FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR FREIREANA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Débora Monteiro do Amaral Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil
  • Valter Martins Giovedi Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil
  • Nilda da Silva Pereira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1100-1126

Palavras-chave:

Paulo Freire. Formação de Educadores. Educação Popular Freireana. Educação do Campo.

Resumo

Este artigo consiste em um relato e análise do processo e dos resultados do trabalho de formação permanente, fundamentado na perspectiva da educação popular freireana, de educadores(as) das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo situada na zona rural do município de Vila Velha/ES, mais precisamente na comunidade do Xuri. O processo de formação é coordenado pelo autor e pelas autoras deste artigo. A metodologia que orienta a nossa prática é a perspectiva colaborativo-crítica. O processo de formação realizado até aqui ocorreu em dois momentos: no primeiro, buscou levantar e analisar coletiva e criticamente as principais situações-limite pedagógicas vivenciadas pelos(as) educadores(as) da escola; no segundo, buscou incentivar, construir e efetivar com os(as) professores(as) práticas de investigação de temas geradores e de elaboração de planos de trabalho pedagógico baseados em tais temas. Os dados aqui sistematizados referem-se ao segundo momento. Apresentamos uma breve exposição e análise dos caminhos trilhados no processo de formação, destacando alguns exemplos de construções que os(as) educadores(as) realizaram na busca por reorientar suas práticas pedagógicas a partir da perspectiva da educação popular freireana.

Biografia do Autor

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

É professora e atual coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo, lotada no Centro de Educação (CE/ UFES, ES, Brasil). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (CE/UFES).

Valter Martins Giovedi, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo, lotado no Centro de Educação (CE/ UFES, ES, Brasil). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (CE/UFES).

Nilda da Silva Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Brasil

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Está cursando o Pós-Doutorado em Sociologia Política na Universidade de Vila Velha (UVV, ES, Brasil). É bolsista CAPES/FAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (CE/UFES).

Referências

AMARAL, Débora Monteiro; SIMMER, Polyanna Alves. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: TRABALHO, CONTRA-HEGEMONIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA, 2016, Salvador. Anais Eletrônicos. Salvador: UNEB, 2016. Disponível em: <http://media.wix.com/ugd/97c546_e335b93393bb4a4c95f9a479ad2f2be0.pdf >. Acesso em: 27 fev. 2017.

AMARAL, Débora Monteiro do; GIOVEDI, Valter Martins; PEREIRA, Nilda da Silva. Prática freireana de formação continuada de educadores(as) de uma escola da região rural de Vila Velha/ES: uma pesquisa-formação. No prelo, 2017.

GIOVEDI, Valter Martins. O currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular. 2012. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2012.

BRICK, Elizandro Maurício et. al. Paulo Freire: interfaces entre ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo. In: MOLINA, Monica Castagna (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de ciências naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREITAS, Lorenna de. A instituição do fracasso: a educação da ralé. In: SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

OLIVEIRA, M. W. ; STOZ, E. N. Perspectivas de diálogo entre organizações não governamentais e instituição acadêmica: o convívio metodológico. In: 27ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2004, Caxambu-MG. Anais da 27ª reunião da ANPED. Caxambu-MG, 2004. (CD-ROM).

SAUL PINTO, Alexandre. Para mudar a prática de formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. 2015. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2015.

SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2004.

______. A busca do tema gerador na práxis da educação popular. 2. ed. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.

SIMMER, Polyanna Alves. Relatório Tempo Comunidade: Espaço Educacional e Sócio-Profissional do Campo – 3º Período. 2015. Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação para o 4º período

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"