Livros

TEOLOGIAS E LITERATURAS - ALALITE

teologias_e_literaturasEditora: Fonte Editorial
Autor: Alessandro Rocha, Eliana Yunes & Gilda Carvalho (Orgs)
ISBN: 978-85-63607-44-7
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 164
Acabamento: Brochura
Formato: 14 x 17 cm

A questão central deste livro, na verdade, (a)parece no interior dos textos. A proposta de reunir textos tão díspares em seus recortes - literatura / religião hindu; literatura / teologia pública, teologia / estética, em suma, teologias e literaturas na diversidade de aposições, - É apontar o caminho aberto ao diálogo teórico, em novo marco epistemológico, que permita ver uma aproximação efetiva entre saberes antes e por muito tempo afastados (e não só) mas postulados como contrastantes exemplares do verdadeiro (revelação) e do falso (ficção), segundo o senso comum.

https://www.livrarialoyola.com.br

 

DEUS ENTRE GESTOS, CENAS E PALAVRAS - ALESSANDRO ROCHA

deus_entreEditora: Reflexão
Autor: Alessandro Rocha 
ISBN: 8561859180
ISBN 13: 9788561859183 
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 180
Acabamento: Formato: 16,0 x 23,0

Nas palavras da teóloga brasileira Maria Clara Lucchetti Bingemer, o autor deste livro, Alessandro Rocha, é um teo-poeta, pois trata-se de um teólogo que não faz uma teologia que se reduz, apenas, a comentários da tradição dogmática da Igreja. Ao contrário, volta-se para o mundo no intuito de conversar (in) formalmente com a cultura de seu tempo, dialogando com a filosofia, mas, sobretudo, com a literatura. Deus entre gestos, cenas e palavras é uma obra fascinante, pioneira e de elevado rigor acadêmico. Alessandro Rocha, com sua competência e habilidade, consegue como que reunir em uma mesma sala, diversos e distintos ícones da intelectualidade, como: Machado de Assis, Gregório de Matos, Gianni Vattimo, Eliane Caffé entre outros, para que através de suas falas, seja percebida uma teologia capaz de se expressar não somente por meio dos documentos oficiais da tradição religiosa. A partir desta leitura prazerosa e instigante a cada parágrafo, nas palavras de sua competente prefaciadora, a teologia ganhará em vitalidade e juventude, animando-se a deixar os bastidores onde às vezes se esconde e lançar-se aos embates da diferença e ao reconhecimento do rosto de Deus nas várias alteridades que povoam a vida. Com certeza, uma leitura inesquecível!
http://www.editorareflexao.com.br

 

TEOLOGIA E POESIA - ALEX VILLAS BOAS

teologia_e_poesiaEditora: Crearte Editora 
Autor: Alex Villas Boas 
ISBN: 9788580270082 
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 252 
Formato: 15 x 21

A publicação do livro de Alex Villas Boas é uma boa notícia - literalmente, no sentido evangélico, para as letras e a teologia. Ambas as áreas do saber que se vêm entrelaçando e fazendo fecunda interface em crescente ritmo e sempre mais constitutiva forma ganham com o trabalho deste jovem teólogo, rigoroso e exigente ao mesmo tempo que sensível e apaixonado pela beleza e pela arte das palavras. O poeta escolhido não podia ser maior: Drummond. Ao mesmo tempo, dificilmente poderia ser mais "estrangeiro" no terreno teológico. Drummond mantinha em relação a fé uma confessada distância. Mais instigante se torna, portanto, o desafio de fazer sua obra objeto da reflexão teológica. E parece-nos que o autor o consegue brilhantemente. Em primeiro lugar pela temática escolhida: o sentido da vida. Tópico que vem instigando desde sempre filósofos e teólogos e que nos tempos que vivemos, de pós-modernidade líquida e consumista adquire sempre maior importância. A poesia profunda de Drummond vai mostrar-se como terreno fértil para o teólogo que é Alex mergulhar as raízes de sua reflexão sobre esse sentido que faz a experiência da fé ir mais além de simplesmente a experiência do sagrado que muitas vezes abunda hoje em dia. Em segundo lugar, pelo nome com que este sentido é nomeado pelo autor a partir do poeta Drummond: a paixão. Centro de atenção e interesse de muitos ilustres teólogos contemporâneos o pathos por Deus que gera a mística por um lado e a práxis pelo outro será o modo como Alex Villas Boas "nomeará" o sentido perseguido e encontrado na obra drummondiana. Trazendo à luz a imbricação da teologia do pathos com a teologia da práxis, o livro de Alex vai aterrissar Teologia e Poesia no solo da vida, na realidade que é a nossa aqui e agora, tornando realidade o desejo de ambas por uma nova humanidade.
Maria Clara Lucchetti Bingemer

https://www.livrarialoyola.com.br

 

