Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. Deve ter no mínimo 12 (doze) e no máximo 30 (trinta) páginas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em NORMAS (CHICAGO), cujo guia prático encontra-se disponível no cabeçalho da revista. 

  • O arquivo da submissão deve estar no template padrão da revista que pode ser acessado em: https://docs.google.com/document/d/1Q22BLjA4Qrt_PxauNXTzsAcbQ8bLFkSp/edit?usp=sharing&ouid=112607607575557120002&rtpof=true&sd=true

Diretrizes para Autores

Resumo — em português com, no máximo, 500 palavras, espaço simples, mesma fonte do texto, acompanhado de três palavras-chave.

Abstract - em inglês, francês ou espanhol, no máximo, 500 palavras, espaço simples, mesma fonte do texto, acompanhado de três palavras-chave.

-----------------------------------------------------------------

Os artigos devem seguir as normas de publicação de Chicago.

Um guia prático dessas normas encontra-se disponíveis no cabeçalho desta revista. Para tanto, basta acessar  NORMAS(CHICAGO).

Todas as referências devem ser feitas em notas de rodapé. Solicita-se ainda que sejam fornecidas, ao final do artigo, referências completas.

O arquivo a ser submetido deve estar no template padrão que pode ser acessado em https://docs.google.com/document/d/1Q22BLjA4Qrt_PxauNXTzsAcbQ8bLFkSp/edit?usp=sharing&ouid=112607607575557120002&rtpof=true&sd=true

História da Ciência e Ensino

Esta seção é dedicada à publicação de trabalhos relacionados ao papel da História da Ciência no ensino. Com o objetivo de estimular discussões e reflexões relacionadas à construção de interfaces entre história e ensino, nesta seção são publicados artigos que tratam de questões de natureza historiográfica e epistemológica, bem como pedagógica, que busquem articular História da Ciência e Ensino de Ciências e Matemática.

Tópicos de História da Ciência

Nesta seção são publicados trabalhos dedicados a tópicos específicos de História da Ciência com o objetivo de fornecer material aos professores de ciências e matemática. Os artigos publicados nesta seção tratam de aspectos que apontam para a construção do conhecimento, tendo por base debates históricos, disputas de teorias que ocorreram no passado e outros aspectos que mostrem a transformação do conhecimento científico.

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula

Esta seção é dedicada à publicação de propostas que tenham por objetivo a interação entre História da Ciência e Ensino de Ciências e Matemática, bem como de relatos de aplicação em sala de aula.

Entrevista

Nesta seção são publicadas entrevistas com docentes de diferentes níveis de ensino que direta ou indiretamente contribuem com a construção de interfaces entre história e ensino de ciência.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.