O MOVIMENTO DE PAIS E MÃES PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MANAUS: ARTICULANDO A PESQUISA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS COM A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA

Ceane Andrade Simões, Ana Gouvea Bocchini, Regina Coeli Moura de Macedo

Resumo


Neste texto procuramos discutir a disputa pelo caráter público da educação e suas possibilidades emancipatórias, por meio do registro e da reflexão sobre a trajetória de atuação de um movimento social constituído por pais e mães em Manaus (Coletivo Escola Família Amazonas – CEFA), que vem requerendo um maior espaço de participação na reformulação e implementação da Política Pública de Educação Integral no município junto ao poder público municipal, representado pela Secretaria Municipal de Educação – SME, e nos espaçostempos das escolas públicas.Tal esforço se insere no campo teórico-político-epistemológico das pesquisas nos/dos/com os cotidianos, na perspectiva de dar visibilidade às práticas sociais de natureza emancipatória que estão se desenvolvendo na ampliação da articulação dialógica entre pais e mães-educadores/educadoras-dirigentes da educação pela ofertada de educação integral na rede pública municipal de ensino de Manaus e na busca de “inéditos viáveis”, conforme Paulo Freire, que incorporem a esperança na transformação da educação e na valorização do seu caráter público –  em que pese a crise democrática e a retração dos investimentos na educação pública, entre outras questões que estamos atravessando no contexto brasileiro. Mesmo se tratando de um movimento recente e em busca de consolidação, podemos avaliar a atuação desse coletivo de maneira positiva na medida em que busca reposicionar o sentido e a força da participação na educação pública, assentada na vivência democrática e na busca de qualidade da educação socialmente referenciada.


Palavras-chave


Movimento social. Educação integral. Cotidiano escolar. Educação pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p168-189

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais