OS IMPACTOS DOS FEMINISMOS E DOS ESTUDOS DE GÊNERO NO CURRÍCULO EDUCACIONAL

Autores

  • Fabiane Freire França Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão – Paraná – Brasil.
  • Delton Aparecido Felipe Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) – Paraná – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p550-562

Palavras-chave:

Teorias Feministas. Estudos de Gênero. Currículo.

Resumo

A professora Margareth Rago, pós-doutora e livre docente da Universidade Estadual de Campinas, é professora titular do Departamento de História desde 1985. Foi professora visitante da Universidade de Colúmbia em Nova York, entre 2010 e 2011, e do Connecticut College nos Estados Unidos, entre 1995 e 1996. Ministrou aulas na Universidade de Paris 7 em 2003. Fez parte do Coletivo responsável pela publicação da revista "Libertárias", entre 1998 e 2000 e é uma das coordenadoras da revista digital feminista internacional LABRYS. A professora tem estudos e pesquisas sobre feminismo, subjetividade, gênero, Foucault e anarquismo, dentre outras temáticas. Atualmente é assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, da CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e participa do Centro de Cultura Social de São Paulo. Nessa entrevista, a professora dialoga sobre polêmicas atuais no campo das Teorias Feministas e dos Estudos de Gênero e seus impactos nos currículos educacionais.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão – Paraná – Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – Paraná (UEM/PR). Mestre em Educação e Pedagoga. Docente do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão – Paraná – Brasil. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG/UNESPAR) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC – Cnpq).

 

Delton Aparecido Felipe, Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) – Paraná – Brasil.

Pós-Doutor em História, Doutor em Educação, Mestre em Educação e Historiador. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) – Paraná – Brasil. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e do Núcleo Estudos Interdisciplinar Afro-brasileiros (NEIAB) e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC – Cnpq).

Referências

RAGO, Margareth. Do Cabaré ao lar. A utopia da cidade disciplinar: Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

RAGO, Margareth. Prazeres da noite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

RAGO, Margareth. Epistemologia Feminista: Gênero e História. In PEDRO, J.M & SCHIEBINGER, Londa. Feminismo Mudou a Ciência?. Bauru: SP. EDUSC, 1998.

RAGO, Margareth. Libertar a História. In: ORLANDI, Luiz B.L.e VEIGA-NETO, Alfredo (Org). Imagens de Foucault e Deleuze ressonâncias nietzchianas. Rio de Janeiro: DP &A, 2002.

RAGO, Margareth. Foucault, História & Anarquismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2004.

RAGO, Margareth. Anarquismo e feminismo no Brasil. Audácia de sonhar: memória e subjetividade em Luce Fabbri. 3 ed. ver. amp. Rio de Janeiro: Achiamé, 2007.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Unicamp, 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Entrevistas