Associação MURCS – relato de caso
Palavras-chave:
Associação MURCS, mal formações embrionárias, amenorreia.Resumo
Introdução: A associação MURCS decorre de um conjunto de malformações de somitos no desenvolvimento embrionário feminino. Seus principais achados são: malformações embrionárias mullerianas e renais, e alterações cervicotorácicas. Objetivos: Procurou-se comparar dados da literatura atual com os achados do caso vivenciado. Metodologia: Utilizou-se revisão de prontuário e revisão bibliográfica. Relato do caso: Apresenta-se o caso de paciente, feminino, 24 anos, investigada inicialmente por um quadro de amenorreia, cujos exames revelaram ser portadora de associação MURCS, apresentando malformação de vértebras cervicais e 1a e 2a vértebras torácicas, rins fundidos e pélvicos, agenesia uterina e vagina em fundo cego. Paciente com indicação de cirurgia de neovagina. Conclusão: A Associação MURCS e demais quadros decorrentes da aplasia mulleriana, por sua prevalência em pacientes com queixa de amenorreia, indica a importância de sua hipótese diagnóstica e consequente investigação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.