Matemática
v. 24 n. 2 (2022)A Filosofia da Educação Matemática tem seus estudos desenvolvidos em diferentes perspectivas filosóficas e científico-teóricas. Seu modo de proceder é analítico-reflexivo, realizando sempre um movimento que toma como foco as atividades passíveis de serem realizadas no âmbito da Educação Matemática e enfatizando aspectos de ordem ontológica, epistemológica, ética e estética que estão presentes nas produções dessa área. Seu alvo é destacar a contribuição da Filosofia à metodologia da pesquisa e aos fundamentos teóricos desse campo de estudo. Como Paul Ernest e Maria Bicudo defendem, a tarefa da Filosofia da Educação Matemática é analisar, questionar, esmiuçar a narrativa e criticar as afirmações da prática, da política e da pesquisa em Educação Matemática.
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Volume 24 -1-2022
v. 24 n. 1 (2022)Fluxo normal
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Número especial :Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro
v. 23 n. 4 (2021)Número especial :Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro -
ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS
v. 23 n. 3 (2021)Ampla divulgação e discussão de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se interessam pela abordagem documental e por teorias correlatas
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Volume 23, n.2, 2021
v. 23 n. 2 (2021)Volume de fluxo normal -
Volume 23.1, 2021
v. 23 n. 1 (2021)Primeiro volume de 2023 -
Template para os autores
v. 23 n. 05 (2020) -
v. 22 n. 4 (2020)
Volume 22-4-2020 -Especial CITAD 6 -
Número temático: Metodologia de pesquisa em Educação Matemática
v. 22 n. 3 (2020)Número temático: Metodologia de pesquisa em Educação Matemática -
v. 22 n. 2 (2020)
Volume 22 - 2 da revista Educação Matemática Pesquisa -
v. 22 n. 1 (2020)
Volume 22, número 1 de 2020 -
v. 21 n. 5 (2019)
LADIMA - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes. -
El paradigma del cuestionamiento del mundo en la investigación y en la enseñanza
v. 21 n. 4 (2019)El paradigma del cuestionamiento del mundo en la investigación y en la enseñanza
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Volume 21-3 - Temático - Educação Algébrica
v. 21 n. 3 (2019)O presente volume 21, número 3 de 2019 da Revista Educação Matemática Pesquisa é um número temático sobre Educação Algébrica, composto por 20 artigos que versam a respeito do ensino e da aprendizagem de Álgebra em diferentes níveis de ensino. Os textos são de autoria de pesquisadores brasileiros, portugueses, chilenos, espanhóis, mexicanos e italianos.
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v. 21 n. 2 (2019)
Volume 21-2 da Revista Educação Matemática Pesquisa -
v. 21 n. 1 (2019)
Edição normal -
Teoria Antropológica do Didático
v. 20 n. 3 (2018)Número temático - TAD -
Número temático: Educação Estatística
v. 18 n. 3 (2016) -
Número Especial do III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
v. 17 n. 3 (2015)Evento ocorrido no Campus Marquês de Paranaguá da PUC\SP em maio de 2015 com apoio da CAPES.
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Número Especial em colaboração com GT19 da ANPEd
v. 15 n. 4 (2013) -
v. 15 n. 3 (2013)
Este volume 15, número 3 de 2013 da revista Educação Matemática Pesquisa – EMP - visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento do campo da Educação Matemática no Ensino Superior. Dessa forma, trata-se de um número temático, que apresenta onze artigos de pesquisas de membros do GT04 da SBEM.
This volume 15, number 3, 2013, of the Mathematics Education Research Journal -EMP- aims to contribute to the development of knowledge in the field of Mathematics Education in Higher Education. In this way, it is a thematic issue, which features eleven articles of research members of GT04 - SBEM.
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v. 14 n. 3 (2012)
Este número especial, intitulado "Tendências e perspectivas historiográficas e novos desafios na história da matemática e da educação matemática", apresenta algumas propostas e tendências em história da matemática e da educação matemática. Com este número temático buscamos contribuir para reflexão e debate sobre a história da matemática e da educação matemática e seu papel na Educação Matemática.