Os aspectos emocionais do familiar do paciente no leito de morte
Palavras-chave:
relações familiares, neoplasias do colo do útero, morte, família, acontecimentos que mudam a vidaResumo
O câncer traz uma série de reflexos na vida do enfermo e de sua família. Há uma alteração na rotina de todos os membros que constituem esse núcleo. Quando a morte de um ente se aproxima, diversas reações podem surgir, sendo que cada um terá sua forma de viver essa perda. O papel do psicólogo hospitalar se faz imprescindível ajudar a reorganizar a dinâmica que se desestrutura com a morte. Neste trabalho, através de um levantamento bibliográfico e de uma discussão de caso é possível ver algumas formas como os familiares lidam com a morte de um ente querido.
Downloads
Referências
Silva VC. O impacto da revelação do diagnóstico de câncer na percepção do paciente [tese]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP; 2005.
Kovács MJ. Morte e desenvolvimento humano. 4ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002.
Rolland SJ. Doença crônica e o ciclo de vida familiar. In: Carter B, Mcgoldrick M, organizadores. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995. p. 373-92.
Echeverri CG. O grupo familiar diante da morte. In: Jaramillo IF, organizador. Morrer bem. São Paulo: Planeta Brasil; 2006. p. 68-86.
Walsh F, McGoldrick M. Morte na família: sobrevivendo as perdas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Bromberg MH. A psicoterapia em situações de perdas e luto. 1ª ed. Campinas: Livro Pleno; 2000.
Kübler-Ross E. Sobre a morte e o morrer. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2005.
Carvalho MVB, Merighi MAB. O cuidar no processo de morrer com dignidade. In: Pimenta CA, Mota DD, Cruz DA. Dor e cuidados paliativos: enfermagem, medicina e psicologia. Barueri: Manole; 2006 p. 317-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.