AVALIAÇÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: PROCESSOS DE APRENDIZAGENS EMANCIPATÓRIAS

Fátima Maria Leite Cruz

Resumo


O artigo aborda a avaliação da aprendizagem e suas relações com a formação de professores, suas práticas e a democratização da escola e da educação escolar. Em uma retrospectiva histórica analisa as repercussões na concepção de avaliação no contexto da disciplinarização, apresenta os paradigmas behaviorista e sócio-histórico e suas diferentes concepções de sujeito, ciência, prática pedagógica, e em decorrência os processos avaliativos para cada um destes referenciais. Em especial, discute-se o paradigma sócio-histórico e a avaliação da aprendizagem formativa em suas subfunções, bem como se situam as relações entre avaliação, aprendizagem e currículo, o papel do professor-pesquisador no modelo construtivista, e a democratização escolar de sentido emancipatório.

Palavras-chave


avaliação, avaliação formativa, regulação das aprendizagens, democratização, emancipação.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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