Sangramento uterino anormal pós operatório em paciente portadora de doença de Von Willebrand: relato de caso
Palavras-chave:
doença de von Willebrand, menorragiaResumo
Introdução: O sangramento uterino anormal (S.U.A) pode ser uma queixa presente em até 1/3 das consultas ginecológicas. A Doença de von Willebrand é a coagulopatia hereditária mais comum, cujo diagnóstico muitas vezes só é obtido à menarca, com constatação de sangramento abundante (menorragia), anemia e prejuízo na qualidade de vida. Relato de caso: S.G.M, 36 anos, parda, casada, nuligesta. Possui diagnóstico de Doença de von Willebrand (vWD) há aproximadamnte 20 anos. Em uso de ácido tranexâmico e contraceptivo oral combinado com boa resposta terapêutica. Foi encaminhada ao ambulatório de patologia Trato genital inferior com diagnóstico de biópsia do colo uterino compatível com NIC III. O tratamento indicado foi a realização de excisão da zona de transformação do colo uterino através de cirurgia de alta frequência (CAF), com confirmação de NIC III e margens livres. Evoluiu com sangramento pós operatório abundante por 3 dias e necessitou infusão de fator VIII para controle hemostático. Discussão: A menorragia pode ser o único sintoma nas mulheres com DvW. O diagnóstico baseia-se na história pessoal e familiar de sangramento e nos exames laboratoriais que demonstrem defeito qualitativo e/ou quantitativo do fator de von Willebrad (FvW). Recomenda-se monitorar o fator VIII a cada 12 horas, no dia da cirurgia e diariamente a partir do primeiro dia pós-operatório.O tratamento inicial objetiva a elevação do FvW para níveis acima de 50% e da atividade do fator VIII à nível clinicamente aceitável.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.