O MOVIMENTO DE PAIS E MÃES PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: ARTICULANDO A PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS COM A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA

Autores

  • Ceane Andrade Simões Universidade do Estado do Amazonas
  • Ana Gouvea Bocchini Associação Coletivo Escola Família Amazonas
  • Regina Coeli Moura de Macedo Colégio Pedro II. Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p168-189

Palavras-chave:

Movimento social. Educação integral. Cotidiano escolar. Educação pública.

Resumo

Neste texto procuramos discutir a disputa pelo caráter público da educação e suas possibilidades emancipatórias, por meio do registro e da reflexão sobre a trajetória de atuação de um movimento social constituído por pais e mães em Manaus (Coletivo Escola Família Amazonas – CEFA), que vem requerendo um maior espaço de participação na reformulação e implementação da Política Pública de Educação Integral no município junto ao poder público municipal, representado pela Secretaria Municipal de Educação – SME, e nos espaçostempos das escolas públicas.Tal esforço se insere no campo teórico-político-epistemológico das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, na perspectiva de dar visibilidade às práticas sociais de natureza emancipatória que estão se desenvolvendo na ampliação da articulação dialógica entre pais e mães-educadores/educadoras-dirigentes da educação pela ofertada de educação integral na rede pública municipal de ensino de Manaus e na busca de “inéditos viáveis”, conforme Paulo Freire, que incorporem a esperança na transformação da educação e na valorização do seu caráter público –  em que pese a crise democrática e a retração dos investimentos na educação pública, entre outras questões que estamos atravessando no contexto brasileiro. Mesmo se tratando de um movimento recente e em busca de consolidação, podemos avaliar a atuação desse coletivo de maneira positiva na medida em que busca reposicionar o sentido e a força da participação na educação pública, assentada na vivência democrática e na busca de qualidade da educação socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Ceane Andrade Simões, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar . Vice-coordenadora do Coletivo Escola Família Amazonas – CEFA. Professora da Universidade do Estado do Amazonas – UEA/Manaus/AM/Brasil.

Ana Gouvea Bocchini, Associação Coletivo Escola Família Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquista Filho – UNESP. Coordenadora do Coletivo Escola Família Amazonas – CEFA – Manaus/AM/Brasil.

 

Regina Coeli Moura de Macedo, Colégio Pedro II. Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2014). É professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, Unidade São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa.; ALVES, Nilda. (Org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3. ed. Petrópolis, RJ: DP et alii, 2008. p. 15-38.

ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In. MOLL, Jaqueline. et. al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p.33 – 45.

BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências, Brasília, 2014.

CANÁRIO, Rui. Escola: das “promessas” às “incertezas”. In: Educação Unisinos. Ano. 12, vol. 2, maio/agosto. 2008. p. 73-81.

CERTEAU, Michel. de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MANAUS. Lei Nº 10.000 de 24 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação, Manaus, 2015.

MANAUS. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME. Proposta Pedagógica de Educação Integral para o Município de Manaus nos anos iniciais, 2016.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica , 2014 – (Col. Educação: Experiência e Sentido).

OLIVEIRA, Inês Barbosa. de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.

SANTOS. Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice – O social e o político na Pós-Modernidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS. Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre a ciência revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 31-83.

STRECK. Danilo. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. In: Revista brasileira de Educação. v.15, n. 44; mai/ago. 2010. p. 300-310.

Downloads

Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos