<strong>A MATRIZ DE PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: UM CRIVO DE DENÚNCIA-ANÚNCIO DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES</strong>

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Paulo Freire, prática curricular, educação libertadora

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar a matriz de pensamento de Paulo Freire como um crivo de denúncia –anúncio de concepções e práticas curriculares. A denúncia diz respeito a saberes e práticas curriculares que emanam da tradição eurocêntrica. O anúncio se apresenta como uma proposta contra-hegemônica, na perspectiva de construção de um currículo crítico emancipatório. Serão visitadas obras de Freire, no sentido de trazer para o trabalho referências do autor que fazem a crítica a concepções e práticas curriculares desumanizadoras, bem como argumentos ético e epistemológicos que anunciam princípios para decisões e práticas curriculares que se situam no quadro da educação crítica. O texto apresenta, inicialmente, evidências que atestam a atualidade do pensamento de Paulo Freire, com a intenção de demonstrar a vigência e vitalidade do legado freireano ao redor do mundo. Segue denunciando a vigência de decisões e práticas curriculares que concretizam o que Paulo Freire denominou ‘educação bancária’ e anuncia proposições éticas e epistemológicas, na direção de uma pedagogia emancipatória.

Biografia do Autor

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo., onde coordena a Cátedra Paulo Freire. Tem experiência na área de Educação, orientando e desenvolvendo pesquisas sobre : políticas públicas, currículo, formação de educadores e avaliação educacional.

Antonio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Antonio Fernando Gouvêa da Silva é doutor em Educação. É docente e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba). Desenvolve pesquisa sobre o legado de Paulo Freire junto à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Atua na linha de pesquisa sobre políticas de currículo.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Artigos