DEUS NO ESPELHO DAS PALAVRAS - ANTONIO CARLOS MAGALHÃES

deus_no_espelhoEditora: Paulinas
Autor: Antônio Magalhães 
Ano: 2009
Edição: 2
Número de páginas: 264
Formato: 13,5 x 20 cm

O autor, partindo da relação intrínseca entre fé cristã e literatura, estabelece o diálogo entre teologia e narrativa literária como algo fundamental para a compreensão e o desenvolvimento do próprio cristianismo. E isto se dá não apenas pelo fato de que este seja considerado uma religião do livro (Bíblia), mas antes pelo alcance que seus escritos, contos, narrativas, poesias etc. tiveram sobre a produção literária ocidental e como esta se tornou intérprete de elementos essenciais da fé cristã. "A importância da conexão entre literatura e teologia carecem de trabalhos mais consistentes em língua portuguesa. O livronão só tem o mérito de um belo trabalho sobre a essência da palavra para as tradições bíblicas, como apresenta o assunto tabu de influência das escrituras na literatura ocidenta". O livro Deus no Espelho das Palavras de Antônio Magalhãesi, recebeu o PRÊMIO JABUTI .

http://www.paulinas.org.br 

 

TEOLOGIA E LITERATURA (JORGE AMADO) - ANTONIO MANZATTO

teologia_literaturaEditora: Edições Loyola 
Autor: Antonio Manzatto 
ISBN: 8515009595
ISBN 13: 9788515009596 
Ano: 1994
Edição: 1
Número de páginas: 387 
Formato: 25 x 17

Antonio Manzatto, em 1994, propôs uma leitura teológica da Literatura, em que ensaia a partir do romance na obra de Jorge Amado, e assim teve o início da pesquisa em Teologia e Literatura no Brasil. Estabelece uma interface dialógica por meio da antropologia contida em Tenda dos Milagres, uma vez que o “antropológico” tem valor fundamental para a Teologia Moderna que por conter um completo “discurso antropológico”, estabelece um método de reflexão entre a antropologia literária e a antropologia teológica.Manzatto assume a reflexão sobre o ser humano contextualizado, “concreto” e “situado”, a saber: o homem pobre, subdesenvolvido, oprimido, discriminado, mas que busca sua libertação na busca de felicidade e a vive já de modo antecipado a partir da festa, como modo de ser, e da experiência de amar e ser amado . Neste concreto substrato antropológico da obra de Jorge Amado, ele reflete sobre o Deus da Revelação que vem ao encontro dessa condição humana, e se auto-comunica realizando as potencialidades humanas e potencializando outras possibilidades, impulsionando o ser humano a ser mais em seu devir histórico.

https://www.livrarialoyola.com.br 

 

TEOLOGIA e ARTE - CECI BAPTISTA MARIANI e MARIA ÂNGELA VILHENA

teologia_e_arteEditora: Paulinas
Autor: Ceci Baptista Mariani; Maria Ângela Vilhena 
ISBN: 9788535627213 
Ano: 2011
Edição: 1 
Número de páginas: 248
Formato: 17 x 24 cm

Esta obra quer ser um subsídio para quem pretende que teologia e arte, mesmo sendo dois modos diferentes de articular a experiência do real, possuem proximidades e identidades. A primeira parte procura refletir sobre categorias de análise oferecidas à arte, tanto pela teologia como pela filosofia. A segunda, explora os múltiplos caminhos que nascem do encontro entre teologia e arte, e que ganham expressão na literatura, na arquitetura, na imaginária religiosa, na pintura, na música. A terceira parte quer ajudar a aprofundar o sentido da dignidade do humano, com seus desafios éticos. Esse trabalho quer anunciar ao jovem que escolhe a arte como lugar de realização pessoal e profissional que teologia e arte têm tudo a ver.

http://www.paulinas.org.br

 

ESTUDOS LITERÁRIOS REUNIDOS - JOSÉ CARLOS BARCELLOS (Flavio García - org.)

