Rosa Luxemburg e os Conselhos Operários
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i19/20.18755Palavras-chave:
Rosa Luxemburg, Conselhos operários, socialismoResumo
Este trabalho busca compreender a interpretação de Rosa Luxemburg acerca dos conselhos de operários. Esta visão, profundamente marcada pelos acontecimentos da Revolução Alemã (1918-1923), têm nos conselhos a encarnação das idéias de Rosa acerca do socialismo. Para ela, socialismo e democracia não se separam. Além disso, a revolução, e a sociedade socialista deveriam ser projetos conduzidos pelas massas populares. Assim, Rosa vê nos conselhos, uma solução real e possível para a construção do socialismo. Porém, é preciso ressaltar que suas idéias estavam mergulhadas nos acontecimentos, permitindo apenas que Rosa apontasse os conselhos como alternativa viável. Uma reflexão mais elaborada não foi possível à Luxemburg, principalmente devido seu assassinato precoce, em janeiro de 1919Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.