INTERFACES ENTRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO MULTICULTURALISMO CRÍTICO

Fernanda Gomes Françoso, Saulo Françoso, Marcos Garcia Neira

Resumo


No cenário globalizado, aumenta vertiginosamente o debate sobre o multiculturalismo na educação. Dentre as variadas respostas oferecidas à diversidade cultural, defendemos as proposições teóricas do multiculturalismo crítico pelo seu compromisso na contextualização e compreensão do processo de construção das diferenças e desigualdades, e suas relevantes contribuições para uma pedagogia radical que incorpore de forma crítica os conhecimentos dos grupos subalternizados. Nesse artigo, propomos um trabalho articulado entre os componentes curriculares de História e Educação Física. A partir da literatura, retomamos a história recente de ambos os componentes com o intuito de discutir como as diferentes teorias curriculares posicionaram-se frente à diversidade cultural. Posteriormente, apresentamos possibilidades de encaminhamentos pedagógicos para um trabalho interdisciplinar, a partir de categorias centrais do multiculturalismo crítico, oferecendo alternativas que ajudem na superação da visão monocultural e eurocêntrica predominante nas práticas pedagógicas de História e Educação Física.

Palavras-chave: Currículo de História; currículo de Educação Física; multiculturalismo crítico.


Palavras-chave


currículo de história; currículo de educação física; multiculturalismo crítico

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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