FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS-LIBRAS:CONSTRUINDO O CURRÍCULO

Roseli Zen Cerny, Ronice Muller Quadros

Resumo


O artigo apresenta a proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Letras-Libras, desenvolvido na modalidade a distância pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com outras oito instituições de ensino no Brasil. Neste artigo, será discutido o currículo proposto e implementado para atender às especificidades do contexto: alunos surdos. Este curso está em consonância com as políticas afirmativas que o Brasil vem assumindo nas últimas décadas. Em observância ao Decreto 5626/2005, o curso de Letras-Libras procura garantir a inclusão social de surdos na sociedade por meio da formação acadêmica, abrindo espaços para a sua inserção no mercado de trabalho. Os professores formados neste curso irão atuar na formação de professores em nível universitário, na formação de fonoaudiólogos e na formação básica de alunos surdos e ouvintes. Essa formação prioriza a Língua de Sinais como primeira língua.

Palavras-chave


Educação a Distância; Educação de Surdos; Formação de Professores;Tecnologias para Acessibilidade.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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