PAULO FREIRE E O TEATRO DO OPRIMIDO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE JOVENS DO INTERIOR DA BAHIA

Autores

  • Nilma Margarida de Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jocilene Oliveira Santos Brito Professora na Universidade Para Todos (UPT)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1252-1267

Palavras-chave:

experiência formativa freireana, fenomenologia das relações sociais, Pedagogia do Oprimido

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre experiências formativas freirianas de jovens, no contexto do Teatro do Oprimido, no interior da Bahia. Tem como referência teórica central a Obra “Pedagogia do Oprimido”, para compreender e explicar as experiências formativas explicitadas pelos (as) informantes. Assume como referencial metodológico a fenomenologia das relações sociais, desenvolvida por Alfred Schutz, mais especificamente a noção de experiência como resultado da relação entre consciência e mundo. O campo empírico escolhido foi um Grupo de Teatro, que pratica jogos e oficinas do Teatro do Oprimido. Foram entrevistados cinco jovens com base nos seguintes critérios: a) estão desde o início de criação do grupo; b) ser maior de dezoito anos e, c) disponibilidade e aceitação para participar. Utilizou-se a entrevista semiestruturada de grupo por se tratar de grupo social, pelo qual temos interesse na experiência subjetiva da vida que lá se vive. Para analisar os dados fez-se, inicialmente, transcrição das entrevistas e, em seguida, leitura vertical em busca das experiências formativas que já não estão no fluxo da vida, mas no fluxo da consciência. Escolheu-se como unidade de sentido parágrafos e frases. Os resultados revelaram experiências formativas freirianas voltadas para questões de gênero e de raça, para a alteridade, para a escuta e respeito às diferenças. Apontaram para a importância do encontro face a face, entre homens e mulheres, para juntos se tornarem resistência e luta contra a opressão, a discriminação e o preconceito de raça, gênero e etnia.

PALAVRAS-CHAVE: Experiência formativa freiriana. Fenomenologia das relações sociais. Pedagogia do Oprimido.

Biografia do Autor

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe(UFS). Doutora e Mestre em educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE) e coordenadora do Projeto “A prática educativa como prática social e cultural”

Jocilene Oliveira Santos Brito, Professora na Universidade Para Todos (UPT)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE)

Referências

AMADO, Joao. Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Universidade de Coimbra, 2017.

______; FERREIRA, Sônia. A entrevista na investigação educacional. In: Amado, João. Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Universidade de Coimbra, 2017.

ANDREOLA, Balduíno Antônio. PAULO FREIRE E A CONDIÇÃO DA MULHER.

Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 3, p. 609-628, set./dez. 2016.

CASSAB, Clarice. Contribuições à construção das categorias jovem e juventude: uma introdução. Revista da História, Juiz de Fora, v. 17, n. 02, 2011. CATELAN, Fernando Bueno. Teatro Político: Uma reflexão sobre ‘a política’. Anais ABRACE, v. 18, n. 1, 2017.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______. À sombra desta mangueira. São Paulo, Olho D’água, 1995.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MOREIRA, Núbia Regina. A organização das feministas negras no Brasil. 2.ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2018.

SCHUTZ, Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais; edição e organização Helmut T.R. Wagner; tradução de Raquel Weiss. Petrópolis, Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Tânia Maria Baraúna. Dimensões Sócio Educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal. 2007. 335f. Tese (Doutorado em Educação e Sociedade) Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/tesis/2007/tdx-1117108-164651/tmbt1de1.pdf >. Acesso em: 10 de mar 2018.

TURLE, Licko. (Noeli Turle da Silva) – Alfabetização Teatral: uma fotografia da experiência de Augusto Boal no ALFIN, Peru, 1973. Anais ABRACE, v. 15, n. 1, 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"