Reconstrução do ligamento cruzado anterior com tendões flexores quadrúplos e parafusos de interferências metálicos.
Palavras-chave:
semitendíneo-grácil, parafuso metálico, ligamento cruzado anteriorResumo
Existem muitas técnicas de reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior, utilizando diferentes tipos de enxertos e variados métodos de fixação. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto quádruplo de tendões do semitendíneo e grácil, fixado com parafuso de interferência metálico em 64 casos, segundo o protocolo do Internacional Knee Documentation Committee. A idade dos pacientes variou de 14 a 46 anos (média de 30,9) e o seguimento variou entre 12 e 38 meses (média de 21,5). Na avaliação final, os joelhos de 95% dos pacientes foram graduados como normais ou próximos ao normal. A técnica é mais uma opção para reconstrução do ligamento, e os parafusos de interferência metálicos podem produzir fixação anatômica a custo acessível.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.