A ARQUEOLOGIA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR: ENREDO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO INTEGRADO

Autores

  • Xênia Diógenes Benfatti Universidade de Fortaleza
  • Grace Troccoli Vitorino Universidade de Fortaleza
  • Meirecele Calíope Leitinho Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p751-767

Palavras-chave:

Ensino Médio. Educação Profissional. História. Currículo Integrado.

Resumo

Nas últimas décadas as dificuldades e as incompreensões conceituais acenturam a frágil identidade do Ensino Profissionalizante na Educação Básica, remontar sua história e relacioná-la ao currículo integrado constitui-se o propósito deste artigo, que foi desenvolvido como parte da pesquisa de doutorado intitulada: O Currículo do Ensino Médio Integrado: da intenção à realização, concluída em novembro de 2011. A pesquisa realizada para esse estudo se caracterizou como qualitativa e assumiu metodologicamente o aspecto de bibliográfica, cujas categorias teóricas definidas foram: a história da Educação Profissional; o Ensino Médio e sua articulação com a formação para o Trabalho e o currículo integrado na Educação Profissional. O problema de pesquisa foi tomado pela questão: como a concepção de currículo integrado surge na Educação Profissional brasileira? Os resultados da pesquisa indicam que os contornos e nuances contidos na história da Educação Profissional são suportes arqueológicos significativos para compreensão e análise da identidade conceitual e estrutural observada hoje nas escolas que integram o Ensino Médio à Educação Profissional.  A título de conclusão pode-se inferir que as resistências, mudanças e embates são aspectos intrinsecamente relacionados ao passado histórico da Educação Profissional brasileira, portanto, não há como analisar o presente sem relacioná-lo à sua história

Biografia do Autor

Xênia Diógenes Benfatti, Universidade de Fortaleza

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará ; professora e pesquisadora da Universidade de Fortaleza nas áreas de avaliação, currículo e formação de professores.

Grace Troccoli Vitorino, Universidade de Fortaleza

Doutora em Educação pela UFC, professora e pesquisadora da Universidade de Fortaleza

Meirecele Calíope Leitinho, Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará

Pós Doutora pela Universidade de Brasília, professora e pesquisadora da UECe e UFC

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Publicado

2018-10-08

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Seção

Artigos