AGOSTINHO DA SILVA DIVULGADOR DE CIÊNCIA E CIENTISTA

Helena Briosa e Mota

Resumo


Resumo

De estudante sem grandes resultados a aluno de excelência, Agostinho da Silva, uma das personalidades que marcou o século XX português e lusófono, lembra ter sido despertado para o prazer do saber aos dez anos pelo professor de geografia. Daí à concretização de uma obra incomparável de reflexão e divulgação cultural em todas as áreas do saber, com particular incidência na científica, foi um passo. Da geografia à astronomia, geologia, antropologia, botânica, mineralogia, zoologia e entomologia, da literatura de viagens à religião e biografias de sábios, de tudo encontramos nas Palestras Radiofónicas, nos Cadernos de Divulgação Cultural e nas biografias que escreve sobre os que dedicaram a vida à investigação e à Ciência. Partindo do conhecimento e da investigação científica, evolui para a divulgação do conhecimento de forma interactiva, colocando as diferentes áreas do saber em conexão, demonstrando que nada, neste mundo, funciona ou existe por si só. Eis o ponto de partida para a nossa reflexão: de que forma pode o paradigma educacional da interligação entre várias áreas promover com êxito a disseminação do saber, em concreto do saber científico? Pelo exemplo e pela prática, Agostinho da Silva dá a resposta. Adicionalmente, conheceremos o trabalho do cientista-investigador no Instituto Oswaldo-Cruz, Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil.

Palavras-chave: Agostinho da Silva – divulgação cultural – ciência – estudos científicos – Instituto Oswaldo-Cruz Abstract

Agostinho da Silva, one of the personalities who left an impressive mark on the cultural life of the Portuguese speaking countries in the 20th century, was a mediocre student at the age of 10, who soon evolved to a straight A student, thanks to his Geography teacher. After his graduation with honours and summa cum laude PhD, he produced a multi-volume work recognized as one of the most significant academic achievements of spreading knowledge in Portugal to those who couldn’t afford education or culture. In particular, we’ll discuss Da Silva’s contribution to the dissemination of scientific knowledge by means of a radio program, together with a collection of booklets ranging from geography to geology, anthropology, botany, mineralogy, zoology and entomology, from travel literature and religion to biographies of men and women who dedicated their lives to science investigation. From scientific information to research results, Da Silva evolves to the notion of interactive knowledge. In fact, he gives evidence that all knowledge fields are connected. That’s the starting point for our reflection: how can this educational paradigm affect today’s way of encouraging scientific studies? In addition, we’ll present Da Silva’s work as a researcher and a scientist at Oswaldo-Cruz Institute in Manguinhos, Rio de Janeiro, Brazil.

Keywords: Agostinho da Silva – cultural and scientific promotion – scientific studies – Oswaldo-Cruz Institute


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DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2019v20espp183-194

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