Teologia e Literatura: Metodologias Possíveis

Autores

  • Alex Villas Boas PUC-SP
  • Antonio Manzatto PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v5n10p8-13

Palavras-chave:

Teologia e Literatura, Metodologia, Diálogo Interdisciplinar

Resumo

Permanece aberta a pesquisa e a discussão sobre os métodos e metodologias que possibilitem a aproximação, o diálogo e a interação entre teologia e literatura. E permanece aberta porque há a necessidade de possibilitar leituras múltiplas das duas áreas de expressão de humanidade e das variadas relações que estabelecem ou podem estabelecer. Donde o próprio nome desta publicação: Revista Brasileira de Literaturas e Teologias, cujo plural já foi justificado anteriormente. Esta variedade de métodos e metodologias está retratada nesta edição mais como uma expressão prática que como uma apresentação teórica ou uma justificativa epistemológica. Os diferentes textos que se colocam a seguir seguem estruturas diferentes de reflexão e caminhos múltiplos na aproximação entre teologia e literatura. De forma geral, permanece a tendência, já percebida em outros lugares, de uma rápida e fácil relação de textos literários com a religião, até por conta do parentesco natural existente entre eles. De outro lado, aspectos mais específicos da teologia permanecem interrogados, ainda que o caminho da mística, da pastoral e da espiritualidade tenham realizado uma inter-relação mais efetiva.

Biografia do Autor

Alex Villas Boas, PUC-SP

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Religião, Literatura e Teologia (LERTE PUC SP).

Antonio Manzatto, PUC SP

Doutor em Teologia pela Université catholique du Louvain. Líder do Grupo de Pesquisa em Religião, Literatura e Teologia (LERTE PUC SP)

Downloads

Publicado

2015-11-29

Como Citar

Villas Boas, A., & Manzatto, A. (2015). Teologia e Literatura: Metodologias Possíveis. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 5(10), 8–13. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2016v5n10p8-13