Aportes à pesquisa sobre educação e trabalho no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Autores

  • Candido Giraldez Vieitez Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Palavras-chave:

educação e trabalho, MST, educação e movimentos sociais

Resumo

Resumo: O principal escopo deste texto é o de realizar uma análise acerca das pesquisas sobre educação e trabalho no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com o objetivo de mais bem determinar a problemática educação e trabalho, colocamos em epígrafe três questões cruciais para o desenvolvimento educacional e econômico do Movimento: a reforma agrária democrática; a economia política; e a base social do MST. As reflexões contidas neste texto apóiam-se em revisão da literatura pertinente à temática e em pesquisas empíricas efetuadas em várias escolas e assentamentos do MST.

Biografia do Autor

Candido Giraldez Vieitez, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor Assistente Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Professora livre-docente III da UNESP, Campus de Marília. Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos