COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTÂNCIA DE MEDIAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES

Autores

  • Maria Ines G.F. Marcondes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0002-0973-9405
  • Cristina Spolidoro Freund Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
  • Luisa Figueiredo do Amaral e Silva Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1018-1049

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Nova Gestão Pública. Coordenação Pedagógica. Autonomia Docente. Escola Democrática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no município do Rio de Janeiro, com os coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino, durante a gestão do prefeito Eduardo Paes (2009-2016). Teve como principal objetivo identificar o que os coordenadores relatam interferir na autonomia de seu trabalho e dos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que fez uso de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa bibliográfica. Como referencial analítico, foram utilizados autores como Stephen Ball (2010, 2016) e Paulo Freire (1983), que criticam a ideia de “gerencialismo” e currículo prescrito, além de Giroux (1997), no que se refere ao intelectual transformador. A partir dos dados emergidos desta pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo, conforme Minayo (2000). Os dados das entrevistas revelam que coordenadores pedagógicos vivem diversas tensões ao realizar o seu trabalho com autonomia e respeito ao que consideram importante para a coletividade escolar. Suas ações também demonstram alguma resistência, mesmo que parcial, a políticas educacionais prescritivas.

Biografia do Autor

Maria Ines G.F. Marcondes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC) da PUC-Rio.

Cristina Spolidoro Freund, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Primeiro Segmento do Colégio Pedro II,Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luisa Figueiredo do Amaral e Silva, Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"