AS LUTAS E PROPOSIÇÕES DO MOVIMENTO NEGRO: O BLOCO AFRO AKOMABU DO CENTRO DE CULTURA NEGRA DO MARANHÃO (CCN-MA)

Autores

  • Kátia Evangelista Regis Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Marcelo Pagliosa Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Luís)
  • Gracy Kelly Souza

Palavras-chave:

Movimento negro. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Lei nº 10.639/2003.

Resumo

Este artigo discute os resultados da pesquisa realizada no Bloco Afro Akomabu do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), que teve por objetivo compreender como as ações educativas realizadas pelo Bloco contribuem para a construção da identidade negra. Discute-se se as intencionalidades da ação educativa realizada pelo Bloco dialogam com outros movimentos sociais e refletem sobre os subsídios que as atividades do Bloco Afro Akomabu oferecem para a realização de práticas educativas que contemplem a diversidade étnico-racial no contexto da implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Para tanto, debate-se neste trabalho as políticas públicas federais para a população negra que foram desenvolvidas desde 2003 e realiza-se um breve histórico das lutas da população negra do Maranhão. Conclui-se que as ações do Bloco Afro Akomabu e do CCN-MA colaboram para o processo de construção da identidade negra, para o reconhecimento e valorização da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e proporcionam elementos para o questionamento dos currículos eurocêntricos das instituições educacionais.

 

 

 

Biografia do Autor

Kátia Evangelista Regis, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique. Entre 1998-2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular, que desenvolvia a alfabetização de jovens e adultos. Coordenou o Núcleo de Consciência Negra na Universidade de São Paulo (1998-2002), sendo responsável pelo projeto de alfabetização de jovens e adultos, que destacava as relações étnico-raciais no currículo da Educação de Jovens e Adultos. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (2002-2005). Foi assessora de formação e sistematização no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão (Campus São Luís). Docente e Coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, iniciativa pioneira no Brasil. Coordena  a Pesquisa "Educação e Relações Étnico-Raciais: O Estado da Arte". Integrante do Grupo de Trabalho nº 21 "Educação e Relações Étnico-Raciais" da Associação Nacional  de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFMA. Principais temas de discussão na área educacional: relações étnico-raciais e  currículos escolares.

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Dossiê Temático - "Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos"