Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista e-Curriculum?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Revista e-Curriculum, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, é uma revista científica de qualificação A2 pela CAPES, que publica trabalhos originais (que não tenham sido publicados em outro periódico, ANAIS de evento, página da web ou qualquer outro veículo de divulgação); constituídos por, no máximo, quatro autores (tendo, ao menos um destes, titulação de DOUTORADO).

A e-Curriculum adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para evitar a identificação dos autores não é permitida quaisquer referências, explícitas ou implícitas, de autoria no corpo do texto, que permitam ao avaliador inferir a autoria do trabalho. Recomenda-se o formato “XXX” em substituição ao nome do autor. No caso de aprovação para publicação, a equipe editorial buscará as informações de autoria nos metadados do trabalho.

São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol, italiano, inglês e francês. No caso de artigos redigidos em outra língua que não o português, é necessário que seja acompanhado de título, resumo e palavras-chave em português. Os trabalhos deverão ter um título que indique claramente o foco principal do trabalho.

Seguindo a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos; a revisão da língua portuguesa, espanhola, inglesa, italiana e francesa; o estilo de redação, bem como a exatidão, a adequação e a procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo a opinião do Editor e Conselho Editorial.

A publicação de um trabalho implica automaticamente na cessão dos direitos autorais à Revista e-Curriculum, podendo ser citada em outros veículos de informação desde que indicada a fonte. Estudos que envolvam seres humanos devem ser acompanhados de documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa, conforme Res. 196/96 e Res. 251/97 do Conselho Nacional de Saúde, após a aceitação do trabalho para publicação. Estudos realizados a partir de instituições de fomento à pesquisa podem inserir nota final de agradecimento.

A Revista e-Curriculum reserva-se o direito de não publicar artigos de um mesmo autor em intervalos menores que 12 meses. Os editores reservam-se o direito de recusar o artigo sobre o qual foram feitas ressalvas e/ou solicitadas alterações, caso não sejam atendidas as solicitações feitas pelos pareceristas. A publicação de artigos deve se submeter às normas de formatação adotadas pela revista, conforme Template.

É de responsabilidade dos autores o custeio com a revisão de norma culta do texto, que deverá ser realizada, em caso de aceite do trabalho, por revisores indicados pela Revista.

Os trabalhos devem contemplar uma das seguintes áreas temáticas: Educação em Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares; Currículo e Avaliação Educacional; Currículo, Conhecimento e Cultura; Formação de Educadores; Interdisciplinaridade; Tecnologias em Educação.

Os trabalhos científicos devem ser submetidos exclusivamente via sistema online acessado pelo website da revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/index).

 

Os trabalhos submetidos podem ser dos seguintes Tipos/Categorias:

Artigo Original: relato de investigação concluída, visando atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora. O trabalho deve representar uma contribuição relevante para a área da Educação e o campo da investigação, conter referencial teórico consistente, atual e coerente com a problemática em estudo, com argumentação explícita e sustentável e correção de linguagem, com potencial para tornar-se referência para outros estudos e pesquisas. Os artigos devem ter entre 15 e 22 páginas incluindo as referências (submissões a partir de 19.08.2019).

O resumo deve possuir entre 150 e 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entrelinhas 1,0 e apresentar informações sobre objetivos, fundamentos teóricos, metodologia, contexto estudado (quando pertinente), e resultados. O resumo deve apresentar entre 3 e 5 palavras-chave. Título (máximo 20 palavras), resumo e palavras-chave devem ser escritos em português, inglês e espanhol, além do idioma de origem do artigo. Os títulos, resumos e palavras-chave em línguas estrangeiras devem ser escritos em itálico.

Resenha Crítica: resenha de livro relacionado ao campo de confluência da revista. As resenhas devem apresentar, no início, a referência completa da obra analisada, a qual deve ter sido publicada nos últimos 5 anos, escrita originalmente em português ou em outras línguas (inglês, espanhol, francês, italiano), com ênfase na área de educação. As resenhas devem ter entre 5 a 10 páginas, sendo redigidas com espaço 1,5 entrelinhas, em fonte Times New Roman, tamanho 12). 

Memória e Documentos: documentos atuais e históricos, tanto normativos quanto doutrinários ou propositivos, com o objetivo de preservar ou resgatar a memória da educação e de educadores (até 40 laudas). Esta categoria será reservada à proposição da equipe editorial. 

Entrevistas: com pensadores relevantes sobre temas candentes na área da educação, que não tenham sido publicadas em outros periódicos de língua portuguesa ou em outros meios de comunicação e informação, devendo conter entre 6 e 8 páginas.

Todos os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows 95 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas e parágrafos, com margens 2,5cm, papel tamanho A4; recuo de 1,25cm da esquerda para parágrafos e 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas. Também devem obedecer à NBR 6022/2003, como proposto na redação de artigo disponível no menu da plataforma, ou, em caso de artigos internacionais, outro sistema coerente e reconhecido pela comunidade científica internacional.

O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO seguida das demais SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a CONCLUSÃO, enunciados por títulos digitados em maiúsculas, com a mesma fonte do corpo do texto, em negrito e com numeração, ajustados à margem esquerda. Ao final devem vir as referências (sem numeração) seguidas das NOTAS, se houver, com comentários e informações referentes ao texto. As SUBSEÇÕES, quando houver, devem seguir a formatação das seções, porém com letras minúsculas (Conforme indicado no Template).

Template

Não utilizar notas de rodapé no corpo do texto, as notas podem ser enumeradas e inseridas no final do texto (notas de fim).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. As URL para as referências são informadas e acompanhadas da respectiva data de acesso.

  4. texto segue as orientações de formato especificadas; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, e Template na seção Sobre a Revista.
  6. Não há identificação da autoria do trabalho no arquivo e em opções das propriedades do arquivo, garantindo o critério de anonimato.

  7. Todos os autores deverão obrigatoriamente indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID.

    Caso não tenha, clique aqui para se cadastrar

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não são utilizados para outras finalidades.