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Diretrizes para Autores

A Revista e-Curriculum do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP é uma revista científica de qualificação A2 pela CAPES, que publica trabalhos originais (que não tenham sido publicados em outro periódico, ANAIS de evento, página da web ou qualquer outro veículo de divulgação); constituído por, no máximo, três autores (sendo, ao menos um desses, doutor).

São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol, italiano, inglês e francês. No caso de artigos redigidos em outra língua que não o Português, é necessário que seja acompanhado de resumo e palavras-chave em português. Os trabalhos deverão ter um título que indique claramente o foco principal do trabalho.

Seguindo a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos; a revisão da língua portuguesa; espanhola, inglesa, italiana e francesa; o estilo de redação, bem como a exatidão; a adequação e a procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo a opinião do Editor e Conselho Editorial.

A publicação de um trabalho implica automaticamente nos direitos autorais da Revista e-Curriculum, podendo ser citada em outros veículos de informação desde que indicada a fonte. Estudos que envolvam seres humanos devem ser acompanhados de documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa, conforme Res. 196/96 e Res. 251/97 Conselho Nacional de Saúde, após a aceitação do trabalho para publicação. Estudos realizados a partir de instituições de fomento à pesquisa podem inserir nota final de agradecimento.

Os trabalhos devem contemplar uma das seguintes áreas temáticas: Educação em Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares; Currículo e Avaliação Educacional; Currículo, Conhecimento e Cultura; Formação de Educadores; Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias em Educação.

Os trabalhos científicos devem ser submetidos exclusivamente via sistema de submissão online acessado via site da revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/index).


Os trabalhos submetidos podem ser dos seguintes Tipos/Categorias:

Trabalho Científico/ Artigo Originalrelato de investigação concluída, visando atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora. O trabalho deve representar uma contribuição relevante para a área da Educação e o campo da investigação, conter referencial teórico consistente, atual e coerente com a problemática em estudo, com argumentação explícita e sustentável e correção de linguagem, com potencial para tornar-se referência para outros estudos e pesquisas. Os artigos devem ter entre 17 e 30 páginas.

O trabalho deve representar uma contribuição relevante para a área da Educação e o campo da investigação, conter referencial teórico consistente, atual e coerente com a problemática em estudo, com argumentação explicita e sustentável e correção de linguagem, com potencial para tornar-se referência para outros trabalhos científicos.

O resumo deve possuir entre 150 e 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, apresentar informações sobre objetivos, fundamentos teóricos, metodologia, contexto estudado quando pertinente, e resultados. O resumo deve apresentar entre 3 e 5 palavras-chave. Título, resumo e palavras-chave devem ser escritos em Português e uma das línguas: Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano. O resumo em língua estrangeira deve ser escrito em itálico.

Resenha Críticaresenha de livro e/análise crítica de relacionada ao campo de confluência da revista. As resenhas devem apresentar, no início, a referência completa da obra analisada, a qual deve ter sido publicada nos últimos 5 anos, escrita originalmente em Português ou em outras línguas (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano), com ênfase na área de educação. As resenhas devem ter entre 3 a 6 páginas apenas (espaço 1,5 - fonte Times New Roman, tamanho 12). 

Memória e Documentosdocumentos atuais e históricos, tanto normativos quanto doutrinários ou propositivos, com o objetivo de preservar ou resgatar a memória da educação e de educadores (até 40 páginas). 

EntrevistasCom pensadores relevantes sobre temas candentes na área da educação, que não tenham sido publicadas em outros periódicos de língua portuguesa ou em outros meios de comunicação e informação, devendo conter entre 6 e 8 páginas.

Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows 95 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, com margens 2,5 cm, papel tamanho A4; recuo de 1,5 cm da esquerda para parágrafos e 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas. Também devem obedecer a NBR 6022/2003, como proposto na redação de artigo disponível no menu da plataforma.

O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO seguida das demais SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a conclusão, enunciados por títulos digitados em maiúsculas, com a mesma fonte do corpo do texto, em negrito e com numeração, ajustados à margem esquerda. Ao final devem vir as referências (sem numeração) seguidas das NOTAS, se houver, com comentários e informações referentes ao texto. As SUBSEÇÕES, quando houver, devem seguir a formatação das seções, porém com letras minúsculas.

Citações e Referências

- Nas citações textuais recomenda-se as normas NBR-6022/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A referência de autores ou fontes deve ser idêntica àquela que constar na citação no texto. Quando o nome do autor fizer parte da sentença citada o ano e a página devem ser registrados imediatamente após o nome do autor. Ex.: Gramsci (1982, p. 78). Caso o nome do autor não esteja incluído na sentença, este é indicado no final da frase citada, em letra maiúscula, entre parênteses, junto com o ano da obra e a página. Ex.: (GRAMSCI, 1982, p. 78). Citações de obras de dupla autoria, o sobrenome dos dois autores deve ser indicado em maiúscula e separados por ponto e vírgula. Ex: (FREIRE; ILLICH, 1975, p. 74). Os trabalhos com três ou mais autores indica-se o sobrenome do primeiro seguido de et al. Ex.: FREITAS et al., 1997, p. 85).

