<strong>O ENSINO MUSICAL COMO PROCESSO AUXILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIVÍDUO</strong>

Autores

  • Sonia Regina Albano de Lima IA-UNESP e UNIABC
  • Alexandre Trajano Pequini IA-UNESP

Palavras-chave:

ensino artístico-musical, educação básica, desenvolvimento humano

Resumo

O texto aqui exposto é de cunho teórico exploratório e discute alguns pontos analisados na dissertação de mestrado denominada “O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner”, defendida no IA- UNESP no ano de 2008. Nele estão traçados os resultados de pesquisas que investigaram os benefícios do ensino artístico-musical no desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras, emocionais e afetivas das crianças, jovens e adultos. A fundamentação teórica utilizada concentra-se nos estudos de H. Gardner e E. Leão. Um discurso semelhante voltado para a educação básica está presente em boa parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Arte (Caderno VI). Na Apresentação e Introdução deste documento, observa-se a intenção da comissão que elaborou o texto, para introduzir um ensino artístico-musical com características sensibilizadoras, apesar do contexto tecnicista empregado nos objetivos e conteúdos curriculares. Com a aprovação da Lei Ordinária nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, intenta-se projetar para a educação básica esse modelo de ensino artístico-musical.

Biografia do Autor

Sonia Regina Albano de Lima, IA-UNESP e UNIABC

Doutora em Comunicação e Semiótica, área de Artes - PUC-SP. Especialista em interpretação musical e música de câmara com o Prof. Walter Bianchi (FMCG). Bacharel em Direito (USP). Integrante do GEPI/PUC-SP e do GEPEM _IA-UNESP. Professora do curso de pós-graduação em música do IA-UNESP e do Mestrado Interdisciplinar da UNIABC. Possui diversos trabalhos publicados na área de educação musical e performance em Revistas científicas e livros publicados.

Alexandre Trajano Pequini, IA-UNESP

Alexandre Trajano. Doutorando em Música pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Música na mesma Instituição. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Metropolitana Unida (FMU) e Bacharel em Guitarra pela FAAM/FMU. Professor de instrumento ( guitarra) e arranjador. Trabalhou como músico profissional e professor de instrumento em Londres por 3 anos (2008-2011).

Downloads

Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos