RÁDIO-ESCOLA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS

Autores

  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação
  • Larissa de Almeida Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p768-787

Palavras-chave:

mídia-educação, multimodalidade, linguagem radiofônica, Ensino Médio

Resumo

O trabalho relata o processo de desenvolvimento e teste de oficinas de rádio que integraram demandas do programa “Rádio Escola” do MEC com referenciais internacionais de mídia-educação. O diálogo entre o programa e as demandas se justifica pela necessidade de integrar a escola ao movimento internacional de promoção do engajamento cívico de jovens, empoderando os agentes escolares, através da aquisição de habilidades de media literacy. O objetivo foi sugerir aprimoramentos para a política das rádios escolares do Programa Mais Educação do MEC, integrando-as ao contexto mais amplo da educação para a mídia e da cultura digital. A metodologia consistiu num estudo de campo para observar diretamente as atividades propostas a um grupo específico. O trabalho se fundamenta nos conceitos-chave da mídia-educação e nos multiletramentos. Os dados foram coletados durante a realização das oficinas, utilizando-se de três instrumentos: material produzido pelos participantes, diário de campo e questionário de avaliação, ao final do último encontro. Os dados foram avaliados segundo três categorias: engajamento na proposta, qualidade das produções, percepções dos participantes no que se refere à relevância e viabilidade da proposta. Os resultados permitiram mapear habilidades desenvolvidas com as oficinas e modos de integrar a escola ao contexto mais amplo da cultura digital, usando a linguagem radiofônica.

Biografia do Autor

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), doutora em Educação com pós-doutorado em Estudos de Mídia na The Opne University Inglesa. Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Larissa de Almeida Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Programa de Pós-graduação em Educação

Licenciada em Letras pela Universidade de Uberaba, mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Referências

ASSOCIATION FOR MEDIA LITERACY (AML). Critical Media Literacy Teachable Moments. Disponível em: <http://www.aml.ca/category/resources/critical-media-literacy-teachable-moments/>. Acesso em: 12 mar. 2015.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2010.

BERARDI, A. ET AL. Como encontrar e compartilhar soluções próprias da comunidade - Um Manual Prático. Disponível em: <http://projectcobra.org/wp-content/uploads/PH_PT_Web.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial n. 17. Institui o Programa Mais Educação. Brasília, DF: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto-lei n. 7083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Brasília, DF: MEC, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Di-versidade. Escola que Protege: Enfrentando a violência contra crianças e adolescentes.

Brasília: MEC, SECAD. 2008, 2ª edição. Disponível em: <http://goo.gl/Hpst9y>. Acesso em: 25 mai. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Manual Operacional de Educação Integral. Brasília, 2014. Disponível em: <http://goo.gl/SrIjxz>. Acesso em: 10 mai. 2014.

BUCKINGHAM, D. Media Education: literacy, learning and contemporary culture. Lon-dres: Polity Press, 2003.

BURN, A. E DURRAN, J. Media Literacy in Schools: practice, production and progres-sion. Londres: Sage/Paul Chapman Publishing, 2007.

CENPEC, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Cader-nos Cenpec n. 2. São Paulo: CENPEC, 2006. Disponível em: <http://goo.gl/BILQwg>. Aces-so em: 25 mai. 2013.

COPE, B. e KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social Futures. Londres: Routledge: 2000.

COSTA, R. Cultura Digital. 3 ed. São Paulo: Publifolha, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE/NIC.BR. PNAD - Acesso à internet e posse de telefone móvel para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2007.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e reconstrução da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 687-717, out. 2008.

KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Londres: Routledge. 2010.

LUSTED, D. (org.) The Media Studies Book – A Guide for Teachers. Londres: Routledge, 1991.

OFCOM. Ofcom’s Strategy and Priorities for the Promotion of Media Literacy - A statement. Londres, 2004. Disponível em . Acesso 18 março 2015.

QUALIFICATIONS AND CURRICULUM AUTOHORITY. Media Studies – A level per-formance descriptions. Londres, QCA, 2003.

SIQUEIRA, A. B. Mídia: quer estudar essa matéria? In.: Salto para o Futuro: mídia-educação e currículo escolar, v. 1, p. 4-18, 2013.

UNESCO. Alfabetização midiática e informacional – Currículo para a formação de pro-fessores. Brasília: UNESCO/UFTM, 2013.

WILLIANS, R. Key words. Oxford: Oxford University Press, 1985.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos