OBJETIVIDADES E SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA SOBRE OS CURRÍCULOS

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://orcid.org/0000-0003-3759-0377
  • Tadeu Aparecido Malaquias Teatro Guaíra - Orquestra Sinfônica do Paraná Prefeitura Municipal de Quatro Barras/PR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p879-910

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Fenomenologia. Currículo. Educação musical.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a relação entre políticas curriculares e fenomenologia como abordagem interpretativa para a educação musical. Outros objetivos propostos foram contextualizar a fenomenologia, analisar sua colaboração para o estudo dos currículos e explicitar considerações sobre currículos elaboradas a partir de uma perspectiva fenomenológica. Para isso, a pergunta central foi: quais as relações entre fenomenologia e currículo, na educação musical? A relevância deste artigo está na oportunidade de explorar a contribuição da fenomenologia para o avanço dos estudos sobre currículos. O trabalho, de natureza bibliográfica, se baseou nos conceitos trazidos por Silva (1999), sobre currículo, Husserl (1996) e Heidegger (2006), sobre fenomenologia, além dos acréscimos de Ball (2001), Scruton (2009), Eyng et al. (2013), Pacheco (2003) e Swanwick (2014) sobre educação musical, entre outros. Os resultados possibilitaram uma reflexão sobre como a fenomenologia pode auxiliar nas construções curriculares, em especial, em relação à educação musical, mantendo seu viés abrangente e inserindo questões ligadas ao mundo contemporâneo. A abertura fenomenológica trouxe a possibilidade do currículo se tornar um espaço para debates sobre as artes e contextos culturais, além de temas como ideologia, gênero e inclusão, fenômenos cada vez mais abordados e influentes presentes nas políticas educacionais.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR - A2.

Tadeu Aparecido Malaquias, Teatro Guaíra - Orquestra Sinfônica do Paraná Prefeitura Municipal de Quatro Barras/PR

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor da Prefeitura Municipal de Quatro Barras.

Músico da Orquestra Sinfônica do Paraná.

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Publicado

2018-10-08

Edição

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Artigos