barcellosEditora: Publicações Dialogarts 
Autor: José Carlos Barcellos (Flavio García - org.) 
ISBN: 978-85-86837-37-1 
Ano: 2008 
Número de páginas: 76
Formato: PDF

Clique no link para baixar o livro em PDF: Estudos Literários Reunidos

http://www.dialogarts.uerj.br

 

 

 

 

 

 

MURILO, CECILIA E DRUMMOND - 100 ANOS COM DEUS NA POESIA BRASILEIRA - MARIA CLARA BINGEMER e ELIANA YUNES

cem_anos_com_deusEditora: Edições Loyola 
Autor: Maria Clara Bingemer e Eliana Yunes
ISBN: 8515028727 
ISBN 13: 9788515028726 
Ano: 2004
Edição: 1
Número de páginas: 143 
Formato: 25 x 17

Pouco tempo atrás Deus escolheu os versos de Murilo Mendes, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade para falar com seu povo. E para agarrar a mensagem a PUC-Rio organizou um seminário no qual contemplariam a espiritualidade presente na obra desses três poetas. Deu certo. O resultado está neste livro, aproveite a oportunidade.

https://www.livrarialoyola.com.br

 

 

 

MULHERES DE PALAVRA - MARIA CLARA BINGEMER e ELIANA YUNES

mulheres_de_palavraEditora: Edições Loyola 
Autor: Maria Clara Bingemer e Eliana Yunes
ISBN: 8515028387 
ISBN 13: 9788515028382 
Ano: 2003
Edição: 1
Número de páginas: 251 
Formato: 25 x 17

Quanto tempo levamos, a humanidade como um todo e a sociedade letrada em particular, para dar voz e vez às mulheres publicamente.... Faz pouco tempo que rastreamos na história desde o século V a.C., os registros da participação feminina no pensamento ocidental. Elas não foram silenciadas inteiramente, mas ficaram resistindo em ressonâncias aqui e ali, até ecoarem no mundo contemporâneo.
Não se trata de disputar protagonismos ou de reincindir sobre lamúrias: o papel da mulher começa ser reconhecido socialmente, como o de persadores, que sublinham o caminho guiado por uma sensibilidade que não se confunde com o melífluo, com um vigor delicado e amoroso que tornam estes adjetivos desejáveis e nobres, num mundo de extrema violência e exclusões.
A coleta - ou a leitura - das vozes femininas, aqui detidamente ouvidas e comentadas por vozes masculinas, no percurso da modernidade aos nossos dias, quer através das organizadora, contribuir para ampliar sua participação constitutiva do mais humano, exposto como desejo de homens e mulheres comprometidos com a criação do mundo que já não pode, redutivamente, ser tida como direito ou privilégio de raça, religião ou sexo.

https://www.livrarialoyola.com.br

 

BEM E MAL EM GUIMARÃES ROSA - MARIA CLARA BINGEMER e ELIANA YUNES

bem_e_malEditora: UAPÊ + Editora PUC-Rio 
Autor: Maria Clara Bingemer e Eliana Yunes
ISBN: 9788585666804 
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 146 
Formato: 14 x 21 cm

Bem e mal em Guimarães Rosa (Editora PUC-Rio/Editora UAPÊ), organizado por Maria Clara Bingemer e Eliana Yunes, promove o encontro da literatura com a teologia em artigos de grandes especialistas dessas duas áreas do conhecimento humano. No livro, produzido em uma perspectiva interdisciplinar, encontram-se uma leitura teológica de textos de Guimarães Rosa e uma leitura da Teologia a partir da obra do escritor, cujo centenário de nascimento foi comemorado em 2008. Através de diferentes análises sobre o discurso rosiano, os autores convidam o leitor a refletir sobre a angústia humana, gerada pela necessidade de tomar decisões éticas. Diante de personagens e situações criados por Guimarães Rosa, tentam desvendar os mistérios da eterna luta entre o bem e o mal, apresentada tanto no sertão transformado em campo de batalha quanto dentro do coração humano. Passam, também, pelos pactos de que vive o homem: Deus e o diabo, eu e o outro, iguais e diferentes. No prefácio, Vilma Guimarães Rosa, filha de João, apresenta uma curta biografia do pai, revelando peculiaridades presentes no cotidiano de um escritor que, em sua travessia entre o particular e o público, criou uma linguagem que marcou para sempre a Literatura Brasileira. Novas e instigantes imagens de Grande Sertão: veredas são reveladas a partir das leituras do grande clássico presentes nos textos de Cleide Maria de Oliveira, Delambre Ramos de Oliveira, Josias da Costa Junior, Leonardo Vieira de Almeida, Marco Antonio G. Bonelli e Maria Clara Lucchetti Bingemer. Os artigos de Eliana Yunes e Stella Caymmi trazem análises sobre dois contos de Guimarães Rosa: A hora e a vez de Augusto Matraga, publicado em Sagarana,e A terceira margem do Rio, publicado na coletânea Primeiras estórias.

