História da Ciência e Ensino: construindo interfaces

Este periódico é dirigido a educadores e pesquisadores em Educação e em História da Ciência e tem por objetivo responder a uma constante solicitação de educadores, apresentando tendências e propostas que possam contribuir para a construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino. Sua periodicidade é semestral e os artigos submetidos para publicação são avaliados por especialistas nas áreas.

Contribuições da História da Ciência na Educação têm sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, têm sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país. Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino apenas começaram a ser delineadas. Um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, buscando incrementar esse diálogo, os editores deste periódico esperam trazer ao leitor material que contribua para estimular e aprofundar reflexões e discussões, bem como elaboração de novas propostas de interação entre História da Ciência e Ensino para sala de aula.

Indexada em: Latindex; Sumários de Revistas Brasileiras

Clique aqui para iniciar o processo de submissão de artigos

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 22 (2020)

Sumário

Editorial

Deividi Marcio Marques & Maria Helena Roxo Beltran
PDF
1-2

História da Ciência e Ensino

Letícia do Prado, Lucas de Melo Trentin
PDF
3-28
Anelise Grünfeld de Luca, Gabriel Cristiano Walz
PDF
29-46

Tópicos de História da Ciência

Eduardo Simões
PDF
47-66
Saulo Cezar Seiffert Santos, Márcia Borin da Cunha
PDF
67-85
FRANCISCO DE ASSIS LIMA DE SOUSA JUNIOR
PDF
86-100
Diogo Jorge Melo, Rita de Cássia Tardin Cassab
PDF
101-123
Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy, Wellington Pereira Queirós
PDF
124-147

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula

Lucas Peres Guimarães
PDF
148-161
Ricardo Capiberibe Nunes, Wivirkins Nogueira Marciel, Wellington Pereira de Queirós, Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
PDF
162-185