<strong>DO PRESENCIAL PARA O DIGITAL: UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CURSO DE LETRAS)</strong>

Autores

  • Angelita Gouveia Quevedo PUCSP/ TEED
  • Mercedes Crescitelli PUCSP/ TEED.

Palavras-chave:

educação a distancia, ensino semipresencial, formação de professores, ensino de línguas

Resumo

Como a aprendizagem por meio de ambientes midiáticos é uma realidade em muitas instituições educacionais e, conseqüentemente, a aula hoje efetivamente continua além dos muros das escolas e universidades, num processo em que educadores e educandos podem se comunicar a qualquer tempo, consideramos importante tratar dos desafios que se apresentam na incorporação das tecnologias educacionais às matrizes curriculares dos cursos de formação de professores. O curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo introduziu disciplinas semipresenciais ao seu currículo devido às diretrizes nacionais enfatizarem a necessidade de se incorporarem as TICs ao currículo dos cursos de formação de professores. Neste artigo, enfocamos a experiência, em processo, de implantação do ensino semipresencial nesse currículo para discutir os desafios com os quais temos nos deparado.

Biografia do Autor

Angelita Gouveia Quevedo, PUCSP/ TEED

Professora. PUCSP/ TEED. Departamento de Inglês Licenciada Em Língua e Literatura Inglesas (1980) e Bacharel em Traduçäo- Inglês-Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981)/ mestre (1987) e doutora (2005) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado em Lingüística realizado na Unicamp, com a profa. Dra. Denise Bertoli Braga. Atualmente coordena o curso de Letras - Inglês. É avaliadora de cursos de graduação do INEP/SINAES/MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, compreensão oral em língua inglesa, educação tecnológica, letramento digital e internet para fins educacionais. Com a ajuda da teoria da atividade, vem desenvolvendo pesquisas que abordam a educação semipresencial, a mediação, interação, desenho de curso para ambiente digital e letramento digital. Líder do grupo de pesquisa Tecnologia Educacional e Educação a Distância.

Mercedes Crescitelli, PUCSP/ TEED.

Graduada e Licenciada em Letras e Tradutor Intérprete Português-Inglês pela Faculdade Ibero Americana (1985), especialista no Ensino de Língua Portuguesa no 1o. e 2o. graus pela PUC-SP. (1986), mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP (1991), doutora em Filologia e Língua. Portuguesa pela USP (1997), com pós-doutorado em Lingüística realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a Profa. Dra. Kazue Saito Monteiro de Barros (2008)

Downloads

Edição

Seção

Artigos