http://www.uape.com.br / http://www.editora.vrc.puc-rio.br

 

AS FACES DE DEUS NA OBRA DE UM ATEU - SALMA FERRAZ 

as_faces_de_deusEditora: UFJF
Autor: SALMA FERRAZ
ISBN: 8585252820
Origem: Nacional
Ano: 2003
Edição: 1
Número de páginas: 232
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Neste instigante estudo, Salma Ferraz examina de que maneira Deus se faz presente na ficção narrativa do escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura. Qual a sedução que o tema Deus exerce sobre o romancista? Quais são as faces de Deus na obra de um ateu? Estas e outras inquietantes perguntas são respondidas neste ensaio, uma imprescindível leitura para quem se aventura a conhecer a obra de um dos maiores escritores do século XX.

http://www.editoraufjf.com.br/

 

 

PÓLEN DO DIVINO - SALMA FERRAZ

polen_divinoEditora: Edifurb 
Autor: Salma Ferraz (org.)
ISBN: 978-85-7114-302-9 
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 224
Formato: 15x21 cm

Em Pólen do Divino reunimos diversos artigos que abordam as relações entre Teologia e Literatura, como campo dos estudos literários ao qual denominamos Teopoética. Este discurso que toca as franjas do sagrado e as franjas do literário, num entrelugar quase sem fronteiras, trata de iluminar o mistério da existência humana e tem o homem com sua preocupação central. A Teopoética, enquanto disciplina acadêmica, vem se consolidando em várias universidades brasileiras e latinoamericanas, bem como europeias, pois oferta um campo imenso para debates, livre de dogmas, de preconceitos, de filiação religiosa, para tentar compreender o que significa este conceito de ser um humano, resposta que muitas vezes só a Teologia e a Filosofia sozinhas não conseguem responder.

http://www.furb.br/editora

 

MARIA MADALENA: DAS PÁGINAS DA BÍBLIA PARA A FICÇÃO - SALMA FERRAZ

maria_madalenaEditora: Eduem
Autor: SALMA FERRAZ
ISBN: 978-857628-334-8
Origem: Nacional
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 280
Acabamento: Brochura
Formato: 21,5 x 15,5 cm

O que aconteceu com a trajetória dessa intrigante mulher, uma das mulheres mais importantes dos Evangelhos, que passou de Discípula Amada de Jesus para o papel de meretriz, profissão que efetivamente nunca exerceu? Quem afinal era Maria Madalena e quais os mistérios que pairam sobre sua verdadeira identidade? Por que ocorreu a fusão das denominadas três Marias? Qual é o papel da ficção no resgate da possível biografia dessa mulher que saltou magnificamente das páginas da Bíblia para o imaginário popular ocidental como uma esfinge a ser decifrada e que contém em si um farfalhar de hipótese?

http://www.eduem.uem.br

 

A BAILADORA ANDALUZA - A EXPLISÃO DO SAGRADO NA POESIA DE JOÃO CABRAL - WALDECY TENÓRIO

a_bailadoraEditora: Atelie Editorial
Autor: Waldecy Tenório
ISBN: 85-85851-20-1 
Ano: 1996 
Edição: 1
Número de páginas: 178 
Acabamento: Brochura 
Formato: 12 x 18 cm

Uma obra literária como a de João Cabral de Melo Neto, múltipla e complexa, admite diferentes exercícios de interpretação. Este estudo, que deriva da tese de doutorado de Waldecy Tenório, opera essa análise por meio da interface com a teologia. O autor busca caracterizar a poesia do pernambucano sem restringi-la aos aspectos da superfície textual. Para além da metalinguagem e do apuro formal, ele vê na produção cabralina uma ética solidária ligada a uma profunda e difusa religiosidade.

http://www.atelie.com.br