Reabilitação de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho: revisão de literatura

Autores

  • Flora Ayumi Castello Branco Ioshitake Universidade de Sorocaba
  • Daiane Elize Mendes Universidade de Sorocaba
  • Mateus Francisco Rossi Universidade de Sorocaba
  • Cristiane Delgado Alves Rodrigues Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1984-4840201623374

Palavras-chave:

artroplastia do joelho, joelho, reabilitação, fisioterapia

Resumo

A osteoartrose é uma doença degenerativa comum, em que a articulação do joelho sofre um desgaste de seus componentes, a tíbia, o fêmur, a patela e os meniscos, provocando, assim, um quadro de dor, deformidade e rigidez articular. A artroplastia total de joelho (ATJ) apresenta-se como um tratamento eficaz para os casos mais avançados de osteoartrose. A técnica consiste na substituição dos componentes danificados da articulação por próteses inorgânicas, constituídas de bases metálicas e polietileno. A fisioterapia no paciente pós-ATJ tem a finalidade de restabelecer a função articular, melhorando a qualidade de vida e devolvendo a independência funcional ao paciente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flora Ayumi Castello Branco Ioshitake, Universidade de Sorocaba

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba

Daiane Elize Mendes, Universidade de Sorocaba

Acadêmica do curso Fisioterapia Universidade de Sorocaba

Mateus Francisco Rossi, Universidade de Sorocaba

Especialista em Fisioterapia do Esporte - UNIFESP

Cristiane Delgado Alves Rodrigues, Universidade de Sorocaba

Professora da Universidade de Sorocaba. Doutora em Ciências da Cirurgia - UNICAMP

Referências

Horn C, Oliveira SG. Qualidade de vida pós artroplastia total de joelho. RBCEH Rev Bras Ciênc Envelhec Hum. 2005;57-64.

Kisner C. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Manole; 1998.

Salmela LFT, Macedo BG, Aguiar CM, Bahia LA. O impacto da movimentação passiva contínua no tratamento de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho. Acta Fisiátr. 2003;10(1):21-7.

Bacarin TA, Sacco IC, Kageyama ER, Yogi LS. Propriocepção na artroplastia total de joelho em idosos. Rev Fisioter Univ São Paulo. 2004;11(2):96-104.

Barbosa D, Faria ETB, Almeida Neto D. Fisioterapia em artroplastias totais de joelho. In: IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos: UNIVAP; 2005.

Carvalho Júnior LH, Castro CA, Gonçalves MB, Rodrigues LC, Cunha FV, Lopes FL. Amplitude de movimento após artroplastia total do Joelho. Acta Ortop Bras. 2005;13(5):233-4.

Ritzel CH. Desequilíbrio muscular e qualidade de vida em indivíduos com osteoartrite e artroplastia total de joelho [dissertação]. Porto Alegre: UFGRS; 2008.

Daltro MC, Melo KK, Leitão WC. Eficácia da mobilização passiva contínua no pós-operatório de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho: revisão de literatura. Portal Interfisio [Internet]. 2009 [acesso em 01 mar. 2015]. Disponível em: http://interfisio.com.br/?artigo&ID=392&url

Santos AC. Perfil epidemiológico dos pacientes subme- tidos à artroplastia de joelho do serviço de fisioterapia em hospital público de Santo André-SP. ABCS Health Sci. 2013;38(1):2-7.

Znojek-Tymborowsk J, Keska R, Paradowski PT, Witonski D. Relevância da infiltração analgésica para o alívio da dor na artroplastia total do joelho. Acta Ortop Bras. 2013;21(5):262-5.

Moreira BS. Artroplastia total de joelho e a reabilitação física. Corpus. 2014;10:64-77.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Como Citar

1.
Ioshitake FACB, Mendes DE, Rossi MF, Rodrigues CDA. Reabilitação de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho: revisão de literatura. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 8º de abril de 2016 [citado 25º de abril de 2024];18(1):11-4. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/23374

Edição

Seção

Revisão