CARTOGRAFIA DISCURSIVA DAS FORÇAS QUE MOVIMENTAM AS PRATICASPOLÍTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS DOSSIÊS DA ABdC PUBLICADOS NA E-CURRICULUM

Autores

  • Priscila dos Santos Moreira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sandra Kretli da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1358-1380

Palavras-chave:

Currículo, Práticas discursivas, Políticas de currículo, Formação de professores.

Resumo

Objetiva capturar os enunciados expressos nos dossiês da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), publicados na Revista E-Curriculum, no período de 2012 a 2016, por meio de um acompanhamento cartográfico discursivo que permeia as forças que afetam as praticaspolíticas curriculares. Dialoga com a filosofia da diferença como potência para a análise dos complexos fios que tecem essas enunciações. Aponta que, dos 50 artigos selecionados, 46% estão inseridos na abordagem teórico-epistemológica pós-crítica, 26% na crítica, 28% são artigos híbridos provenientes da mistura dessas duas vertentes. Quanto às abordagens metodológicas, enfatiza o predomínio dos estudos documental-bibliográficos e dos ensaios, seguidos das pesquisas que utilizam as narrativas/conversas e as de cunho documental-bibliográfico associadas às pesquisas de campo que usam a entrevista como instrumento metodológico. As palavras-chave e os conceitos que mais apareceram nos dossiês foram: currículos, formação de professores e políticas. Entre os artigos escritos por brasileiros, evidencia-se a Região Sudeste (65%), expressivamente, por meio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) como local de filiação institucional predominante dos autores. Em seguida, vêm as Regiões Sul e Nordeste do país, que ocupam respectivamente 18% e 16% desse índice. Identifica Stephen Ball, Alice Casimiro Lopes, Ernesto Laclau, Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Elizabeth Macedo, Michel de Certeau e Michel Foucault como as referências mais citadas nos artigos. À guisa de conclusão, enfatiza o pensamento-diferença entre agenciamentos coletivos como potência para problematizar as praticaspolíticas curriculares.

Biografia do Autor

Priscila dos Santos Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integra o Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPq, “Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores".

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito  Santo (Ufes). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPq, “Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores".

Referências

ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, out./dez. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400008

CARVALHO, Janete Magalhães. Práticas discursivas sobre currículo da comunidade acadêmico-científica vinculada às associações do campo e veiculada em periódicos nacionais e internacional. Vitória/ES: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); PPGE/Ufes, 2015.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 2. ed. São Paulo: 34, 2010.

______. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: 34, 1996. v. 3. ______; ______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: 34, 1997. v. 1. ______; ______. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FOUCAULT, Michel. Entrevista a Alexandre Fontana. In: ______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 12-13.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. 2. ed. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: 34, 2012.

LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Tradução de Leonora Corsini. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

______. Signos, máquinas, subjetividades. Tradução de Paulo Domenech Oneto com a colaboração de Hortência Lencastre. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação Sociedade & Culturas, Porto, n. 39, p. 7-23, 2013.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos