<strong>POSSIBILIDADES DE UMA METODOLOGIA ALQUIMISTA PARA PESQUISAR EM EDUCAÇÃO E EM CURRÍCULO</strong>

Autores

  • Lívia de Rezende Cardoso Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação (FAE) da UFMG e Professora Assistente I do Departamento de Eduacação (DEDI) da UFS.
  • Marlucy Alves Paraíso Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

pesquisa em educação, etnografia pós-moderna, Michel Foucault

Resumo

Objetivamos, neste artigo, discutir possibilidades de uma metodologia alquimista. Essa metodologia é aqui apresentada como uma pesquisa-experimentação porque com ela arriscamos por sabemos que nada está garantido e que não existe um livro de metodologia a ser seguido. Ensaiamos juntar e afastar, articular e dispersar, fazer colagens, hibridismos e bricolagens. Discorremos acerca dos encontros entre pedras filosofais e etnografia pós-moderna. Visitamos pergaminhos para recriar homúnculos sob inspiração da análise foucaultiana de discurso. Traçamos, por fim, caminhos percorridos por bruxas alquimistas ao experimentarem em suas cavernas, tais como currículos, salas de aula, materiais pedagógicos, recreios, idas a campo.

Biografia do Autor

Lívia de Rezende Cardoso, Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação (FAE) da UFMG e Professora Assistente I do Departamento de Eduacação (DEDI) da UFS.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social - na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos - e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículos e Culturas (GECC) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente I do Departamento de Educação (DEDI) e Coordenadora da Sala Verde da Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Ciências Biológicas (2006) e Mestre em Educação (2009) pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Currículo, Estudos Culturais e Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos