História da Ciência e Ensino: construindo interfaces

Este periódico é dirigido a educadores e pesquisadores em Educação e em História da Ciência e tem por objetivo responder a uma constante solicitação de educadores, apresentando tendências e propostas que possam contribuir para a construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino. Sua periodicidade é semestral e os artigos submetidos para publicação são avaliados por especialistas nas áreas.

Contribuições da História da Ciência na Educação têm sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, têm sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país. Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino apenas começaram a ser delineadas. Um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, buscando incrementar esse diálogo, os editores deste periódico esperam trazer ao leitor material que contribua para estimular e aprofundar reflexões e discussões, bem como elaboração de novas propostas de interação entre História da Ciência e Ensino para sala de aula.

Indexada em: Latindex; Sumários de Revistas Brasileiras

Clique aqui para iniciar o processo de submissão de artigos

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA VOLUME ESPECIAL: "MULHERES NA CIÊNCIA"

 

A revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces (ISSN: 2178-2911) terá no ano de 2018 um volume especial dedicado às mulheres que, de alguma forma, contribuíram para o estabelecimento da ciência.  Esta edição busca atender solicitação feita por professores e historiadores da ciência, em assembleia, realizada na última edição (2017) da Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces. Nos últimos anos, investigações desenvolvidas em história da ciência com foco nas pesquisas e práticas femininas e sugere um potencial de trabalhos que podem ser adaptados ao ensino. Além disso, poucas são as iniciativas que buscam abordar esse tema em formação de professores e em sala de aula. Desse modo, com vistas a potencializar o diálogo entre historiadores da ciência e ensino de ciências, convidamos pesquisadores a enviarem artigos originais até o dia 30 de abril de 2018. 

 
Publicado: 2017-12-08 Mais...
 
Outras notícias...

v. 16 (2017)


Capa da revista