OS CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS/RJ: EM BUSCA DA JUSTIÇA COGNITIVA E DA TESSITURA DA EMANCIPAÇÃO SOCIAL

Eliane Fernandes de Lacerda, Inês Barbosa de Oliveira

Resumo


Este artigo origina-se de uma dissertação de Mestrado em Educação cuja pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede pública municipal de Angra dos Reis/RJ. Tem por objetivo compreender os currículos que são tecidos cotidianamente pelas professoras e professores e seu possível potencial emancipatório, apesar do processo crescente de desqualificação da escola pública, de seus profissionais e ações. Desenvolve-se a partir de uma postura teórico-político-epistemológico-metodológica das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, através de um mergulho com todos os sentidos oportunizando as observações e as conversas, que originaram as narrativas contadas/vividas. Defende a ideia que os praticantespensantes tecem os currículos praticadospensados, nos quais podem estar inscritas práticas com potencial emancipatório, pautadas na busca pela justiça cognitiva. Parte do pressuposto de que as práticas cotidianas tecem conhecimentos múltiplos, válidos e que precisam ser reconhecidos, pois não se resumem aos que a cultura hegemônica ocidental moderna apresenta como legítimos, os saberes formais. Pretende contribuir para a desinvisibilização e compreensão desses currículos, podendo favorecer a democratização das escolas e da sociedade, contribuindo com a tessitura da emancipação social. Concluímos que a ideia da imposição de um currículo único é uma ilusão autoritária das esferas oficiais e também reconhecemos um relevante potencial emancipatório nas práticas pedagógicas pesquisadas, na medida em que promovem o diálogo horizontal entre os saberes.

Palavras-chave


Cotidiano Escolar. Currículos praticadospensados. Justiça Cognitiva.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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