<strong>A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA POLÍTICA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ)</strong>

Autores

  • Maria Jacqueline Girão Soares LIMA Faculdade de Educação da UFRJ
  • Alice Casimiro LOPES Universidade do Estado do Rio

Palavras-chave:

Educação ambiental - Ciclo de políticas – Recontextualização – Política de currículo.

Resumo

Neste trabalho, buscamos compreender a política curricular associada à disciplina “Educação Ambiental” em Armação dos Búzios (RJ). Com base na história ambiental de Búzios, em documentos curriculares e em entrevistas realizadas com professores e membros da Secretaria Municipal de Educação, procuramos evidenciar a recontextualização dos textos das políticas. Apoiamo-nos na abordagem do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball e nas interpretações de Alice Lopes, para quem a política de currículo é uma produção de significações curriculares desenvolvida em múltiplos contextos, rompendo com a polarização entre política e prática e superando a compreensão da escola como implementadora da política. A disciplina Educação Ambiental foi ancorada no discurso em defesa da conscientização das novas gerações sobre os problemas ambientais vividos pelo município. Esse discurso, contudo, não pôde garantir a manutenção da disciplina após mudanças na direção política do município.

Biografia do Autor

Maria Jacqueline Girão Soares LIMA, Faculdade de Educação da UFRJ

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ

Alice Casimiro LOPES, Universidade do Estado do Rio

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro www.proped.pro.br, pesquisadora do CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura (

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