FREIRE COMO AUTOR INTERNACIONAL: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO EM LÍNGUA INGLESA PUBLICADA 50 ANOS ATRÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p962-985

Palavras-chave:

Paulo Freire, Influência Internacional, Estudos Curriculares

Resumo

O livro Pedagogia do Oprimido (PO) é considerado um dos dez livros mais importantes de currículo do século XX por indicação da Associação Americana pelo Desenvolvimento dos Estudos Curriculares ( American Association for the Advancementof Curriculum Studies - AAACS ). Para compreender Pedagogia do Oprimido , que teve sua primeira publicação em espanhol em1968 e em inglês em 1970, não se pode deixar de ler Pedagogia da Esperança(1992), livro em que o próprio Freire faz uma narrativa reflexiva sobre sua própria vida. As questões de nossa pesquisa são: Por que Paulo Freire é considerado um autor internacional? Como ele influenciou o contexto internacional dos estudos curriculares, boletim com a publicação da obra PO em língua inglesa, há cinquenta anos atrás. A pesquisa mostra que uma experiência internacional decorrente do exílio imposto a Freire traz uma nova dimensão para sua obra. Sua permanência no Chile, tendo contato com sindicalistas e trabalhadores, redefiniu sua tese, Educação e Atualidade Brasileira, publicada como livro intitulado Educação como Prática da Liberdade [i] e ampliou sua reflexão para a finalização do texto da Pedagogia do Oprimido,que termina de rever no Chile. Sua permanência nos Estados Unidos em contato permanente com trabalhadores e intelectuais, assim como sua experiência no Conselho Mundial de Igrejas, possibilitaram a Freire ter contato com outros países e realidades diferentes. Nessas constantes viagens, Freire é influenciado pelo contexto internacional assim como influencia muitos intelectuais entre eles, vários educadores básicos do campo dos estudos curriculares.


[i] Publicada em português, no Rio de Janeiro, pela editora Paz e Terra, em 1967. Conferir em FREIRE, Ana Maria M. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba-SP: Villa das Letras, 2006. p. 213

Biografia do Autor

Maria Inês Marcondes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Referências

BARTLETT, Lesley; OLIVEIRA, Gabrielle. Impacto da migração materna nas crianças que permanecem em casa: o caso da migração dominicana e mexicana para os Estados Unidos. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 107-123.

BÓGUS, Lucia Maria Machado; FABIANO, Maria Lucia Alves. O Brasil no contexto das migrações internacionais recentes. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 19-36.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOURDIEU, Pierre. A distinção-crítica social do julgamento. São Paulo: Zouk EDUSP, 2007.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2013.

CUNHA, Marinaldo de Almeida. Dinâmica do espaço e expectativas no ensino médio. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 181-201.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Imigração, cultura e escolarização. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 37-60.

MIYAHIRA, Elbio. Migrantes nordestinos e imigrantes bolivianos na escola pública. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 127-145.

MOLINARI, Simone Garbi Santana. A escolarização de imigrantes bolivianos no município de Guarulhos. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 161-179.

NOVARO, Gabriela. Migración y educación em Argentina: inclusión, exclusión y diferenciación en la relación familias-escuelas. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 91-106.

RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira. Análises educacionais – território e desterritorialização. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 61-75.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

SAWAYA, Sandra Maria. Movimentos migratórios e a educação: as diferenças e a psicologia. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 77-88.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP, 1998.

SOARES, Cybele de Faria e. O joio e o trigo: imigrantes e nacionais numa escola em São Paulo. In: RODRIGUES, Leda Maria de Oliveira (org.). Imigração atual: dilemas, inserção social e escolarização: Brasil, Argentina, EUA. São Paulo: Escuta, 2017. p. 147-160.

KINKERDALL, Andrew J. Paulo Freire: the cold war politics of literacy.The University of North Carolina Press, 2010. MACEDO, Donaldo. Introduction to the Anniversary Edition. In Pedagogy of the Oppressed 30th Anniversary Edition.New York/London: Continuum International Publishing Group, 2011.pp 11-27. McLAREN, Peter. Uma política da possibilidade: reflexões sobre a política educacional de Paulo Freire. In FREIRE, Ana Maria Araujo (Org) A Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. S.Paulo: Editora UNESP.p.179-196, 2001. PINAR, William F.; REYNOLDS; William M.; SLATTERY, Patrick e TAUBMAN, Peter M.Understanding Curriculum: an introduction to the study of historical and contemporarycurriculum discourses. New York: Peter Lang Publishing, 1995.SHAULL, Richard. Foreword. In Pedagogy of the Oppressed 30th Anniversary Edition.New York/London: Continuum International Publishing Group, 2011. pp. 29-34. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo.Belo Horizonte, Autêntica, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"