BULLYING NAS ESCOLAS: PRECONCEITO, ESTIGMAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS E PARA A PAZ

Autores

  • Neura Cézar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil. 
  • Luiz Augusto Passos Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá/MT – Brasil.
  • Suely Dulce de Castilho Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá/MT – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p787-820

Palavras-chave:

Bullying. Escola. Valores. Sentimentos. Educação para a paz.

Resumo

Este artigo apresenta e discute a respeito da manifestação do bullying no cotidiano escolar e na vivência dos estudantes e inclui análise acerca da violência expressa por eles. A pesquisa de abordagem qualitativa seguiu o modelo de inserção etnográfica, foi realizada em Cuiabá/MT, em três escolas, sendo duas públicas (estadual e municipal) e uma particular, em 2010. Participaram 35 estudantes, 17 educadores (corpo técnico-pedagógico) e seis famílias. Para a coleta das informações foi utilizada observação participante, entrevista semiestruturada e história de vida. A pesquisa revela a existência do bullying na interação entre estudantes, bem como na relação professor/estudante, como um problema que desconcerta e perturba o ambiente para todos os envolvidos; e como um comportamento, por vezes cruel e cujas razões não são compreendidas, no desenvolvimento psíquico dos estudantes. O estudo aponta para a necessidade urgente da inclusão da educação para a paz, dos sentimentos e dos princípios éticos como um conteúdo a transversalizar o currículo, objetivando contribuir para o reconhecimento, a desnaturalização e o enfrentamento das práticas do bullying no ambiente escolar – reflexos evidentes do mundo dos adultos.

Biografia do Autor

Neura Cézar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil. 

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Serviço Social e em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil. 

Luiz Augusto Passos, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá/MT – Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Filosofia e Teologia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso e é Membro do Núcleo Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação, Cuiabá/MT – Brasil.

Suely Dulce de Castilho, Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá/MT – Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduação em Letras e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE – do Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Integrante do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE/UFMT).

Referências

Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (ABRAPIA). Bullying. Disponível em: . Acesso em: 15 mai de 2009.

AGAMBEN, Giogio. Deus não morreu. Ele tornou-se dinheiro. Instituto Humanitas da Unisinos. São Leopoldo/RS. Disponível em: <http://migre.me/uUVam>. Acesso em: 6 set 2016.

BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto , 1994.

BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da Ação Comunicativa: uma leitura de Habermas. 3 ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2001.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Outro esse difícil. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e etnia. São Paulo: Brasiliense, l986.

CASTILHO, Suely Dulce de. Culturas, família e educação na comunidade negra rural de Mata Cavalo - MT. 2008. 295 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC de São Paulo, São Paulo, 2008.

CÉZAR, Neura. Bullying: preconceito, estigmas e desafios da educação para a paz. 2010. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Cuiabá, 2010.

CHAUÍ, Marilena. Uma ideologia perversa: explicações para a violência impedem que a violência real se torne compreensível. Folha de São Paulo, 14 mar, Caderno Mais, 1999, p. 3-5.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1999.

COSTANTINI, Alessandro. Bullying, como combatê-lo? Prevenir e enfrentar a violência entre jovens. São Paulo: Itália Nova, 2004.

DAMÁSIO, Antonio R. O erro de Descartes: a emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

ENGUITA, Mariano Fernández A face oculta da escola. Porto Alegre: ArtMed, 1989.

FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas-SP: Verus, 2005.

FERRÉS, Joan. Las Pantallas y el cerebro emocional. Gedisa Editorial: Barcelona, 2014.

______. Educar en una cultura del espectáculo. Barcelona: Paidós Ibérica, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia como prática da liberdade. São Paulo: Cortez, 1995.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos Sonhos. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Edição Standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. Os Chistes e sua relação com o inconsciente. Obras Standard, Vol. VIII, 1905.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Grubhas, 2002.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.

GÓES, Moacir. Conflito. In: STRECK, Danilo. R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2008. p. 93-95.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, 1988.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 58ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Psicologia Social Crítica: como prática de libertação. 5. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

______; SILVA, Michele Reis da (Coord). Bullying: mais sério do que se imagina. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

JODELET, Denise. A Alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, Angela. (Org.). Representando a alteridade. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002. p. 47-67.

LA TAILLE, Yves. A vergonha: a ferida moral. São Paulo. Vozes, 2002.

LEVISKY, David. Adolescência: reflexões psicanalíticas. São Paulo: casa do Psicólogo, 1998.

LOPES NETO, Aramis Antonio. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 81, n. 5, 2005, p. S164-S172, nov., 2005. Disponível em: . Acesso em 20 mai de 2009.

MATURANA R., Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

MAUSS, Marcel Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosaic Naify, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. São Paulo: Centauro , 2004.

OLWEUS, Dan. Bullying at school. Oxford USA: Blackwell Publishing, 1998.

PASSOS, Luiz Augusto. Ética: projeto a ser construído. Revista Educação Pública – Programa de Pós-Graduação em educação – UFMT, v. 3, nº 3, jun., 1994a. p. 89-106.

_____. O corpo, carne e ser em Merleau-Ponty: a relação indissociável das coisas com o mundo com tudo e todos. V Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste. Cuiabá. 2013. Disponível em: <https://anaiscongressofenomenologia.fe.ufg.br/up/306/o/Luizpassos.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016.

______. Processos educacionais em Aguaçú: configurações do imaginário em diversidades culturais. Revista Educação Pública – Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, v. 3, nº 4, jul./dez., 1994b. p. 171 -225.

______. Retrato bem temperado da cultura escolar brasileira. In: SILVA, Aída M. M.; AGUIAR, Márcia A. da Silva. (Orgs). Retrato da Escola no Brasil. Brasília: Artgraf, 2004, p. 29-64.

PEREIRA, Sônia Maria de Souza. Bullying e suas implicações no ambiente escolar. São Paulo: Paulus, 2009.

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos. In: TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. A formação da personalidade ética: Estratégias de trabalho com afetividade na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2009.

ZANELLA, Andréa Vieira. Sujeito e Alteridade: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural. Revista Psicologia & Sociedade, nº 17 (2), mai./ago. 2005, p. 99-104.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos