<strong>TENDÊNCIAS ATUAIS DA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE CRÍTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 1985- 2004</strong>

Autores

  • Anderson Araújo Oliveira

Palavras-chave:

análise crítica, pesquisa científica, prática pedagógica

Resumo

A presente investigação tem por objetivo analisar o discurso sobre as práticas docentes veiculado na documentação científica brasileira de 1985 a 2004, buscando conhecer como esses estudos consideram tais práticas. Foram analisados 89 artigos científicos publicados em periódicos brasileiros, a partir de uma grade de análise temática dividida em quatro eixos: a) intencionalidade; b) objeto de estudo; c) conceitualização da prática docente e d) modalidades de coleta e de tratamento dos dados. O discurso científico subjacente às pesquisas foi submetido a uma análise descritiva de freqüência e a uma análise inter-relacional na qual o cruzamento entre certas categorias permitiu identificar características gerais da pesquisa brasileira sobre as práticas docentes. Os resultados obtidos revelam a predominância de pesquisas unidimensionais centradas na dimensão socio-afetiva (referente à identidade profissional e as características pessoais do professor) e na dimensão didática (referente aos saberes disciplinares). A visão da atividade profissional do professor é constituída a partir do sentido que este atribui a sua própria prática, sentido este que emerge das descrições minuciosas dos discursos, das intuições e das interpretações de um número limitado de sujeitos. Estas pesquisas refletem as preocupações com a melhoria da prática, mas a partir do sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias vivências. Assim, a articulação deste sentido ao que se passa realmente em sala de aula resta inexplorada.

Biografia do Autor

Anderson Araújo Oliveira

Anderson Araújo Oliveira Mestre em Ciências da Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá Doutorando em Educação, Université de Sherbrooke, Canadá. Assistente de Pesquisa, Centro de Pesquisa sobre Intervenção Educativa.

Downloads

Edição

Seção

Resumos