O CURRÍCULO ENTRE O QUE FIZERAM E O QUE QUEREMOS FAZER DE NÓS MESMOS: EFEITOS DAS DISPUTAS ENTRE CONHECIMENTOS E OPINIÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1414-1435

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento, Cultura.

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa que buscou conhecer como professoras/es da escola básica estão recebendo o ataque sistemático que tem sido feito ao conhecimento, e como lidam com os moralismos difundidos junto à tentativa de controle do conhecimento que se deve ensinar na escola. Trabalhando em uma perspectiva pós-crítica de currículo, o artigo desenvolve dois argumentos: o primeiro é o de que foi possível identificar, entre diferentes professoras/es da escola básica, uma compreensão de que, pelo grau de ignorância que se tornou evidente no Brasil, elas/es precisam ser defensoras/es do conhecimentoacolhedoras/es da diferença. O segundo argumento é o de que as nossas críticas e as críticas das/os professoras/es são importantes, mas é apenas um primeiro passo, na luta pela criação de possíveis. O artigo mostra, então, que tão importante como essa crítica, é aprendermos a nos deixar afetar pelas alegrias ativas das diferenças criadoras em nós e nos outros, a praticar a potência de educar para a liberdade de criar valor, para também criar o nosso próprio destino! 

PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Conhecimento; Valor; Diferença; Gênero. 

Biografia do Autor

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua desde 1995 e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade desde 2003. É pesquisadora 1C do CNPq. Atualmente é Vice-presidente da ABdC: Associação Brasileira de Currículo (2019-2021). É Chefe do Departamento de Administração Escolar (DAE) da FaE/UFMG (2019-2020); Membro do Núcleo Docente Estruturante da FaE/UFMG (2018-2020) e Membro da Comissão de Acompanhamento e Auto-Avaliação do Programa de pós-graduação da FaE/UFMG. É Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas da FAE/UFMG, que fundou em 2002 e coordenou nos seguintes períodos: 2002 a 2004, 2006 a 2008 e 2013 até a atualidade. É Organizadora e coordenadora da Série de livros "Memórias, Docências e Currículos" da Editora Brazil Publishing e Membro do Staff Científico da dessa Editora. Foi coordenadora da linha de pesquisa "Currículos, Culturas e Diferença" do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG de março de 2015 (quando a linha foi criada) até fevereiro de 2018. Foi Coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Auto Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG no período de maio de 2010 a outubro de 2012. Foi membro da Comissão Editorial de Educação em Revista (FAE/UFMG) durante 4 anos (de 2006 a 2010). Foi parecerista do GT currículo da ANPEd no período de 2002 a 2008. Foi Professora Colaboradora do Mestrado em Currículo da Universidade Salesiana de Quito (Equador) de 2005 a 2008. Concluiu em janeiro de 2015 um Estágio Sênior na Universidade de Barcelona - Espanha (realizado de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015), com Bolsa CAPES. Fez Pós-Doutorado (PHD) em Educação na Faculdad de Filosofia y Ciências de la Educación de la Uiversidad de Valência Espanha (2009) com bolsa CAPES; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). 

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"