- As citações que contenham até 3 (três) linhas devem permanecer com a mesma fonte do texto e identificadas entre aspas.As citações com mais de três (3) linhas devem vir destacadas em blocos e recuadas em 4 cm, coincidindo a margem direita com o texto, utilizando a mesma fonte do texto, porém em tamanho menor (11), sem aspas e com espaçamento simples.

- Quadros e tabelas devem ser incluídos nos textos e numerados com algarismos arábicos em negrito, nomeados, acima dos mesmos, com as respectivas legendas.

Todas as ILUSTRAÇÕES (desenhos, figuras, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, organogramas, quadros e outros) devem conter legendas posicionadas logo abaixo. Esses objetos e respectivas legendas devem ser centralizados na página, utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10. As legendas devem ser precedidas da palavra designativa (Tabela, Figura, Quadro etc.), seguida de seu número (algarismo arábico) de ordem de ocorrência no texto, do respectivo título ou explicação breve e clara. Caso a Tabela ou a Ilustração seja elaborada por outro autor, é necessário abaixo da mesma indicar a fonte incluindo autor, ano de publicação e número da página, e incluir a respectiva referência no final do texto.

- Não utilizar notas de rodapé no corpo do texto, as notas podem ser enumeradas e inseridas no final do texto (notas de fim).

Recomenda-se que os nomes dos autores sejam citados na íntegra e não apenas suas iniciais. Contudo, é preciso manter uma padronização. Na impossibilidade de utilizar o nome completo para todos os autores, utilizar as iniciais em todos. Ex.: DEMO, Pedro ou DEMO, P.

Exemplo de referências:

Artigos:

BEHRENS, Marilda Aparecida; JOSÉ, Eliana Mara. Aprendizagem por projetos e os contratos didáticos. Revista Diálogo Educacional – Programa de Pós-graduação em educação – PUCPR, v. 2, n° 3, jan./jun. 2001.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Cidadania e trabalho no ensino de segundo grau. Em Aberto, v. 4, n° 28, 1985, p. 35-38.

Livros e Teses

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Tradução de Maria Cristina Monteiro. 2. ed. Porto Alegre: Arte Médicas, 1989.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

CAVALLET, Valdo José. A Formação do Engenheiro Agrônomo em Questão: a expectativa de um profissional que atenda às demandas sociais do século XXI. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

Capítulo de livro

FAGUNDES, Léa da Cruz; LOPES, Daniel de Queiroz; VALENTINI, Carla Beatris. Pesquisa e avaliação de práticas inovadoras para a inclusão da escola na cultura digital. In: FERRENTINI, Fábio Sampaio; ELIA, Marcos da Fonseca (Orgs.). Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012. p. 69 - 79.

Resumos de congresso, fóruns, seminários

WACHOWICZ, Lilian Anna. O método didático e sua fundamentação na lógica dialética. In: V Fórum de Pró-Reitores de Graduação. Curitiba: UFPR, 1992.

Dados fornecidos por agências governamentais (Secretarias, Ministérios, IBGE etc.), catálogos, centros de documentação, repertórios:

UNESCO. Directory of Educational Research Institutions. 2. ed. Paris, UNESCO, 1986. SMS-RJ (Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro). 2000.

Dados sobre acidentes ocupacionais com material biológico. Rio de Janeiro: Programa de DST-Aids /Coordenação de Doenças Transmissíveis / Superintendência de Saúde Coletiva -SMS-RJ. Leis, Decretos, Portarias BRASIL. 1996.

Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Publicada Diário Oficial da União, DF, Ano CXXXIV, n° 248, p. 27.833 - 27.841.

Artigo de jornal sem indicação de autoria

O GLOBO. Fórum de debates discute o projeto Educando o Cidadão do Futuro. O Globo, Rio de Janeiro, 6 jul. Caderno 1, 2001, p. 18.

Artigo de jornal com indicação de autoria

TOURAINE, Alan. Uma resistência possível. Folha de São Paulo, 3 jul., Caderno Mais, no. 486, 2001, p.18-20.

Texto em periódico eletrônico

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, 2010. p. 37-58, set./dez., 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270> Acesso em: 12 ago. 2016.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. As URL para as referências são informadas e acompanhadas da respectiva data de acesso.

  4. texto segue as orientações de formato especificadas; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. Não há identificação da autoria do trabalho no arquivo e em opções das propriedades do arquivo, garantindo o critério de anonimato.

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Todo o conteúdo da revista e-curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados. 

 

 

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