RESENHA: “A ESCOLA COMO CULTURA: EXPERIÊNCIA, MEMÓRIA E ARQUEOLOGIA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1930-1935

Palavras-chave:

Cultura Escolar, Cultura Empírica, História da Educação.

Resumo

A presente resenha conta sobre o texto de Escolano Benito, um pesquisador espanhol da área da educação. Seu pensamento relaciona-se ao de outros autores e são problematizados. Seu conceito de Cultura Escolar e as demais culturas que a compõem são relacionados a pesquisas sobre o sentido e a função da escola.

Biografia do Autor

Lucas Henrique Silva Gonçalves, Universidade Católica de Santos

Pós Graduando em Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos. Graduado em História pela Universidade Católica de Santos(2016). Bolsista do Programa de Iniciação Cientifica(PIBIC) pela Universidade Católica de Santos(2013), orientador Prof. Dr.Rodrigo Cristofoletti. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência(PIBID) pela Universidade Católica de Santos, orientador Prof. Me. Carlos Eduardo Finocchio. Participação do grupo de pesquisa Laboratório de Informação Arquivo e Memória da Escola(LIAME). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS).

Marineide de Oliveira Gomes, Universidade Católica de Santos

Pedagoga, Mestre, Doutora em Educação (FE- USP) com Pós-Doutoramento pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa 2014). Professora-assistente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Atuou como docente e ocupou funções de gestão em escolas na educação pública básica (1977 a 1996) exercendo a docência e a gestão também no ensino superior (1997 a 2018) como coordenadora de cursos, assessora técnica, avaliadora de cursos de Licenciatura pelo Inep/Basis e a vice-direção acadêmica do campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - (2013 a 2016). Atua como docente e orientadora de pesquisas no ensino superior na graduação e na pós-graduação ( lato e stricto sensu). Na pesquisa enfatiza os temas da Formação de Professores e das Políticas Públicas Educacionais, com destaque para a formação de professores para a infância e pesquisas com crianças. Participou de equipes de gestão em Secretarias de Governo Municipais (Santo André/ Educação - 1989-1991) e (São Paulo/ Bem-Estar Social - 1991-1993).

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Resenhas