PARADOXOS NA EDUCAÇÃO:INSERÇÃO E ALTERIDADE DE IMIGRANTES NAS RELAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Maura Pardini Bicudo Véras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p304-312

Palavras-chave:

Imigração, Escola, Práticas pedagógicas, Xenofobia, Inserção sócio territorial.

Resumo

Trata-se de resenha do livro organizado por Leda Rodrigues e publicado pela Editora Escuta em 2017. Resultado do I seminário promovido em 2016 na PUCSP, trata da escolarização de estudantes matriculados em escolas municipais e/ou estaduais  e que reletem sobre as questões da inserção escolar e relações com a sociedade receptora. O livro traz relatos de pesquisas sobre a situação brasileira, argentina,  norte americana  por meio de pesquisadores ligados à questão migratória e suas repercussões nas relações na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maura Pardini Bicudo Véras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular de Sociologia, doutora e livre docente em Ciências Sociais, com pós doutorado em Sociologia pela Science Po- Institut dÉtudes Politiques de Paris, França. Pesquisadora com Bolsa Produtividade do CNPq

Referências

BARTLETT, Lesley; OLIVEIRA, Gabrielle. Impacto da migração materna nas crianças que permanecem em casa: o caso da migração dominicana e mexicana para os Estados Unidos. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 107-123.

BÓGUS, Lucia Maria Machado; FABIANO, Maria Lucia Alves. O Brasil no contexto das migrações internacionais recentes. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 19-36.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOURDIEU, Pierre. A distinção-crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk EDUSP, 2007.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2013.

CUNHA, Marinaldo de Almeida. Dinâmica do espaço e expectativas no ensino médio. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 181-201.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Imigração, cultura e escolarização. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 37-60.

MIYAHIRA, Elbio. Migrantes nordestinos e imigrantes bolivianos na escola pública. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 127-145.

MOLINARI, Simone Garbi Santana. A escolarização de imigrantes bolivianos no município de Guarulhos. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 161-179.

NOVARO, Gabriela. Migración y educación em Argentina: inclusión, exclusión y diferenciación en la relación familias-escuelas. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 91-106.

RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira. Análises educacionais – território e desterritorialização. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 61-75.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SAWAYA, Sandra Maria. Movimentos migratórios e a educação: as diferenças e a psicologia. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 77-88.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP, 1998.

SOARES, Cybele de Faria e. O joio e o trigo: imigrantes e nacionais numa escola em São Paulo. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 147-160.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Resenhas