<strong>DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES EM UM PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (EEA) COMO FERRAMENTAS INVESTIGATIVAS E FORMATIVAS</strong>

Autores

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas-Centro de Educação e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Carlos
  • Regina Tancredi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

mentoria, professor iniciante, desenvolvimento profissional da docência

Resumo

Apresentamos algumas contribuições da realização de experiências de ensino e aprendizagem (EEA) para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e anlisamos como o seu uso se relaciona com a construção do conhecimento profissional e autonomia docente. Essas experiências são estratégias de intervenção, que assumem caráter investigativo, e foram adotadas numa pesquisa-intervenção, por meio de estratégias construtivo-colaborativas, sobre um Programa de Mentoria (PM), via Internet, conduzido por das autoras e por dez professoras experientes (mentoras) que acompanhou individualmente um grupo de professoras iniciantes durante períodos de três meses a dois anos e meio, por meio de correspondências eletrônicas. O PM tem como propósito auxiliar professores iniciantes a lidar com as dificuldades típicas dessa fase da carreira. A pesquisa-intervenção sobre o programa visou, entre outros objetivos, conhecer melhor e analisar o período de indução e a contribuição do PM para a diminuição das dificuldades das professoras iniciantes. Pautou-se em literatura sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, professores iniciantes, processos de mentoria e educação a distância. As fontes de dados foram correspondências mantidas entre cada professora iniciante e sua mentora, diários reflexivos, relatos autobiográficos e redação de casos de ensino das professoras iniciantes. Nesse artigo, além de descrever e analisar as características das EEA, apontamos os procedimentos para a sua realização e aapresnetamos alguns resultados obtidos. Discutimos as implicações do processo proposto para fomentar a aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência e a importância de políticas públicas voltadas para as fases iniciais da carreira docente.

Biografia do Autor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas-Centro de Educação e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é Secretária de Educação a Distância da UFSCar.

Regina Tancredi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Primeira graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, atual Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Araraquara, concluída em 1971. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Educação pela mesma instituição e Programa (1995). Atualmente é professora voluntária (associado - nível 01) na Universidade Federal de São Carlos e professora PPI da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com relação ao ensino básico, tem experiência docente na área de Matemática; atuou também como diretora de escola pública estadual. No ensino superior tem atuado com formação de professores nos cursos de graduação (Matemática, Pedagogia e Letras) e como docente e orientadora no curso de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie. Vem desenvolvendo pesquisa e extensão nas áreas de: Formação de Professores e outros agentes educacionais de diferentes níveis e modalidades de ensino; Processos de Ensino e Aprendizagem, com ênfase em avaliação, ensino de matemática, ensino a distância e políticas educacionais. Orienta alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professor adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Comunicação e Letras - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura) e e professora colaboradora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, área de Processos de Ensino e Aprendizagem, da Universidade Federal de São Carlos.É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009 Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagogicas e casos de ensino.

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Publicado

2014-04-19

Edição

Seção

Artigos