<strong>OPARÁ: UMA PROPOSTA ALÉM DA SALA DE AULA</strong>

Autores

  • Katya dos Santos Garabetti Souza Universidade de São Paulo Escola do Futuro
  • Ana Karina de Sousa Escola do Futuro da USP
  • Raphael Boaventura Universidade de São Paulo Escola do Futuro

Palavras-chave:

cidadania, ambiente virtual, aprendizagem colaborativa

Resumo

Este artigo relata a experiência da atividade lúdica “Opará”, que foi desenvolvida no ambiente virtual do Programa Tonomundo. O objetivo geral da atividade foi estimular e orientar a escola na promoção da cidadania. Consiste em uma proposta de processo educacional aos conteúdos curriculares de forma a dinamizar a participação da comunidade.

Biografia do Autor

Katya dos Santos Garabetti Souza, Universidade de São Paulo Escola do Futuro

Pesquisadora. Universidade de São Paulo Escola do Futuro.Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos pela UNICAPITAL. Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP. Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério, Orientação, Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da USP. Tecnóloga em Informática pela Universidade Paulista. Professora com habilitação em Magistério do Ensino Fundamental e Educação Infantil pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Ana Karina de Sousa, Escola do Futuro da USP

Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2003. Atualmente é editora de conteúdos da Escola do Futuro da USP, com foco na área de Educação e ênfase em Comunidades Virtuais.

Raphael Boaventura, Universidade de São Paulo Escola do Futuro

Graduação em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela USP (2003). Técnico em eletrônica com experiência em informática e telecomunicações pelo Centro Paula Souza (1999).

Downloads

Edição

Seção

Relato