As representações sociais de professoras da Educação Básica sobre internet e escola: um estudo em uma escola UCA em Minas Gerais.

Autores

  • Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos Secretaria Municipal de Educação de Itabira, Minas Gerais
  • Simao Pedro P. Marinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Programa de Pós-graduação em Educação

Palavras-chave:

representações sociais, escola, internet, professores da Educação Básica, tecnologias digitais

Resumo

O artigo descreve as representações sociais sobre internet e escola de professoras da Educação Básica de uma escola da rede municipal de Itabira, Minas Gerais, anteriores à sua formação no Projeto Um Computador por Aluno, Projeto UCA, tendo servido para orientar o processo formativo. Foi identificada uma interessante convergência entre representações. A pesquisa permitiu compreender práticas a partir do processo de construção das representações no cotidiano e nas relações entre os sujeitos. Propõe-se que os processos de formação continuada de professores para o uso educacional das tecnologias digitais de informação e comunicação considerem a percepção dos profissionais sobre os recursos das tecnologias para que se favoreça a adesão do profissional à proposta de formação continuada e à inovação pedagógica e se propicie a construção de saberes pedagógicos e a renovação das práticas didáticas.

Biografia do Autor

Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, Secretaria Municipal de Educação de Itabira, Minas Gerais

Secretaria Municipal de Educação de Itabira, Minas Gerais

Simao Pedro P. Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Programa de Pós-graduação em Educação

Programa de Pós-graduação em Educação, PUC Minas

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Artigos