<strong>GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA</strong>

Autores

  • Vani Moreira Kenski USP

Palavras-chave:

Educação a distância, plano de mídias, gestão de projetos

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre o uso de diferentes tipos de mídias em projetos educacionais, sobretudo em educação a distância. Parte do pressuposto de que a natureza de cada suporte mediático requer planejamento diferenciado do processo pedagógico que vai ser realizado por seu intermédio. Ou seja, considera que, assim como cada modalidade de ensino requer o tratamento diferenciado do mesmo conteúdo _ de acordo com os alunos, os objetivos a serem alcançados, o espaço e tempos disponíveis para a sua realização etc. _ cada um dos suportes mediáticos tem cuidados e formas de tratamento específicas que, ao serem utilizadas, alteram a maneira como se dá e como se faz a educação. Encaminha a reflexão para a necessidade de elaboração de “plano de mídias” que oriente a definição dos projetos em EAD e a gestão do uso das mídias na instituição educacional. Apresenta alguns critérios para a organização deste plano.

Biografia do Autor

Vani Moreira Kenski, USP

Mestre e Doutora em Educação. Pesquisadora N1 do CNPq. Consultora do SEBRAENA. Ex-Professora da UnB e da Unicamp. Diretora da “SITE Educacional Ltda", empresa situada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas - CIETEC/IPEN/USP.Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Autora de "Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância" (Editora Papirus) e várias outras publicações sobre soluções pedagógicas para educação, sobretudo educação on line.

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Publicado

2010-07-04

Edição

Seção

Artigos