BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CIÊNCIAS E MULTICULTURALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p111-136

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Multiculturalismo, Currículo, Ciências da Natureza, Políticas educativas.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é o documento que concretiza a atual política curricular em nosso país, por meio da seleção de um conjunto de aprendizagens essenciais à formação básica. Dada a sua relevância educacional, neste artigo analisamos a versão final desse documento, publicada em 2018, com o objetivo de verificarmos se elementos do multiculturalismo estão contemplados em seu texto geral e na parte específica da área de Ciências da Natureza. Para tanto, foram selecionados excertos que faziam menção aos fundamentos éticos e a tratamentos direcionados à pluralidade e foi feita a análise das habilidades designadas para a área da Ciências da Natureza Ensino Fundamental I e II. Como resultado, identificamos que, embora a BNCC utilize argumentos pautados na defesa da igualdade de direitos às diversidades, apenas 1% das habilidades para as Ciências utilizam verbos associados à aprendizagem de valores. Além disso, a presença de habilidades potencialmente muito associadas ao multiculturalismo foi considerada reduzida e, em certos casos, superficial. Essa participação tímida do multiculturalismo na Base é um resultado preocupante, revelando o quão distante estamos de abordamos o pluralismo além de um mero acordo moral.

Biografia do Autor

Lucas Munhoz Cabral, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil. Professor de Ensino Médio e Técnico pelo Centro Paula Souza.

Rosana dos Santos Jordão, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil (2005). Professor Adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

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Publicado

2020-03-31

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Artigos